Trabalhadoras e trabalhadores da cultura vão se reunir nesta 2ª.feira (11.dez.23) em frente a Prefeitura de Campo Grande para reivindicar o pagamento dos editais de fomento. A manifestação terá início às 8h e os artistas prometem ocupar o espaço caso o diálogo com a prefeita Adriane Lopes não aconteça.
Recentemente, o TeatrineTV denunciou o calote de R$ 6 milhões que a cultura campo-grandense vem sofrendo pela falta de pagamento dos editais do Fundo de Investimentos Culturais (Fmic), Fomento ao Teatro (Fomteatro) e Prêmio Ipê.
Mostramos aqui que Adriane Lopes se utiliza de Incentivos Federais para omitir-se de executar incentivos locais. Nas redes sociais, artistas e técnicos solicitam a publicação urgente dos editais e reforçam a diferença entre os fundos municipais e as leis federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Desde que assumiu a prefeitura, em julho de 2022, a prefeita não executou nenhuma política cultural. Apenas pagou editais lançados em 2021 na gestão de Marquinhos Trad e executou uma emenda federal que se arrastava há dois anos.
Leia também:
- Prefeitura promete lançar 2º Prêmio Ipê em julho
-
Em 1ª reunião com a prefeita, Fórum de Cultura cobra R$ 4 milhões em atraso
-
Conferência de Cultura inicia com manifesto ao calote da prefeita