O TeatrineTV, primeiro veículo de jornalismo independente com editoria 100% artístico-cultural do Centro-Oeste, celebrou 4 anos de existência e resistência na noite de 29 de novembro, no Grupo Casa, no Centro de Campo Grande (MS).
A festa contou com distribuição de salgadinhos, apresentação musical de Begèt de Lucena, do DJ TGB (Bruno Santos), performance circense da Cia Apoema, com Nathália Maluf e Roberto Pimenta, e pintura ao vivo com Kim Matos, com acesso gratuito. Veja a cobertura fotográfica na galeria, aqui.
O momento marcou a conclusão da participação do TeatrineTV no programa Diversidade nas Redações 3: Desinformação e Eleições (DR3).
Projeto da Énois Laboratório de Comunicação, de São Paulo, o DR3 foi apoiado pela Google News Initiative. A entidade destina apoio à redação desde 2022.
Inclusive, houve afirmação constante de declaração da importância da Énois por parte dos organizadores da festa. "Temos muito, muito mesmo, a agradecer à Énois. Surgimos da necessidade em 2020 e renascemos em 2021. Foi um ano difícil, mas seguimos com apoios de alguns leitores! Mantivemos tudo, jurídico e equipe jornalística com muita dificuldade, e, um ano depois, encontramos a Énois. O encontro foi tão importante para nós, foi urgente. Eu celebro a Énois. Eu celebro esta, que para nós, consolidou-se como a principal parceira de fortalecimento do TeatrineTV nesse árido território para a comunicação independente. Agradeço também aos nossos leitores apoiadores, que crescem a cada dia", disse Tero Queiroz, fundador do veículo, durante a noite celebrativa.
IMPACTO NACIONAL
Por meio do DR3, foram capacitados mais de 1.000 comunicadores, jornalistas e lideranças de periferias, comunidades tradicionais e áreas do interior para identificar e checar desinformação relacionada às eleições municipais de 2024.
- Mais de 100 jovens e idosas recebem formação contra 'fake' em Campo Grande
- Mais de 50 acadêmicos recebem formação contra fake news em MS
O projeto contou com 32 formações online e presenciais; mais de 100 checagens realizadas sobre desinformação eleitoral em 10 eventos culturais, que reuniram lideranças comunitárias para fortalecer a comunicação nos territórios.
A rede de instrutores foi formada por dez organizações locais de todas as regiões do Brasil. Além do TeatrineTV, que representou Mato Grosso do Sul, os seguintes veículos independentes foram impulsionados em seus respectivos estados:
- Com_Texto (Cuiabá - MT)
- Agência Carta Amazônia (Belém - PA)
- Correio do Lavrado (Boa Vista - RR)
- Carrapicho Virtual (Juazeiro - BA)
- Olhos Jornalismo (Maceió - AL)
- Sul21 e Nonada Jornalismo (Porto Alegre - RS)
- Transmídia (São Paulo - SP)
- Agência Lume (Rio de Janeiro - RJ)
PRATINHO FIRMEZA BRASIL
Em sua segunda edição, o Pratinho Firmeza, outro exitoso projeto da Énois, conseguiu chegar a todas as regiões do país.
Representando o Centro-Oeste nesta edição, por meio dos colaboradores Alyadna Freitas (jornalista) e Tero Queiroz (fotógrafo), o TeatrineTV contribuiu com uma receita de “arroz carreteiro” e contou a história do “projeto horta”, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santa Emília, localizada na periferia da capital sul-mato-grossense. Tanto a receita quanto o texto jornalístico são parte do livro infantil (físico e digital), publicado pela Énois com histórias semelhantes contadas também pelos veículos independentes: Nós, Mulheres das Periferias (SP), Tejecupapos (PE), Carta Amazônia (PA) e Nonada Jornalismo (RS).
Além do livro, a iniciativa formou 10 produtores culturais e gerou seis vídeos com histórias das escolas participantes. Leia aqui.
TECHCAMP
A redação do TeatrineTV, também com apoio da Énois, integrou o TechCamp Belém, realizado em setembro de 2023 no Pará.
O projeto foi realizado pela Énois em parceria com o Consulado e a Embaixada dos EUA, possibilitando que 60 profissionais da comunicação independente se reunissem para discutir caminhos tecnológicos para o futuro do jornalismo brasileiro.
Em 2024, o projeto evoluiu para um edital que financiou quatro iniciativas transformadoras, sendo elas:
- Do Jornalismo Local ao Negócio (Agência Mural das Periferias e Transmídia);
- Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental (Agência Carta Amazônia e Abaré Escola de Jornalismo);
- Methodology Crowdfunding Campaign (Fala Roça e Mídia Étnica);
- Puxirum (Negritar Filmes, Na Cuia, Maré Cheia, Tapajós de Fato, Rondon do Pará).
Os veículos conseguiram executar projetos, por meio do edital do TechCamp, que consolidaram redes de jornalismo sustentável e local.
VIRADA DE CHAVE
Em comunicado às redações independes em todo país, numa carta de felicitações de festas de fim de ano, a Diretora do Laboratório Énois, Sanara Santos, anunciou uma 'virada de chave', isso porque, após sete anos na Casa do Povo (Rua Três Rios, Bom Retiro, São Paulo), a Énois mudou de sede. "Sentimos que era hora de mudar. Agora, estamos no Cinehub, um espaço no coração de São Paulo dedicado a produtoras de cinema e iniciativas criativas. Nossa nova sala no quarto andar já tem sido palco de novas ideias e conexões", disse na mensagem enviada por e-mail.
Neste ano, a Énois, celebrou 15 impulsionando o jornalismo independente em São Paulo e no Brasil.
A entidade nasceu como um "agência-escola", que visa usar o jornalismo como ferramenta para que o jovem possa interpretar o mundo à sua volta, questionar seu papel na sociedade e também atuar como jornalista.
"Essa é uma data significativa para o terceiro setor e reafirma nossa capacidade de adaptação e reinvenção. Para comemorar: Produzimos 15 vídeos com parceiros e conselheiros, compartilhando a trajetória da Énois.
Lançamos o nosso Relatório de 15 anos, uma verdadeira carta de resistência à comunicação local. Chegamos ao final de 2024 cheias de energia e prontas para os desafios do próximo ano. Queremos continuar escutando, conectando e transformando. Nosso agradecimento especial vai a você, que caminhou ao nosso lado e tornou tudo isso possível. Vamos juntas, juntos e juntes impactar mais vidas, fortalecer territórios e contar novas histórias", completou Sanara.