O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) anunciou junto ao Comitê de Cultura, na manhã de 3ª.feira (8.out.24), a oferta do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente Cultural.
Ao TeatrineTV, a coordenadora de arte e cultura do IFMS, Rafaela Chivalski, explicou que o curso já existiu na grade do Instituto, mas está sendo reformulado para atender às atuais demandas do estado. "Esse curso já existiu lá em Corumbá, ele era presencial. É um curso curto de um semestre que a princípio a gente vai ofertar para 200 agentes no estado todo. Como o IF tem campus em 12 municípios, a ideia é oferecer um curso híbrido, com um encontro presencial por semana e um material online que está sendo feito junto com o IPHAN, com o escritório do MINC, e com o Comitê de Cultura. A gente está com uma equipe que está reformulando esse projeto, fazendo todo o estudo do histórico do estado, da necessidade do estado antes de enviar às instâncias do Instituto Federal ", explicou.
Conforme Rafaela, o curso contribuirá com a formação dos agentes culturais sul-mato-grossenses, que sofrem com a falta de acesso às políticas públicas. "O principal ganho para o nosso estado é a formação. A gente vai sair da informalidade dos agentes culturais e ter uma formalização desses agentes, então a gente prevê a formação desde a escrita de projetos, prestação de contas, patrimônio cultural, tudo o que eles precisam para ter acesso às políticas públicas", detalhou.
O projeto do curso deve ser concluído até dezembro de 2024 e passará pela avaliação do Conselho de Ensino do IFMS. A primeira turma do Curso de Formação Inicial e Continuada em Agente Cultural deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.