A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) abriu nesta 3ª feira (28.mai.24) um edital para Organizações da Sociedade Civil (OSC's) interessadas em celebrar Termo de Colaboração que tenha por objeto a execução do “XXIII Festival de Inverno de Bonito – MS”. O teto do Plano de Trabalho é de R$ 6,5 milhões. Eis a íntegra.
Segundo o certame, o festival acontecerá de 21 a 25 de agosto de 2024, em Bonito (MS). Essa medida é inédita, pois há anos o festival era realizado exclusivamente por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
As inscrições das OSC's devem ser feitas de 29 de maio a 27 de junho exclusivamente pela Plataforma Prosas neste link.
Após os trâmites que incluem seleção das propostas e prazo para recurso, a FCMS estima que a assinatura do contrato com a OSC vencedora ocorra em 29 de julho, um mês antes da data do festival. Eis o cronograma:
O edital traz uma centena de responsabilidades que ficarão a cargo da OSC vencedora do certame, que incluem estrutura técnica para todos os palcos e estandes do festival.
Pelo edital, a FCMS atuará apenas na transferência dos recursos e no acompanhamento da execução do contrato. Neste ano, um dos parágrafos impede que servidores públicos municipais, estaduais ou federais ativos recebam gratificações financeiras por qualquer assessoria ao festival.
Essa edição exclui a participação do Audiovisual no evento e reduz drasticamente a participação das Artes Cênicas.
A reportagem do TeatrineTV detalha abaixo exclusivamente o que a OSC que ganhar o certame deve contratar em números de atrações artísticas. Diante do pequeno prazo, não se sabe se a seleção de atrações locais será feita por meio de edital ou convites. Veja a quantidade de atrações que a OSC deve contratar:
ARTES – Contratar:
- 1 grupo musical de Bonito/MS, máximo 10 integrantes, com parte técnica;
- 2 grupos de música local, máximo 8 integrantes, com parte técnica;
- 4 grupos de música local, máximo 7 integrantes, com parte técnica;
- 5 espetáculos nacionais, sendo 2 de dança, 1 de circo e 2 de teatro, com no máximo 15 integrantes, com corpo técnico incluso no quantitativo;
- 5 espetáculos regionais, sendo 02 de dança, 01 de circo e 02 de teatro, com no máximo 15 integrantes, com corpo técnico incluso no quantitativo;
- 4 grupos e 4 grafiteiros, com material incluso;
- Performance de Rua de 2 grupos Hip hop;
- 1 performance de Ballroom (LGBTQIA+);
- Oficina de Vogue Femme, com no máximo 6 ministrantes; e
- Batalhas: 3 coletivos: 1 de Breaking, 1 de MC e 1 de Skateboard.
PATRIMÔNIO – Contratar:
- 1 Escritor/Palestrante Nacional;
- 2 Escritor/Palestrante Locais de MS;
- 1 montador para exposição de artes visuais;
- 1 apresentação história nacional, inclusos com materiais;
- 4 apresentações históricas regionais, inclusas com materiais;
- 3 oficineiros;
- Coletivo dos saberes com 10 indígenas e 02 rezadeiras;
- Coletivo Afro-Brasileiro com 08 integrantes;
- 2 grupos de Cultura Popular locais;
- Coletivo de Capoeira com 08 integrantes;
- 1 grupo de Cultura Popular Nacional;
- Cozinha Show;
- 1 coletivo Geek; e
- 1 Exposição Virtual.
NACIONAIS
Alexandre Pires, Olodum, Zé Ramalho, Monobloco, Teodoro & Sampaio e Sandra de Sá são alguns artistas confirmados para edição 2024 do Festival de Inverno de Bonito.
EDIÇÃO PASSADA
A FCMS sustenta que 2023 mais de 100 mil pessoas curtiram os cinco dias de evento. Naquele ano ocorreram os shows de Paulinho Moska e Maria Gadú, Fafá de Belém, Iza, Emicida, Trio Parada Dura.