A Casa de Cultura Jovens Bons será reinaugurada às 16h deste sábado (22.jul.23) junto a um novo espaço gastronômico, o Empório Pantanal Brasil, em Campo Grande (MS).
Fundado em 2005 pelo produtor cultural Renderson Valentim, o projeto busca descentralizar o acesso à arte, possibilitando que jovens da periferia campo-grandense recebam formação e possam desenvolver seus projetos enquanto artistas e produtores independentes.
Recentemente, o TeatrineTV mostrou que a casa de cultura foi furtada, gerando um prejuízo de R$30mil. À época, os ladrões quebraram paredes, levaram equipamentos e até as roupas e fraldas dos filhos de Renderson.
Com o espaço reformado, a casa volta a atender presencialmente mais de 40 artistas vinculados ao projeto, que terão acesso a uma biblioteca, uma galeria de arte e a um espaço interdisciplinar, onde serão promovidas ações de formação.
Segundo Renderson, a retomada do espaço busca oferecer cada vez mais acesso à arte e educação aos jovens de Campo Grande. “A ideia é trazer acesso e transformação para as pessoas. Agora, nós também vamos abrir um novo espaço que é o Empório Pantanal Brasil, uma homenagem ao chef de cozinha da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Antonio Correia da Silva, conhecido como Baiano. Teremos os pratos típicos, a arte nossa, regional e universal”, explicou o produtor, destacando a importância de Baiano para o projeto. “Baiano partiu no início do ano, virando poesia e deixando saudades. [Ele foi] um dos maiores incentivadores e mecenas da casa Jovens Bons”.
LAMBE-LAMBE
Quem visitar a nova Casa de Cultura Jovens Bons também poderá apreciar a arte Lambe-Lambe de Kmedeiros em homenagem à Copa do Mundo Feminina de Futebol. A obra, que tem sido divulgada nacionalmente, está nos muros da casa de cultura e apresenta a futebolista Formiga, comemorando com a camisa da seleção.
SERVIÇO
A Casa de Cultura Jovens Bons fica na Rua Curupaiti, nº15, bairro Cabreúva, em Campo Grande – MS.