Horas após a nomeação da Secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Mara Bethânia Gurgel, a prefeitura de Capital assinala a liberação dos pagamentos de 25 projetos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). "Devem pagar essa semana. Basta publicar o ordenador de despesa e pagar, já há a verba", disse uma fonte da Sectur ao TetarineTV.
O valor total quita R$ 2.041.260,50 destinados a parte dos projetos culturais que foram selecionados para o certame. Mostramos aqui no TeatrineTV que a dívida era de R$ 4 milhões. Após pressão do Fórum Municipal de Cultura, e de ativistas culturais, a metade da dívida que contemplava projetos do Fundo Municipal de Incentivo ao Teatro (Fomtearo), foi paga. Entretanto, esses projetos do Fmic haviam ficado pendentes de pagamento.
O TeatrineTV entrou em contato com Mara Bethânia que, sem entrar em detalhes, confirmou que o pagamento dos projetos será feito a partir da próxima 2ª.feira (23.jan.23). “Já estamos com o dinheiro na conta e a partir de segunda-feira começaremos a realizar os pagamentos”.
Segundo apurado pela reportagem, o que estava emperrando o pagamento para o restante da dívida, era a ausência da nomeação de um ordenador de despesas que deve ser feito pela nova secretária. Ao lado de Mara, continua como secretária-adjunta a experiente Clarice Benites, que terá papel crucial na gestão na nova secretária.
Cearense de nascimento, Mara vive no Mato Grosso do Sul há mais de 50 anos. Graduada em administração e pós-graduada em Gestão de Cidades e Agronegócios e MBA em Controladoria e Finanças, a nomeada foi escalada para criar estímulo financeiro ao mercado cultural, que engloba o turismo sul-mato-grossense. O nome dela era um de dois cotados para o cargo.