A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou na 6ª feira (8.nov.24), o resultado dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) de Goiás.
Também foi anunciado, na 5ª feira (7.nov.24), o resultado dos editais de Pontos e Pontões de Cultura. Esse, a Secult deve pagar até 9 de dezembro.
Não foi possível acessar o extrato, pois a Secult ainda não divulgou no Diário Oficial do Estado.
Segundo a pasta, os projetos classificados podem ser consultados no Sistema Baru, onde também estão disponíveis os pareceres, notas e pontuações.
A Secult lançou o Baru em 29 de julho dese ano, sendo um inovador sistema de gestão de editais culturais. A plataforma é intuitiva, acessível e moderna, e está disponível no endereço sistemabaru.cultura.go.gov.br.
Entretanto, a plataforma permite que apenas os contemplados vejam a plataforma, sendo impossível a consulta pelo público geral.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o lançamento do Sistema Baru foi uma ação de reestruturação da Secult Goiás. “Nossas equipes trabalharam nos últimos seis meses para criar um sistema mais simples e acessível a todos. Esse é um pedido antigo da classe que estamos atendendo e vamos entregar uma plataforma que vai facilitar a vida dos proponentes e que ainda é muito mais segura e eficiente”, ressaltou.
Ainda segundo a Secult desde a sexta-feira (8.nov.24), iniciaram-se os processos para aplicação dos recursos, com a entrega da documentação pelos aprovados.
A documentação deverá ser entregue entre os dias 11 e 18 de novembro, exclusivamente pelo Sistema Baru.
Em 2024, a Pnab Goiás recebeu 1.987 inscrições, distribuídas em 19 editais e 55 categorias artísticas.
A análise das propostas foi conduzida pelo Conselho Estadual de Cultura, com apoio de uma comissão de pareceristas credenciados.
Serão investidos R$ 45.307.000,00 em 19 editais, contemplando projetos em todo o território goiano, no Brasil e no exterior.
Dado a sua agilidade, Goiás se consolidou como um modelo de gestão cultural no Brasil.