Rememorando a vida e a obra do escritor sul-mato-grossense Manoel de Barros, a casa onde o poeta viveu será transformada em um Polo Cultural. A inauguração oficial da Casa-Quintal Manoel de Barros, será realizada neste domingo (25.set.22), às 18h, na rua Piratininga, Jardim dos Estados, em Campo Grande (MS).
A abertura da moradia onde Manoel viveu com sua esposa Stella por cerca de 30 anos e serviu de inspiração para parte significativa de sua obra, contará com a participação da atriz e poetisa Elisa Lucinda, da poetisa indígena Gleycielli Nonato Guató e do grupo de jazz El Trio.
O discurso sobre a vida e obra do escritor ficará por conta da professora Maria Adélia Menegazzo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A Casa-Quintal Manoel de Barros, como será chamado o polo cultural, é um projeto idealizado pela Fundação Nelito Câmara, Pólo Filme e correalizado pelo Sesc Cultura de Mato Grosso do Sul.
A intenção é preservar a memória inventiva do poeta e terá uma sala imersiva concebida pelo artista visual Ivan Soares com imagens do poeta dos filmes "Caramujo-Flor'', de Joel Pizzini e “Planuras”, de Maurício Copetti, além dos registros de Ricardo Câmara.
Além disso, o local ainda terá recantos lúdicos para interação com o público infantil, que também poderá ter contato com as memórias de Manoel.
O espaço também contará com a exposição do ambiente doméstico onde o poeta viveu, incluindo sua vasta biblioteca e o “Lugar de Ser Inútil", nome dado pelo próprio Manoel, para designar seu escritório.
Também serão expostos documentos raros, cartas trocadas pelo poeta com amigos como o jornalista Pedro Espíndola, desenhos de sua autoria e fotos que retratam o cotidiano de Manoel na sua fazenda no Pantanal e na residência em Campo Grande,
Ao TeatrineTV, o artista Ricardo Câmara, um dos idealizadores da Casa-Quintal, esclareceu que amanhã será abertura do local, mas a visitação para o público em geral acontecerá a partir do dia 19 de outubro.
Neste dia, a atriz e poetisa Bruna Lombardi exibirá uma entrevista que o escritor deu para a TV nos anos 90.
Outra atração já confirmada, mas no dia 10 de novembro, é a cantora e compositora Tetê Espíndola, que fará um pocket show na Casa com poemas musicados de Manoel de Barros.
Os interessados em conhecer sobre a vida e a história do ícone da literatura sul-mato-grossense podem adquirir o ingresso pela plataforma Sympla por R$ 35,00 a partir da próxima quarta-feira (28.set.22).
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”
Antes de sair...
Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!
O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.
Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!