O Grupo de Teatro Fulano Di Tal abriu nesta 4ª.feira (5.jun.24) inscrições para um edital de seleção de artistas interessados em concorrer à vaga para realizar oficinas gratuitas com Fernando Yamamoto, renomado diretor, professor e dramaturgo do Grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Todo o ciclo da oficina acontecerá em Campo Grande (MS).
Segundo o certame, a oficina intitulada "Teatro Expandido - A Cidade como Palco", faz parte dos Ciclos Formativos Abertos do Projeto Fulano Di Tal - Ato 20.
Ao todo, a oficina terá 5 dias de duração com 8h por dia de encontro prático-teórico com Yamamoto, focado em técnicas e abordagens para a criação cênica em espaços alternativos e públicos, explorando o trânsito entre linguagens performativas, ocupação urbana e teatro popular. No período, os participantes terão a oportunidade de aprofundar-se em temas como treinamento técnico de atores para espaços abertos, espacialização da voz, mapeamento e composição espacial, abordagens relacionais e construção dramatúrgica para a rua.
As inscrições devem ser feitas até 4 de julho exclusivamente online por meio de preenchimento deste formulário, AQUI.
Podem se inscrever artistas, profissionais ou não, pesquisadores e interessados nas artes da cena, teatro e performance de todo o estado do Mato Grosso do Sul.
Serão selecionados 20 artistas, com 10 vagas destinadas à Campo Grande e 10 vagas para artistas do interior, que terão uma bolsa-residência.
“Os participantes com bolsa-residência terão suas despesas de transporte, hospedagem e alimentação cobertas, além de suporte local durante o período da oficina. O Fulano Di Tal se compromete a disponibilizar infraestrutura adequada, acompanhamento durante a oficina, e emissão de certificados ao término do evento”, acrescentam no edital. Eis a íntegra do certame.
Os critérios de seleção incluem comprovação de residência em Mato Grosso do Sul, experiência em teatro e/ou performance, e prioridade para artistas atuantes em grupos de teatro locais e/ou professores de teatro.
Para os selecionados com bolsa-residência, será dada prioridade às quatro regiões do estado (Norte, Sul, Leste e Oeste).
Pelo edital, a lista de selecionados será divulgada através do e-mail e redes sociais do Fulano Di Tal, com contato direto via WhatsApp para mais informações.
Esse projeto do Fulano Di Tal foi contemplado com R$ 214.614,00 no edital do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS) de 2023, gerenciado pela Fundação de Cultura de MS (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC). Eis a íntegra.
Para mais informações e dúvidas, os interessados podem entrar em contato por e-mail, telefone ou perfil do Instagram do Fulano Di Tal, AQUI.
FERNANDO YAMAMOTO
O ministrante é dos pioneiros dos Clowns de Shakespeare, grupo teatral concebido em 1993 nas entranhas de Natal (RN), Fernando Yamamoto destaca-se não apenas como co-fundador, mas como uma força criativa que impulsionou inúmeras produções dentro do grupo.
Para além dos palcos, Yamamoto também se dedica ao enriquecimento cultural através da tradução de peças dramáticas do espanhol e inglês. Como um incansável pesquisador, traçou os contornos da "Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste", um ambicioso projeto que catalogou mais de cem grupos em toda a região.
Seu envolvimento com a cena cultural natalense é ainda mais profundo. No presente momento, ocupa o cargo de Diretor no Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura de Natal, liderando a concepção da tão aguardada Escola Livre de Teatro dos Clowns de Shakespeare.