Durante a cerimônia de celebração do Dia Mundial do Teatro, na noite de ontem (27.mar) no Teatro do Dom Bosco, o professor, ator e diretor Fernando Cruz discursou representando o Colegiado Setorial de Teatro de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, cobrou a retomada do incentivo à circulação, nos moldes dos Prêmios Rubens Corrêa (teatro), o Circuito Sul-mato-grossense de Teatro, o Prêmio Célio Adolfo e o Circuito Sul-mato-grossense de Dança — todos extintos ao longo do governo de Reinaldo Azambuja.
Ele apontou que o teatro, tem um papel formador na sociedade há mais de seis mil anos e que diante disso, investir no stor é investir na sociedade em geral.
Fernando Cruz celebrou a Semana Boca de Cena, lembrando que um movimento de artistas do teatro em 2001, fez com que o festival nascesse.
— A partir do Boca de Cena, nós passamos a nos organizar e ter um festival que representava a produção do teatro sul-mato-grossense naquele momento da virada do século. Ele surgiu com a proposta de reunir os trabalhadores do teatro para debater teatro, suas narrativas, suas experiências estéticas e a organização nossa enquanto trabalhadores, políticas públicas para o teatro — explicou.
Ainda citou que o teatro resistiu a 4 anos obscuros e que para fortalecer o setor é preciso voltar a percorrer o interior num processo de formação de atores, de atrizes e junto com o circo sempre, que são duas linguagens que sempre andaram juntas.
— Hoje estamos aqui lembrando que o teatro, mesmo virtualmente, salvou as nossas vidas durante a pandemia, porque o povo brasileiro viveu na rede vendo teatro e ouvindo música: a arte como salvação, a arte como cura.
O ativista completou convocando Max Freitas à comparecer no Seminário da Boca de Cena na 4ª.feira (29.mar.23). O seminário teve início na 2ª.feira (25.mar) e na 4ª, deve ocorrer a partir das 8h30 na sede do Circo do Mato, na Capital.
Conforme o setorial de teatro, é preciso se desenvolver políticas públicas para o teatro consonância com com a Lei: Sistema Estadual de Cultura, Sistema Municipal de Cultura e Sistema Nacional de Cultura.