Luciana Ferreira da Silva, mais conhecida pelo nome artístico Nêgalu, morreu aos 32 anos nesta 2ª.feira (20.mai.24), em Campo Grande (MS).
"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Luciana Ferreira da Silva, amada amiga, mãe, esposa, filha e irmã. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossos corações. Suas memórias serão para sempre lembradas com carinho e saudade por todos que tiveram a bênção de conhecê-la. Você vive em nossos corações. O velório terá início às 15:00 na data de hoje 20/05/2024", comunicaram na manhã desta 2ª.feira em uma mensagem no perfil oficial de Luciana no Facebook. A causa da morte não foi divulgada.
Multiartista e ativista das causas negras, periféricas, dos direitos das crianças, mulheres e das pessoas LGBTQIAPN+, Nêgalu deixa um legado marcante no cenário artístico, cultural e social por meio de sua expressão autêntica e engajada.
Ela iniciou sua jornada musical em 2014, onde teve suas primeiras experiências com a cultura Hip Hop por meio de aulas de break.
O ponto crucial em sua carreira veio em 2016, quando participou da gravação da música "Nunca é Tarde" com o Grupo de Rap Posse Sul Rapper's, do qual era integrante. Essa colaboração não apenas marcou sua estreia vocal, mas também evidenciou seu compromisso em usar a expressão artística como uma ferramenta para abordar questões sociais.
Engajada em diversos eventos culturais e comunitários, Nêgalu era uma presença constante na Batalha de Poesias das Minas e da Comunidade LGBTQIAPN+, onde sua arte promovia diálogos inclusivos sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
Sua ligação com a comunidade era evidente, tanto que foi convidada para abrir o evento de lançamento da campanha "Faça Bonito" pelo Slam Camélias, demonstrando seu compromisso na luta contra a violência sexual infantil e a violência contra a mulher.
Aos 32 anos, Nêgalu equilibrava sua vida entre o rap, seu trabalho e sua família, destacando-se não apenas como uma talentosa artista, mas também como uma mãe dedicada e profissional na confecção de roupas para a moda Hip Hop.
Seu impacto na cena cultural foi reconhecido em eventos como a marcha dos 50 anos da Cultura Hip Hop em Brasília, em julho de 2023, e sua participação no Festival América do Sul, em novembro do mesmo ano, onde demonstrou sua versatilidade e importância na promoção da cultura.
Além disso, Nêgalu era uma defensora ativa da Construção Nacional da Cultura Hip Hop, trabalhando incansavelmente pela preservação e valorização do Hip Hop como patrimônio imaterial do Brasil, como membro da diretoria do Colegiado Estadual de Hip Hop de MS.
Em novembro, ela falou ao TeatrineTV durante a 5ª edição do Festival Afronta MS, o qual era produtora e estava empolgada para 6ª edição que deve ser realizada em 2024.
O velório de Nêgalu será realizado no dia 20/05, às 15 na PAX MS – localizada na Rua Senador Filinto Muller, nº 450. A cerimônia será a oportunidade para amigos, familiares e admiradores prestarem suas últimas homenagens a essa figura icônica da arte, cultura de rua, movimento Hip Hop e social sul-mato-grossense.
MENSAGENS NAS REDES
Várias pessoas deixaram mensagens de carinho relembrando a trajetória e momentos com Nêgalu.
Lais Lene escreveu: "Puts, não sei nem o que dizer. Tivemos tempos bons, tempos ruins, fizemos nossa família. Fica doida e mesmo assim tivemos nossas desavenças e no final tudo resolvido, mas agora saber que hoje você se foi. Cara, não entra na minha cabeça, só que quero dizer: valeu. Pelos tempos que corremos da polícia juntos, passamos frio, perigo nas ruas, bebedeira, tudo aquilo que um adolescente faz. E seu pai querendo bater em nós de cinto. É, Lu, só Deus sabe como está nossa família. Sempre querendo que uma largasse a outra, porque nós éramos terríveis. Pois é, agora saber que você se foi. Cara, sem palavras. Descanse em paz. ️️️ Luciana Ferreira da Silva".
Mario Cesar Fonseca da Silva deixou uma mensagem de pesar citando o esposo de Negalu, o também artista Bruno, conhecido como Mano BR. "Bruno Rodrigues I. B., meu amigo e camarada querido, recebi a notícia terrivelmente triste da partida da também querida Luciana Ferreira da Silva. Meu abraço solidário a você, aos seus filhos e a todos os que sentem a dor dessa perda. Muita força e luz, irmão. Sei que não há palavras que consigam confortar, mas é tudo o que esse amigo pode fazer nesta hora difícil".
Em atualização...