Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
POLÊMICA

MSP repudia uso não autorizado de IA e associação com discursos de ódio

A empresa disse que tem se preocupado com a educação digital

Por TERO QUEIROZ • 09/04/2025 • 09:16
Imagem principal Fábio Junqueira, Mauro Sousa, Mauricio de Sousa, Marina Sousa e Marcos Saraiva | Caue Moreno

Após a polêmica envolvendo o uso de imagens geradas por inteligência artificial no estilo do Studio Ghibli, usuários brasileiros começaram a criar versões dos personagens da Turma da Mônica utilizando o ChatGPT.

A Maurício de Sousa Produções (MSP Estúdios) condenou a prática. Em nota divulgada na terça-feira, 8 de abril de 2025 (a íntegra no final do texto), a empresa afirmou que tomará medidas para proteger seus direitos autorais.

A MSP ressaltou que qualquer elemento relacionado aos personagens é protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Além disso, deixou claro que não autoriza a criação de conteúdos que violem esses direitos.

Anteriormente, a MSP já havia se manifestado contra o uso não autorizado de seus personagens. Em 2019, repudiou a publicação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que ridicularizava o sotaque de chineses falando português, utilizando uma imagem da capa de um gibi da Turma da Mônica sobre a China.

Em 2022, a MSP, em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), lançou uma campanha contra a desinformação, utilizando seus personagens para conscientizar sobre a importância de combater notícias falsas.

A empresa também tem se preocupado com a educação digital. Em novembro de 2023, em parceria com a Google Brasil, abriu a exposição "Turma da Mônica e Google em: Inteligência Artificial e Proteção de Dados Pessoais". A mostra visava ensinar crianças e seus responsáveis sobre segurança online e proteção de dados. Eis a nota na íntegra: 

Nota da MSP Estúdios

A MSP Estúdios acompanha atentamente o debate que vem ganhando força nas redes sociais sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na criação de imagens e quadrinhos inspirados no universo da Turma da Mônica. Temos ciência de que esse é um caminho sem volta: a IA é uma tecnologia poderosa, que se estabelece como uma aliada dos processos criativos em diversas frentes da indústria cultural.

Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não como substituição, à criação artística. Quando tenta reproduzir o traço da Turma da Mônica, a IA apenas ecoa, de forma limitada, uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas da MSP Estúdios. Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana — algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo.

A MSP Estúdios reforça que o uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa. Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura, e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados.

Seguimos comprometidos com o desenvolvimento tecnológico e artístico do nosso setor, dialogando com novas possibilidades, mas sempre com responsabilidade e respeito à arte, ao público e ao legado construído por nossos artistas.


Google News

Tags: Abraham Weintraub, Maurício de Sousa Produções, MSP Estúdios, Studio Ghibli, Turma da Mônica

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao