Brent G. Sikkema, de 75 anos, foi encontrado morto na 2ª feira (15.jan.24), em um apartamento na Rua Abreu Fialho, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (Brasil). Ele era o fundador da galeria de arte contemporânea Sikkema Jenkins & Co., em Nova York.
De acordo com apurado, a ocorrência foi registrada às 23h05. O galerista sofreu ferimentos de arma branca.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) está investigando o incidente e já realizou perícia no local.
A polícia está buscando mais informações e ouvindo testemunhas para esclarecer o caso.
O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro divulgou uma nota confirmando a morte, prestando condolências aos familiares e afirmando que está oferecendo o apoio necessário.
BRENT G. SIKKEMA NO BRASIL
Brent morava em um sobrado na Chácara do Algodão, no Horto, área onde também ficam os ateliês de artistas como Beatriz Milhazes e Angelo Venosa.
O americano ia ao Rio de Janeiro ao menos três vezes ao ano e ficava no imóvel. Ele devia ter a residência havia pouco mais de 10 anos.
A advogada do galerista, Simone Nunes, cuidava do sobrado quando ele não estava no Brasil. Sikkema mal falava português, então não tinha muito contato com os vizinhos, que só o conheciam de vista.
Viajante entusiasta, Brent tinha cerca de 1.000 seguidores em seu perfil de mídia social. Gostava de compartilhar com eles as suas experiências de viagem pelo mundo. Seus destinos favoritos eram Cuba e Brasil, onde captura a beleza do pôr do sol de Havana e dos símbolos nacionais, como a flor branca da borboleta.
Embora gostasse de ir à novos países, Brent considerava a Suíça uma fuga pacífica do seu habitual estilo de vida tumultuado. Num post recente mostrando a paisagem pitoresca de Zurique, ele escreveu: “Esta noite, Zurique. Normalmente sou um cara que gosta do caos – você sabe, lugares como Cuba e Brasil onde a luta é real todos os dias, a visita ocasional à Suíça é uma pausa refrescante!".
Simone Nunes, amiga íntima e advogada de Brent, o citou com uma pessoa gentil que valorizava a gentileza. Brent G. Sikkema era casado e deixa um filho de 12 anos. Apesar de sua agenda lotada, Brent manteve uma forte ligação com sua família e sempre os atualizava sobre o crescimento de seu filho, viagens e até mesmo pequenos momentos de sua vida diária – como uma pintura feita com tinta.
CARREIRA DE SUCESSO
Desde 1971, Brent trabalhou com exposições artísticas e fundou sua primeira galeria em 1976.
Em 1991, criou a Sikkema Jenkins & Co., anteriormente conhecida como Wooster Gardens, localizada na Wooster Street, no SoHo.
Em 1999, a galeria mudou-se para sua localização atual na 530 West 22nd Street.
A Sikkema Jenkins & Co. é renomada por exibir pinturas, fotos, esculturas e instalações de artistas como Vik Muniz, Arturo Herrera, Sheila Hicks e Jeffrey Gibson.