Um grupo de atores reunidos em busca de um objetivo: mostrar todo seu talento para vencer desafios de atuação. Essa é a premissa do reality ‘Atua ou Surta’, idealizado e apresentado pela atriz e influenciadora Thalita Meneghim para o canal online DiaTV, que teve mais de 10 milhões de views na primeira semana.
No elenco, dez artistas de diferentes regiões do Brasil se desafiam em busca de um prêmio de R$10 mil. Entre eles está Giovanna Zottino, atriz campo-grandense de 26 anos, graduada em Publicidade e Propaganda pela UCDB e única representante do Mato Grosso do Sul no reality.
Em entrevista ao TeatrineTV, Giovanna contou que, apesar de não ter artistas na família, sempre sonhou em ser atriz “Eu brinco que eu nasci com essa vontade, minha mãe levava muito a gente ao teatro e ao cinema, mas a vontade eu já tinha. Ela incentivava a gente a consumir cultura e arte, sempre foi assim. Ir ao teatro fazia com que eu me apaixonasse ainda mais por essa profissão”.
Comediante, Giovanna revelou que a paixão por fazer rir surgiu no seio familiar. “A minha família é muito cômica e eu já cresci nesse meio de pessoas rindo, contando histórias, contando piadas. Meu pai e os irmãos dele sempre contavam histórias nos churrascos de família e eles sabiam muito bem como contar uma boa história engraçada. Meu pai, acho que herdei isso dele, sabia fazer todo mundo rir. Não tinha como ser diferente, eu nasci em uma família muito engraçada, faz parte da Giovanna e de quem ela é”, definiu.
Aos dez anos, ela aproveitou um churrasco de família para explorar seu talento ao escrever uma característica engraçada de cada convidado. “Eu peguei o microfone e fiz um stand up da família inteira. Foi maravilhoso e hoje minha mãe me conta que nesse dia ela e meu pai conversaram entre eles e falaram: ‘não vai ter jeito, essa menina vai ser artista’.
Na adolescência, ao sofrer bullying ela encontrou na arte uma forma de se empoderar. “Eu fazia piada. Eu fazia piada sobre mim, para que as pessoas não fizessem piadas sobre mim e pra que aquele momento tão doloroso ficasse mais leve (sic)”, comentou.
Apesar do amor pelos risos e pelos palcos, foi só aos 18 anos que Giovanna fez sua primeira aula de teatro. ‘Minha mãe não tinha dinheiro para pagar uma escola de teatro para mim. Com dezoito anos eu comecei a fazer teatro na ADOTE cia teatral, com a Beth Terras e aí que tudo começou. Eu fiz um monte de oficinas, um monte de workshops e comecei a trabalhar na área”.
Com o tempo e diferentes experiências no palco e em frente às câmeras, a atriz viu a oportunidade de desenvolver seu talento para fazer rir. “Sempre tive o meu trabalho pautado na comédia, na criação de personagens cômicos, esquetes, espetáculos, escrita e também na interpretação cômica. Passei muitos anos estudando comédia e ainda estudo muito a comédia no teatro", detalhou.
‘ATUA OU SURTA’
Apesar do apreço por realities shows, principalmente os ligados à comédia, Giovanna só ficou sabendo sobre o ‘Atua ou Surta’ por conta de uma amiga de faculdade que a incentivou a se inscrever. “Eu falei assim pra ela: ‘olha, eu acho que é muito grandioso, que não vai dar certo, mas vamos tentar’. Eu já havia me inscrito para vários realities de criação de conteúdo, atuação, humor e comédia e não tinha passado em nenhum, então não esperava, mas dessa vez deu certo e fiquei muito feliz”.
A atriz contou que o processo de seleção foi rápido, com sua aprovação anunciada em menos de duas semanas. “Eu fiquei muito feliz. Eles (produção) agendaram uma conversa e depois eu aguardei alguns dias para saber o resultado dessa conversa. Aí agendaram outra conversa e nessa segunda vez apareceu a Thalita dizendo que eu era uma das dez artistas a fazer parte do elenco do ‘Atua ou Surta’. Foi loucura! Eu já tinha que arrumar minhas malas para poder ir pra São Paulo”.
Ao chegar no Dia Estúdio, Giovanna disse ter sentido um misto de emoções ao conhecer os outros nove participantes do reality. “Felicidade, medo, ansiedade, senti muita coisa. São dez atores do Brasil inteiro, com trajetórias diferentes, todos profissionais, mas com especializações diferentes, escolas diferentes, idades, companhias, tudo diferente. Eu não sei qual foi o critério de seleção, mas eu sei que eles escolheram um elenco muito bom. Quando eu cheguei e ouvi a história de cada um eu falei: ‘só tem gente incrível aqui”.
Para a atriz, as emoções afloraram ainda mais ao conhecer a equipe do programa, composta pelo diretor Rafa Dias, os Jurados Diego Cruz e Larissa Gloor, o repórter Victor Meyniel e a apresentadora, Thalita Meneghim. “A visibilidade que o programa dá, que o Dia Estúdio tem, é impressionante. Eles são grandes nomes da internet, da criação de conteúdo e já encaro como uma grande oportunidade de conhecer essas pessoas incríveis. Eu acompanho a Thalita desde quando ela começou no Youtube, acompanho o Victor Meyniel também desde o começo. São pessoas que eu sou fã há muito tempo e poder estar com elas ali, no palco, conhecer pessoalmente, poder ouvi-los falar sobre mim e sobre o meu trabalho já é muito grande”, comemorou.
FAMÍLIA, AMIGOS E SEGUIDORES
Ao ser questionada sobre a reação de sua família e amigos, Giovanna contou que o apoio deles sempre foi verdadeiro e essencial, mas que só entendeu a dimensão desse carinho, após anunciar sua participação no programa. “Foi bem mais grandioso e bem mais amoroso do que eu achei que fosse. Eu já sabia que eles ficariam muito felizes por mim, muito orgulhosos, mas eu não sabia que seria tanto, que seria com tanta intensidade. Eu me senti muito grata, muito feliz por ter o apoio das pessoas que eu amo. Acho que porque eles sabem o quanto eu me esforço, o quanto eu batalho, o quanto eu corro atrás, o quanto eu faço de tudo para continuar trabalhando, para crescer, fazer coisas novas e estudar cada vez mais. Acho que todo mundo ficou feliz pelo meu reforço reconhecido”, celebrou.
Entre tantos momentos especiais, a atriz relatou um fato marcante, que aconteceu ao lado de seu amigo, o também comediante, Yuri Tavares. “Na noite da estreia, o Yuri, meu amigo, ator e comediante aqui de Campo Grande estava junto comigo, assistindo e a gente se abraçou e chorou muito, porque a gente sabe da onde a gente veio, de onde a gente saiu. Eu saí de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pra ir pra São Paulo, gravar um reality nacional. Isso é muito grandioso e só quem tá na batalha e é artista aqui nessa cidade, sabe o quão grandioso é isso. Eu fico até emocionada (sic)”.
Apesar das dificuldades em relação ao trabalho artístico no Mato Grosso do sul, Giovanna também celebrou o reconhecimento do público sul-mato-grossense, que até criou a hashtag #TEAMGIO, em apoio a atriz no reality. “São muitos os obstáculos que a gente enfrenta sendo comediante no Mato Grosso do Sul, ainda mais eu sendo mulher. Por incrível que pareça eu tô vendo muita gente daqui reagindo, falando que é bom ver alguém do Mato Grosso do Sul, que é muito bom ter Campo Grande representada. Eu não achei que isso fosse acontecer e pelo visto muita gente aqui do estado acompanha a Thalita Meneghim, a Dia Estúdio e já vi vários comentários de gente dizendo que tá torcendo por mim porque eu tô representando o Mato Grosso do Sul. Isso me deixa extremamente feliz e ver gente daqui, torcendo por uma artista local é muito gratificante (sic)".
PRÓXIMOS EPISÓDIOS
'Atua ou Surta' já está em seu terceiro episódio. Quem tiver interesse em acompanhar o desempenho de Giovanna Zottino no reality deve acessar AQUI o canal da Dia Estúdio no Youtube. O programa fica gravado, mas os novos episódios vão ao ar toda 4ª. feira, às 18h (horário do MS).
"Está muito eu. É muito Giovanna como a Giovanna, não é outra pessoa, porque eu podia me ver e não me reconhecer, mas sou eu todinha! É o meu jeito de conversar, de contar piada, de fazer graça, de me comunicar, me emocionar também. Fiquei muito feliz de me ver, apesar de ser esquisito sim, de pensar que voz é essa Giovanna, como gesticula, como é escandalosa, pra que gritar tanto Giovanna? Mas essa, muito real, muito eu como eu", concluiu.