A ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi a entrevistada desta quarta-feira (24.abr.24) no programa "Bom Dia, Ministra", em que conversou com radialistas de várias regiões do país. Durante a uma hora de bate-papo, a ministra destacou uma série de avanços na reconstrução do setor cultural.
Um dos principais pontos abordados foi o sucesso na aplicação da Lei Aldir Blanc, que conta com adesão de 100% dos estados e 97% dos municípios. Esta lei prevê o investimento de até R$ 15 bilhões em ações e projetos culturais até 2027.
"É uma grande conquista ter a certeza de que, durante cinco anos, teremos fomento direto para cidades e estados, para projetos, festivais e construir equipamentos. Estamos fazendo girar a economia criativa de maneira mais perene", destacou a ministra.
Margareth Menezes também mencionou reuniões programadas com países participantes do G20 em Brasília, Salvador e Porto Alegre, com foco na discussão do potencial de impacto da economia criativa na geração de empregos, na redução de desigualdades e na mudança de realidades.
"A ideia é colocar cada vez mais a cultura como ferramenta real de transformação", afirmou a ministra.
Durante a entrevista, a ministra ressaltou que o setor cultural representa 3,11% do Produto Interno Bruto brasileiro, sendo um ativo estratégico para o país.
Outros temas abordados incluíram a construção de equipamentos culturais através da Lei Aldir Blanc e do Novo PAC, além da implementação do Sistema Nacional de Cultura para aprimorar as políticas públicas no setor.
Margareth também mencionou o programa Cultura Viva, que busca identificar e fomentar diretamente produtores culturais que nunca tiveram acesso a financiamentos tradicionais.
A ministra encerrou destacando a importância da retomada da indústria cinematográfica e televisiva, com investimentos significativos já em andamento. Assista:
O programa contou com a participação de emissoras como Rádio MEC (Rio de Janeiro - RJ), Rádio Belém FM (Belém - PA), Rádio Verdinha (Fortaleza - CE), Rádio Capital (São Paulo - SP), Rádio Educadora FM (Salvador - BA) e Rádio Cultura (Lavras - MG).