O ator Sir Michael Gambon (Michael John Gambon) morreu aos 82 anos, anunciou sua família nesta 5ª feira (28.set.23). O artista ficou mundialmente conhecido por brilhar no papel do Professor Albus Dumbledore, em seis dos oito filmes da saga Harry Potter.
Gambon faleceu após “um ataque de pneumonia”. Sua viúva Lady Gambon e seu filho Fergus disseram que seu “amado marido e pai” morreu pacificamente no hospital ao lado da família.
A estrela nasceu 19 de outubro de 1940, em Cabra, na Irlanda. Ele trabalhou na TV, cinema, teatro e rádio ao longo de sua carreira de seis décadas. Ele ganhou quatro Baftas.
Gambon chegou em Londres com a família ainda quando criança. Fez seu primeiro trabalho no teatro profissional numa produção de Otelo em Dublin em 1962.
Desde a escola Gambon era atraído pela atuação e, aos 20 anos, seguiu carreira no palco.
A devoção dele pelo teatro ganhou notoriedade em 1974, quando foi escalado como Tom na trilogia de Alan Ayckbourn, The Norman Conquests. O trabalho lhe rendeu reputação como ator cômico.
Ele teve atuações aclamadas em produções de Harold Pinter's Betrayal e A Vida de Galileu, além de ter ganho um Bafta por seu papel em The Singing Detective.
A carreira de Gambon no teatro decolou quando ele se tornou um dos membros originais da companhia de atuação do Teatro Nacional de Laurence Olivier, em Londres. Ele ganhou três prêmios Olivier por atuações em produções do Teatro Nacional.
No cinema, Gambon interpretou o violento gangster Albert Spica em The Cook, the Thief. sua esposa e seu amante e teve papéis principais em filmes como Plunkett & Macleane, Sleepy Hollow e Gosford Park.
Ele interpretou o detetive francês Jules Maigret na série Maigret da ITV e era conhecido por seu papel como Philip Marlow em The Singing Detective, de Dennis Potter, na BBC.
O sucesso absoluto da carreira de Gambon, a nível mundial, foi alcançado em 2003 quando ele assumiu o papel de Dumbledore – diretor da escola de magia de Hogwarts – na série de sucesso Harry Potter, baseada nos romances de JK Rowling, após a morte de Richard Harris.
'O GRANDE GAMBON'
Outro trabalho destaque é a adaptação para o cinema de Dad's Army, Gosford Park e King's Speech. Na produção ele interpretou o rei George V, pai do gago rei George VI.
Gambon foi indicado ao Emmy por seu papel como Sr. Woodhouse em uma adaptação de Emma de Jane Austen em 2010. Também foi indicado ao mesmo prêmio, por interpretar o presidente Lyndon B Johnson em Path to War em 2002. Além disso, foi indicado ao Tony em 1997 por um papel em David Hare. jogar Clarabóia.
Também foi nomeado cavaleiro pelos serviços prestados à indústria do entretenimento em 1998. Ainda que nascido na Irlanda, ele se tornou cidadão britânico pela infância.
O ator, conhecido como “O Grande Gambon” nos círculos de atuação, apareceu pela última vez no palco em 2012, em uma produção londrina da peça All That Fall, de Samuel Beckett.
Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) Leo Varadkar prestou homenagem, dizendo: "Um grande ator. Seja atuando em Beckett, Dennis Potter ou Harry Potter, ele deu tudo de si em cada atuação."
Fonte: Com BBC.