O sul-mato-grossense Matheus Rocha, mais conhecido como 'MXTH on The Track', de 25 anos, está conquistando destaque nacional no cenário musical do Hip Hop.
Produtor, compositor e cantor, ele é o fundador da 067BOYZ, coletivo que assim como ele, tem ganhado notoriedade no cenário independente.
Dono do espetacular talento de compor beats de sucesso, Matheus, porém, se define como “filho da dona Cristiane e neto da Dona Tereza”, suas maiores referências em “caráter, humildade e fé”.
Nascido em família humilde e criado na Capital de MS, ele diz que sua mãe solteira sempre foi sua referência de que tudo é possível. “Eu tinha tudo pra ser mais um na estatística, mas minha mãe me ensinou a sonhar desde muito novo. Cresci sabendo que tudo é possível pra mim, independente da minha cor, condição financeira e do ambiente onde eu fui criado", explica o artista em entrevista ao TeatrineTV.
A paixão pela música começou na Igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), onde duas coisas eram sagradas: "Meu contanto com a música vem desde que eu me entendo por gente. Costumo brincar falando que na minha casa duas coisas eram sagradas: 1º Jesus, 2º Michael Jackson. Minha família toda é da igreja CCB e nessa igreja tem a escolinha de música e eu fiz durante uns 5 anos violino, foi onde surgiu meu amor por música", conta o artista.
A produção de beats começou em 2017, quando o artista deu os primeiros passos rumo ao que se tornaria sua paixão e profissão.
Para incrementar sua carreira, em 2019 ele se juntou ao grupo Geld Mob, ao lado de amigos como Rhege e Guss. “O coletivo inclui DJ Magão, que é parte do lendário grupo de rap Falange da Rima, e rapidamente se tornou uma referência no estado", contextualiza.
O ponto de virada na carreira de Matheus veio em 2021, quando produziu a música “Fashion” do rapper Teto, da 30PRAUM. “Fashion veio pra romper todas as barreiras possíveis, pegou 1 milhão em um dia e atualmente tem mais de 40 milhões. Isso me rendeu um disco de ouro e um de platina, os primeiros do rap aqui no estado", ressalta. Ouça a produção:
Matheus, diz que a parceria com o rapper baiano resultou na realização de um sonho: “Quando eu comecei a fazer beats, meu sonho era bater 1 milhão de visualizações. Nunca tinha visto alguém próximo fazer, então parecia impossível", diz.
Em MS, junto com a Geld Mob, Matheus busca consolidar uma carreira sólida e independente. “A gente faz o corre de forma totalmente independente desde 2019 e é sempre um desafio, mas a gente ama essa parada!”. Veja um dos lançamentos da Geld Mob:
O grupo se destaca por ser o que mais realizou shows e por abrir festivais na região, sempre mantendo a essência do trabalho autêntico. “O nosso objetivo atual é construir uma carreira e catálogo porque pra dar o próximo passo, investimento é o que muda muita coisa", define.
Com a 067BOYZ, composta também por artistas como Alezin, POP, Old Blxck e Rhege, Matheus quer destacar o potencial musical da cidade, que tem pouca visibilidade apesar de ter alta qualidade. “Existe um movimento muito grande acontecendo na cidade, mas a falta de informação e de pessoas que queiram mostrar esse lado faz esse movimento não ser visto. Existem artistas aqui batendo números enormes e todos fazem música do seu próprio quarto, muitas vezes sem apoio nenhum", pontua.
O artista campo-grandense enfatiza que, apesar do apagamento da mídia tradicional, “graças à internet, a gente ganhou voz, mas a gente sabe da importância de trazer um movimento desses pra rua pra consolidar a arte", conclui. Clique sobre as fotos para ampliar e visualizar as imagens na galeria abaixo:
A expectativa é que Matheus tenha novos trabalhos com astros do Hip Hop brasileiro, no entanto, ele prefere ainda não adiantar nada acerca disso.