A Deputada Federal Célia Xakriabá (Psol-MG), esteve na noite do sábado (8.jun.24), na inauguração da Embaixada Indígena em Campo Grande (MS), e fez um discurso potente de uma líder que é.
Mesmo estando no Centro da Capital de um dos estados mais violentos e exploradores do povo indígenas, estado onde foi executado o grande líder indígena Marçal de Souza, Célia convocou os parentes para ocuparem espaços de poder. Veja:
A embaixada foi inaugurada com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e do secretário-executivo do ministério, o advogado Eloy Terena.
Representando a Assembleia sul-mato-grossense, esteve no local a deputada estadual, professora Gleice Jane. Além dela, o colega de bancada e ex-governador Zeca do PT, prestigiou o evento. Completou o time parlamentar a deputada federal e pré-candidata a prefeita de Campo Grande, Camila Jara (PT).
O evento contou também com o lançamento de diversas pré-candidaturas indígenas, sendo a da Capital Val Eloy, liderança e uma das idealizadoras da Embaixada na Capital sul-mato-grossense.
Além de dança terena e um ritual dos povos de terreiro, a noite teve como atrações artísticas o músico Begèt de Lucena, a Cia Apoema, o Grupo Teatral Maracangalha e performance de Keertana. Confira abaixo algumas imagens da participação de Célia Xakriabá no evento: