Logo TeatrineTV
Setorial de Teatro

Setorial de Teatro cobra retomada de circulação e prêmios extintos em MS

Cobranças ocorreram na cerimônia de abertura da Semana Boca de Cena

Por TERO QUEIROZ • 28/03/2023 • 16:54

Durante a cerimônia de celebração do Dia Mundial do Teatro, na noite de ontem (27.mar) no Teatro do Dom Bosco, o professor, ator e diretor Fernando Cruz discursou representando o Colegiado Setorial de Teatro de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, cobrou a retomada do incentivo à circulação, nos moldes dos Prêmios Rubens Corrêa (teatro), o Circuito Sul-mato-grossense de Teatro, o Prêmio Célio Adolfo e o Circuito Sul-mato-grossense de Dança — todos extintos ao longo do governo de Reinaldo Azambuja.

Ele apontou que o teatro, tem um papel formador na sociedade há mais de seis mil anos e que diante disso, investir no stor é investir na sociedade em geral.

Fernando Cruz celebrou a Semana Boca de Cena, lembrando que um movimento de artistas do teatro em 2001, fez com que o festival nascesse.  

— A partir do Boca de Cena, nós passamos a nos organizar e ter um festival que representava a produção do teatro sul-mato-grossense naquele momento da virada do século. Ele surgiu com a proposta de reunir os trabalhadores do teatro para debater teatro, suas narrativas, suas experiências estéticas e a organização nossa enquanto trabalhadores, políticas públicas para o teatro — explicou.

(27.03.2023) — Fernando Cruz discursa durante a cerimônia de abertura da Semana Boca de Cena no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande. Foto: @teroqueiroz | @teatrinetv

Ainda citou que o teatro resistiu a 4 anos obscuros e que para fortalecer o setor é preciso voltar a percorrer o interior num processo de formação de atores, de atrizes e junto com o circo sempre, que são duas linguagens que sempre andaram juntas.

— Hoje estamos aqui lembrando que o teatro, mesmo virtualmente, salvou as nossas vidas durante a pandemia, porque o povo brasileiro viveu na rede vendo teatro e ouvindo música: a arte como salvação, a arte como cura.

O ativista completou convocando Max Freitas à comparecer no Seminário da Boca de Cena na 4ª.feira (29.mar.23). O seminário teve início na 2ª.feira (25.mar) e na 4ª, deve ocorrer a partir das 8h30 na sede do Circo do Mato, na Capital.

Conforme o setorial de teatro, é preciso se desenvolver políticas públicas para o teatro consonância com com a Lei: Sistema Estadual de Cultura, Sistema Municipal de Cultura e Sistema Nacional de Cultura.


Google News

Tags: Boca de Cena, Campo Grande, Colegiado Setorial de Teatro de Mato Grosso do Sul, CULTURA, destaque, Dia Mundial do Teatro, FCMS, Fernando Cruz, Mato Grosso do Sul, Max Freitas, Semana Boca de Cena

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao