Logo TeatrineTV
Festival de Bonito

Com vícios e autoritarismo, começa 22º Festival de Bonito

Confira a programação completa do festival cultural que ocorre em Bonito (MS)

Por TERO QUEIROZ • 23/08/2023 • 14:56

Teve início às 8h desta 4ª feira (23.ago.23), o 22º Festival de Inverno de Bonito, que ocorre até o dia 27 deste mês na cidade turística sul-mato-grossense. Veja a programação no final do texto

Esse é o 1º grande festival da gestão de Eduardo Riedel (PSDB) e acumula vícios e autoritarismo.

O festival caiu, de novo, nas mãos do Instituto de Cultura e Desenvolvimento Solidário Máxima Social (OSCIP), terceirizada que emplacou um plano de trabalho de R$ 6,7 milhões para execução da ação cultural

Como mostramos aqui no TeatrineTV, na 3ª feira (15.ago.23), foi divulgada a lista de atrações regionais selecionadas num certame duvidoso, amplamente criticado por diversas classes artísticas. Isso porque, além de vícios internos da Fundação de Cultural (FCMS), ao menos sete pareceristas contratados pela presidente da Máxima Social, a servidora pública de Santa Catarina, Larissa Crepaldi Dias Barreira, sequer existem na internet. São indivíduos que, como apontou um artista de Chapecó (SC), parecem não existir no mundo artístico sulista:

“É, realmente não sou eu, sabe? E me pegou assim, essa similaridade do nome de característica, sabe? É Técnico em Cinema e Audiovisual, é exatamente o cargo que eu ocupo na Fundação Cultural de Chapecó. Eu sou parecerista de editais... É, já fiz editais para estados, para capitais, para grandes cidades aqui de Santa Catarina. Eu fui chamado agora para avaliar em Pernambuco, em Florianópolis, sabe? Mas realmente no Mato Grosso do Sul eu nunca fiz nada, cara. E assim, é muito esquisito que é um nome muito parecido comigo, e a gente acaba conhecendo muita galera e as principais lideranças do audiovisual de Santa Catarina. Eu, nesse momento, estou concorrendo como representante do Conselho Estadual de Cultura. Então assim, é muito esquisito, sabe? É muita coincidência, para ser só coincidência”, avaliou Augusto Zeiser, de 31 anos. 

Zeiser também disse estranhar não haver nenhuma menção ao trabalho de “Augusto Octavio Seiser” no Google. Em disputa eleitoral pelo Conselho Cultural, Zeiser falou que precisará confeccionar uma nota de esclarecimento negando sua ligação com o edital duvidoso em Mato Grosso do Sul. “E o que me estranhou foi que não tem nenhuma outra resposta no Google referente a esse ‘Augusto’ que não seja relacionado ao processo deste edital, sabe? Então, mesmo que o meu documento não esteja sendo usado, é talvez meu portfólio, alguma coisa assim, né? Eu vou fazer até uma nota de esclarecimento que não sou eu, porque como eu estou nesse processo de eleição do Conselho, a gente tem umas certas disputas políticas aqui no estado também. E possivelmente a eleição vai ficar meio que a disputa entre eu e a candidata de Florianópolis, sabe? Então assim, o meu nome está visado no estado inteiro atualmente, então também pode ter alguma coisa nesse sentido... Isso aí não está parecendo muito legal”, completou Zeiser.  

Em 18 de agosto desse mês a reportagem do TeatrineTV solicitou à FCMS, a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e ao chefe de ambas, Marcelo Miranda, o acesso aos currículos dos seguintes pareceristas contratados pela Máxima Social:

  • 1. Parecerista da música: Jorge Luís Alcântara, RG 147.184.359 SSP/SC;
  • 2. Parecerista do Teatro e Circo: Gabriel Sousa Fideles, RG 6118168 SSP/SC;
  • 3. Parecerista da Dança: Flávia Barbosa de Sousa, RG 234785 SSP/SC;
  • 4. Parecerista do Audiovisual: Augusto Octavio Seiser, RG 77.896.235 SSP SC;
  • 5. Parecerista da Moda: Amanda Bitencourt, RG 7698224 SSP SC;
  • 6. Parecerista do Hip Hop: José Carlos Mesquita;
  • 7. Parecerista das Artes Visuais: Maria Emília Mecchi Araújo.

AUTORITARISMO

A empresária presidente da Máxima Social. Foto: Reprodução
A empresária presidente da Máxima Social. Foto: Reprodução

Desde o início da gestão Riedel a bagunça generalizada na FCMS e Setescc é notória. Detalhamos passo a passo aqui, os erros constantes dos orgãos.

Após a queda do ex-chefe da FCMS, Max Freitas, a equipe tucana externou o desejo de pôr fim a supersecretaria e submeter a FCMS aos mandos da Secretaria de Governo (Segov), chefiada por Pedro Caravina, que inclusive, mesmo antes dessa ideia, já vinha batendo o martelo sobre o que podia ou não fazer com o dinheiro da Cultura. A preferência dos tucanos tem sido injetar grosso recurso cultural, exclusivamente na indústria sertaneja

Na raiz da lambuzada gestão cultural tucana, além da ingestão, falta de transparência, também impera o autoritarismo. Já no 1º dia  do Festival de Inverno de Bonito, a presidente da Máxima Social ordenou o ‘corte de cabeças’ de membros gabaritados sugeridos por técnicos da FCMS para organizar ao mínimo o festival. “Não, esse cara não. Pode pagar ele, mas não queremos ele na equipe”, teria dito a chefe da Máxima, contra a decisão de um técnico da FCMS. Quando a empresária do 3º setor tomou essa decisão, o contratado já estava em Bonito sendo jogado de um canto para o outro, porque não havia hotel para o mesmo se hospedar. Ainda assim, o martelo da dona da Máxima Social foi estridente: “Esse cara, não. Tira ele!”, teria decretado, conforme relatos à reportagem.

PROGRAMAÇÃO DO 22º FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO

1º DIA - QUARTA (23.AGO)

ÀS 8H – Teve a apresentação de uma atração de Literatura:

Contação de histórias – Contos de brincar & cantar. De Eduardo Alcântara Ribeiro e Gabrielle da Silva Barros (Edubrincante e Gabrielle Cantante). A apresentação ocorreu no Centro de Educação Infantil Laura Vicuna. Classificação livre.

ÀS 14H30 – Vai ocorre uma apresentação de Circo: Show do Pipokinha – Turma do Pipokinha, que acontecerá na Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 185 – Centro. A classificação é livre.

ÀS 15H – Acontece outra apresentação de Literatura: Contação de histórias – Contos de brincar & cantar de Edubrincante e Gabrielle Cantante. Será no Centro de Educação Infantil Vera Lúcia Figueiredo. A classificação é livre. 

ÀS 15H30 – Acontece uma apresentação de atração da Música: O show ‘Espaço Cultural Bonito MS - Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar’ – será na Praça da Liberdade.

Essa mesma apresentação ocorrerá nos 5 dias de evento. O espaço deve acolher shows de bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap ,música regional e sertanejo. Nesse primeiro dia da programação quem comanda o palco são os artistas Mariel Flores e Eduardo Sanches na Percussão e na sequência a Banda Mataguéw com Izabelê Sovernigo – Voz, Luiz Lazarott – Bateria, Daniel Campos – Baixo e Francis Maragno -Guitarra.

DAS 17H ÀS 21H – Acontecerá a Cerimônia de Abertura  do 22º Festival de Inverno de Bonito, no Palco da Praça, na Praça da Liberdade. A agenda noturna foi subdividida da seguinte maneira: 

  • Às 17h haverá uma apresentação da Orquestra Jovem SESC;
  • Às 17h30 terá uma apresentação de Dança do espetáculo: ‘Os Moura Andrades’, da Cia Storm de Dança;
  • Às 18h30 terá outra apresentação de Orquestra, dessa vez a ‘Raízes da nossa terra – Tambores de Aço Fundação CSN’;
  • Às 19h terá início a cerimônia de abertura;
  • Às 19h30 terá uma apresentação dos ‘Anjos Voadores – Trapézio de voos’;
  • Às 21h terá a apresentação do Show Canta Bonito;
  • E às 22h30, terá outro show musical, de Fafá de Belém no Palco das Águas.

2º DIA - QUINTA (24.AGO)

ÀS 8H terá apresentação de Literatura: Ricardo Aparecido de Lima apresentará na Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira. Ele fará o conto ‘Mala de Viajante’:

“Carrego na Mala histórias que ouvi, vi e vivi. Contadas, cantadas e brincadas, espalhadas pelos cantos, a quem estiver disposto a ouvir e brincar. “Mala de Viajante” é um projeto em busca da memória cultural afro-indígena, colhendo e plantando histórias, brincadeiras e cantigas da cultura popular, tradicional e ancestral, promovendo a experiência da poesia e o imaginário para crianças pequenas e grandes”, diz numa sinopse. 

TAMBÉM ÀS 8H – estará acontecendo outra apresentação de Literatura: Fernanda Reverdito apresenta na Escola Municipal João Alves de Arruda:

“A tataraneta do fundador da cidade, Luiz da Costa Leite Falcão, reuniu diversas memórias familiares dos tempos em que Bonito nem era Bonito. A contação de histórias que realiza é uma apresentação lúdica e poética com objetos, instrumentos musicais, contando estórias que levam o ouvinte a conhecer os longínquos tempos do antigo Rincão Bonito”, promete. 

DAS 9h ÀS 17h – acontecerá o ‘Festival Bonitinho’. Vai ocorrer no CMU, com diversas atividades lúdicas, recreativas e esportivas, numa ação entre a FCMS e a Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A agenda de ações da 5ª feira do Festival Bonitinho foi subdividida da seguinte maneira:  

Das 9h às 11h serão oferecidos espaços para

  • Futevôlei
    Yoga
    Beach tênis
    Futebol
    Trinca de Basquete
    Jogos de mesa
    Recreação Tobogã
  • DAS 15 ÀS 17H HAVERÁ:
    Vôlei de areia
    Futmesa
    Chute a gol, lonas de jogos gigantes
    Tênis de mesa
    Ginástica
    Slackline
    Jogos de mesa

ÀS 14H – ocorrerá uma apresentação de Literatura: Ricardo Aparecido de Lima repete a apresentação “Mala de Viajante”, que reúne contadas, cantadas e brincadas. Será no Lounge Literário.

ÀS 14H30 – Ocorrerá uma apresentação de Teatro: O espetáculo Manual de Barro II – Concerto a céu aberto para solos de objetos, da Arte Riso Cia de Animação, será apresentado na Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 185 – Centro.

ÀS 15H30 – Ocorrerá uma apresentação de Música: “Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”, segue ocorrendo na Praça da Liberdade.

Na 5ª feira a temática do coletivo é “Respirando, Música Liberta” e sobe ao palco a Banda Maraumar com Álvaro Cavalheiro, Márcio Ximenes e Marcos Oliveira e na Sequência Hanna Lopes, voz e violão, acompanhada do baixista Márcio Ximenes e do percussionista Marcos Oliveira.

ÀS 17H30 – acontecerá uma apresentação de Hip Hop: A performance “Timeline: Onde tudo começou – Backstage Of The Soul”, será apresentada na Praça da Liberdade. A proposta versa, por meio da dança, sobre o início e evolução da Cultura Hip Hop.

ÀS 18H – Ocorrerá uma apresentação de Teatro no Assentamento Guaicurus. A FCMS não especificou qual será o projeto apresentado neste horário no Assentamento. 

ÀS 18H – Ocorrerá uma apresentação da Moda: Será o Desfile dos Expositores da Moda com DJ Keertana, na Praça da Liberdade.

ÀS 18H30 – Ocorrerá uma apresentação da Música: Matu Miranda se apresenta no Palco CMU.

ÀS 19H30 – Ocorrerá uma apresentação de Dança: O espetáculo Guadakan, da Cia de Dança do Pantanal, será apresentado na Palco da Praça. Já falamos sobre esse trabalho aqui no TeatrineTV. 

ÀS 20H – Ocorrerá um show musical nacional: A Banda Desejo toca no Palco CMU. 

ÀS 20H30 – Ocorrerá uma apresentação de Teatro: O espetáculo ‘As preciosas’, do Grupo Casa, será apresentado na Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 185 – Centro. Já falamos sobre esse trabalho aqui no TeatrineTV. 

ÀS 21H – acontecerá outra apresentação musical: Renata Sena se apresenta no Palco das Águas.

ÀS 22H30 – Acontecerá um show musical nacional: Paulinho Moska e Maria Gadú cantam no Palco das Águas.

3º DIA - SEXTA-FEIRA (25.AGO)

ÀS 8H – Haverá uma apresentação de Literatura: Ciro Ferreira apresenta ‘Ciro – Boneco Maneco’, na Escola Vitalina Vargas Machado. A proposta é Baseada nos livros de Luís Camargo e apresenta as obras literárias: ‘Maneco Caneco’, ‘Chapéu de Funil’ e ‘Panela de Pressão’. Além disso, contempla textos de Monteiro Lobato.

ÀS 8H30 – Acontecerá outra apresentação de Literatura: Tatiana de Conto Sangalli lança o livro ‘Uma Mulher à Frente de Seu Tempo’, na Escola Falcão. O livro fala sobre Lídia Baís, a primeira mulher artista de Campo Grande.

ÀS 9H – Nova apresentação teatral: O espetáculo ‘Brasil Pequeno’, de Genifer Gerhardt, será apresentado na Praça da Liberdade. A produção de Teatro de Bonecos em Miniatura fala de pessoas que vivem em diferentes regiões do país. Pessoas que Genifer Gerhardt, palhaça e bonequeira, encontrou em viagens pelo Brasil.

TAMBÉM ÀS 9H – Acontecerá um encontro literário: Bate Papo Literário com Henrique Medeiros na Escola BCG. Henrique é poeta e escritor brasileiro nascido em Corumbá (MS). É autor de livros de poemas, contos, crônicas, outros escritos e biografia; faz parte, ainda, de diversas antologias e coletâneas. Imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, é seu atual presidente e ocupa a cadeira de número 10. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (RJ), é publicitário, jornalista e empresário.

9H ÀS 17H – continua as atividades do Festival Bonitinho subdividas da seguinte maneira:

No CMU das 9h às 11h terá:

  • Futevôlei;
    Yoga;
    Beach tênis;
    Futebol;
    Trinca de Basquete;
    Jogos de mesa;
    Recreação Tobogã;
  • Das 9h às 11h30  terá ‘Brincadeiras com Ruano’ – Ruano Filartiga, promoverá uma série de brincadeiras, jogos teatrais, resgatando o prazer do brincar. Para adultos e crianças;
  • Às 14h – haverá uma apresentação performática de dança:
    “Cabeção pelo Mundo”, com Maria Eugenia Tita, dançarina, pesquisadora, que desenvolve um trabalho de criação cênica e pesquisa histórica a partir das danças tradicionais brasileiras. Atuando desde seus nove anos em espetáculos de Antônio Nóbrega, ela circula pelas linguagens da música, teatro e dança. Na performance cênica ela apresenta dentro do Festival Bonitinho o ‘Cabeção’, partindo dos passos dos ritmos
    tradicionais brasileiros como Frevo, Coco e Cavalo Marinho;
  • Às 15h haverá uma interação do projeto ‘Batucando Histórias’.
  • Das 15h às 17h haverá:
    Vôlei de areia
    Futmesa
    Chute a gol, lonas de jogos gigantes
    Tênis de mesa
    Ginástica
    Slackline
    Jogos de mesa

ÀS 15H30 – terá uma apresentação de Dança: Breaking e suas vertentes.

ÀS 16H – Terá apresentação nacional: Mundo Bita.

10H – Terá encontros de Designers e Economia Criativa: 'Bate Papo com Pirilampos do Planeta', no Lounge Literário.

ECONOMIA CRIATIVA – Roda de Conversa Economia Criativa no Lounge da Gastronomia
com Decio Coutinho (Superintendente de Economia Criativa de MS); Equipe Inspirae; Isabella Montello (Sebrae/MS) e Beatriz Branco (Angí Chocolates).

DAS 13H ÀS 20H – Encontro para se pensar a pauta Lgbtqiapn+: Será no Bistrô Danse, na R. Filinto Müler, 185 – Centro. Serão pautas a inclusão e da diversidade, a arte, música e também de resistência. Além disso haverá BallRomm e um Cabaré. As ações foram subdivididas nos seguintes horários:

Às 13h

  • Workshop sobre visibilidade Trans. A FCMS não informou onde esse workshop deve ocorrer. 

Às 14h

  • Abertura oficial do espaço Bistrô Danse. 

Às 14h30

  • Abertura da exposição/vernissage, “Banquinho e violão”.

Das 18h às 20h

  • Abertura do Cabaré com Set Drag, apresentações de Stand-up e Drag Show.

DAS 14h30 ÀS 15h30 – Acontecerão sessões audiovisuais. Serão apresentados na Câmara Municipal de Bonito os seguintes documentários:

  • ‘Arte Resistência’, produzido em Campo Grande, a proposta tem 12 minutos. O documentário mostra o dia a dia do artista visual Leonardo Mareco e o processo criativo de seus lambe-lambes que fazem parte da cultura de arte urbana das cidades e é utilizado como forma de expressão artística. A classificação indicativa é para pessoas acima dos 14 anos.
  • “Asfalto, Becos e Ruas”, produzido em Nova Andradina (MS), trata-se de um documentário de 11 minutos. No enredo é apresentada a trajetória do artista nova-andradinense Lucas Donaire; artisticamente conhecido, 2B. A produção mostra o artista em batalhas de rima, em trajetos de skate e seu processo de composição musical. Assim como o anterior, a classificação indicativa é para pessoas acima dos 14 anos. 
  • “A Cena das Mina – Mulheres no Rap Sul-Mato-Grossense”, documentário de 26 minutos produzido em Campo Grande (MS). O filme traz os relatos de quatro rappers de Mato Grosso do Sul: MC Anarandá, indígena da etnia Guarani-Kaiowá; Mel Dias, artista preta e periférica de Campo Grande; Serena MC, a primeira mulher sul-mato-grossense a chegar no Estadual da Batalha de MCs e SoulRa, artista douradense com mais de 40 mil visualizações no YouTube. “Suas histórias refletem sobre espaços, conflitos e possibilidades que permeiam o gênero musical no estado e na vida pessoal de cada artista”, diz uma sinopse. Assim como no caso dos anteriores, a classificação indicativa do documentário é 14 anos. 

ÀS 14H30 – Outra apresentação de Literatura: Ciro Ferreira, apresenta ‘Ciro – Boneco Maneco’, no Lounge Literário.

ÀS 15H30 – Apresentação seguem as apresentações musicais no Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”, na Praça da Liberdade. A sexta-feira será comandada pelo coletivo de músicos de Bonito sob a temática: “O som, dia de funcionar as máquinas”, com Leonardo Bugalu, voz e violão e Eduan Coelho na bateria. Na sequência vem a Banda ‘’As Máquinas do Seu Antônio com Goga Penha na guitarra, Chicão Xavier no baixo, Alexandre Xavier, voz e Eduan Coelho na bateria.

ÀS 16H – Outra apresentação literária: Henrique Medeiros e Samuel Xavier Medeiros discutem a prosa literária sul-mato-grossense e a história literocultural da Academia Sul-mato-grossense de Letras, no Lounge Literário.

ÀS 17H30 – Haverá apresentação musical: Banda Ecoar apresenta-se na Praça do Marambaia. 
A banda tem o objetivo de unir música e desenvolvimento sustentável da agenda 2030. A banda é formada por vocal e instrumental de alunos do curso de música do Sesc Lageado, sob a direção musical de Keyla Brito, tem como Integrantes: Jhemerson Alonso, Thalita Dias, Iasmim Prates, Maria Clara de Oliveira, Rayssa Aranda, Luiz Felipe Lima, Rafael Gonçalves, Herick Festi e Gustavo Nabhan

ÀS 19H – Terá apresentação de Dança: ‘Luna de Miel’, da LaMira Artes Cênicas se apresenta na Praça do Marambaia.

Luna de Miel retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. Nessa jornada vão passar por inúmeras aventuras que nos farão descobrir que o amor e o humor são os melhores antídotos para as dificuldades.

ÀS 17H – Apresentação literária: Tatiana de Conto Sangalli continua o lançamento de seu livro: “Uma Mulher à Frente de Seu Tempo”, que conta a saga de Lídia Bais. Será no Lounge Literário.

ÀS 17H30 – acontece apresentação de Hip Hop: O Coletivo (I)Marginário apresenta “Peripécias Periféricas” na Praça da Liberdade. A proposta une elementos que sustentam a cultura de rua, refletindo a luta intrínseca em viver à margem da sociedade.

DAS 18H ÀS 20H – Ocorrem diversas ações de Audiovisual: Oficina de Produção de Vídeos de Skate – Aula 1, com  Frederico de Almeida Campos, Elio Angelo e no CMU.

ÀS 18H – Terá o show musical nacional de “Os Gilsons”, na Palco da Praça. 

DAS 18H30 ÀS 21H – Ocorre outra ação de Hip Hop: Hip Hop / Live Paint com graffiti, com Vermeset, Ravnos Rodrigues, Rafael Mareco e BTN. A ação será na Praça da Liberdade. 

ÀS 19H – Apresentação circense “Big Bang – Biolumini”. Será na Praça da Liberdade.

“Inspirado na Teoria do Big Bang, o espetáculo conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, a partir de um pequeno ponto muito denso e quente. Para ilustrar a narrativa, diferentes equipamentos de fogo se combinam com coreografias únicas, explorando malabarismos, acrobacias, equilíbrios e efeitos ilusionistas. Os personagens, assim com a história, evoluem e se transformam, revelando a cada cena roupas e acessórios de fogo bambolês, bastões, claves, saias, asas, coroas. A apresentação conta com música ao vivo com instrumentos de percussão”, promete a sinopse. 

ÀS 20H – Ocorre a apresentação musical de Dora Sanches, no Palco da Praça da Liberdade.

ÀS 20H30 – Será apresentado o espetáculo de Dança, “Silêncio Branco”, da Ginga Companhia de Dança. Acontecerá na Caixa Cênica – Filinto Muller, 1905, Centro. “Silêncio Branco busca romper com o mutismo ensurdecedor da sociedade perante as violações sofridas por milhares de mulheres, colocando em cena as mais diversas fases e ciclos de violência impostas ao feminino”, diz uma sinopse da proposta. 

ÀS 21H – terá apresentação musical de Silveira, no Palco das Águas.

ÀS 22H30 – Terá o show da contara nacional IZA, no Palco das Águas.

4º DIA - SÁBADO (26/08)

8H – Aurineide Alencar, Poetisa cordelista e trovadora da cidade de Dourados (MS) declamará os cordéis “700 Luas em cordel, Crendices do MS e no mundo do Pantanal”, na Praça da Liberdade.

9H – Alessandro Riquelme Ribeiro, contemplado na área do Patrimônio Cultural falará sobre Capoterapia, em forma de dinâmica cultural. Apresentará técnicas de capoeira aliadas ao bem estar dos idosos. Na área do. Acontecerá no CMU.

DAS 9H ÀS 18H – Continua o Festival Bonitinho no CMU. As ações do último dia foram subdivididas da seguinte maneira: 

Das 9h às 11h

  • Futevôlei
    Yoga
    Beach tênis
    Trinca de Basquete
    Jogos de mesa
    Recreação Tobogã
    Tênis de mesa
    Jogos de mesa

15h às 17h


  • Vôlei de areia
    Futmesa
    Futebol
    Chute a gol, lonas de jogos gigantes
    Tênis de mesa
    Ginástica
    Muytai
    Slackline
    Skate
    Jogos de mesa

9h às 11h e das 13h às 16h

  • Brincadeiras com Ruano

16h


  • Dança e Coral do Projeto Garoto Cidadão
    A bordo do Caminhão Palco da CSN, o corpo de Dança e o Canto Coral do projeto Garoto Cidadão de Bonito participarão do Festival Bonitinho com uma bela apresentação de suas crianças para as crianças e adultos presentes, porque “Transformação social, se faz por meio da expressão cultural”.

17h

  • Dança Breaking e suas vertentes

18h

  • Palavra cantada

13H30 – Antônio Marcos Lacerda de Lima (Mestre Liminha), contemplado na área do Patrimônio Cultural repassa seu conhecimento com a “Brincadeira de Angola – Capoeira”, no CMU. 

14H30 – Terá apresentação do espetáculo teatral “O príncipe poeira e a flor da cor do coração”, na Caixa Cênica – R. Filinto Muller, 1905, Centro.

“Um garoto descobrindo o seu primeiro amor… Uma menina obcecada por uma rosa vermelha… Uma andorinha amarela… Uma escola rígida… e uma criança que nasceu diferente.

15H – Aurineide Alencar declama os cordéis ‘700 Luas em cordel, Crendices do MS e no mundo do Pantanal’, na Praça da Liberdade.

15H30 – Seguem as atividades no Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”, na Praça da Liberdade.

Entre Palcos e Música é a temática do coletivo bonitense que tem com os integrantes Daniela De Oliveira (voz), Josimar Trindade (violão), Eduan Coelho na percussão e na sequência vem a cantora Telma Cordeiro que convida Marcia Cordeiro (voz), Beto Cordeiro (voz), Vitor Lima no acordeom, Josimar Trindade, violão e Eduan Coelho na bateria.

16H ÀS 22H continua aberto o espeço LGCTQIAPN+, no Bistrô Danse, R. Filinto Müler, 185 – Centro. As atividades lá foram subdividas da seguinte maneira: 

16h

  • Atendimento ao público;

16h30

  • BallRoon;

18h às 22h

  • Cabaré – palco, DJ, Banquinho e violão, Drag Show;

DAS 16H ÀS 17H –  ocorrem novas sessões audiovisuais na Câmara Municipal de Bonito.

Será exibidas as produções “Dúdú e o lápis cor da pele”, que conta a história de um garoto negro, de um colégio particular da classe média de São Paulo. “Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos”, diz.  A classificação é livre. 

Será exibido também o filme “A coisa tá preta”, média-metragem que mostra como o racismo – velado e explícito – se manifesta nas mais diversas relações sociais e transforma situações cotidianas em desafios a serem superados por pessoas negras. Classificação: Livre

16H – Fernanda Reverdito, contemplada na área da literatura, fará contação de histórias lúdica e poética com objetos, instrumentos musicais, contando estórias que levam o ouvinte a conhecer os longínquos tempos do antigo Rincão Bonito. Será na Praça da Liberdade.

16H – Raquel Naveira e Douglas Diegues estarão no Lounge Literário
conversando sobre suas obras, a influência da fronteira, a linguagem e os caminhos da literatura sul-mato-grossense.

16H – o Coletivo Capoeira, contemplados na área do Patrimônio Cultural,
fazem uma tradicional roda de capoeira conduzida pelo Contramestre Jardel. “Montada com a bateria de instrumentos tradicionais, professores, mestres e alunos se encontrarão para o jogo, vão tocar ladainhas e mostrar seus movimentos e acrobacias distintas dessa arte”, prometem. 

DAS 16H ÀS 19H30 – As ações do Circuito Comunidades chega ao Distrito Águas do Miranda que fica a 70 quilômetros de Bonito. Na comunidade vai rolar circo, dança, audiovisual e música, subdividas nos seguintes horários:

17h30

  • Apresenta-se Luna de Miel – LaMira Artes Cênicas

18h30

  • Será exibido o filme ‘Dúdú e o lápis cor da pele

19h30

  • Ocorrerá um show musical de Leo Verão

17H – Terá a apresentação circense do espetáculo “O Grandioso Mini Cirquin nas Arábias, do Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas. Será na Praça da Liberdade. “O espetáculo tem como ponto central o resgate de números tradicionais de circo... Mesclando o teatro com técnicas circenses, busca em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial, com ênfase na cultura árabe tão presente em MS”, promete a sinopse. 

17H – Gastronomia Prosa e Sabores promove a ‘Roda de conversa – prosa e sabores’, no Lounge Gastronômico, com mediação Chef Paulo Machado.  Convidados: Chef Felipe Caran, Chef Juanita e Chef Sylvio Trujillo
Prato: Banda de pacu sem espinhos na crosta de queijo caipira curado; e farofa crocante de Bocaiúva com maracujá.

17H – Renan Quinalha, contemplado da área literária, fará um bate-papo com João spot e Roberta Stefanello, além de lançar o livro “Novas Fronteiras das Histórias Lgbt+ no Brasil”; os artigos deste livro, divididos em três fronteiras (históricas, territoriais e temáticas), expõem as formas pelas quais as pesquisas LGBTI+ avançam e ampliam a compreensão sobre as dissidências de gênero e sexualidade no país. Com mediação de Henrique Dias.

18H – Será apresentado o espetáculo teatral ‘Miragens do asfalto, do grupo Teatro Imaginário Maracangalha, na Praça da Liberdade. Já falamos sobre esse trabalho aqui TeatrineTV. 

DAS 18H30 ÀS 21H – Continua as ações de Hip Hop:
Hip Hop / Live Paint com graffiti, conduzida por Vermeset, Ravnos Rodrigues, Rafael Mareco e BTN, na Praça da Liberdade.

19H30 – Será apresentado o espetáculo de dança ‘Figural – Maria Eugênia Tita’, no Palco da Praça. “O espetáculo se constrói por meio de um rico vocabulário de movimentos que desencadeia em uma prosa corporal sobre os arquétipos da humanidade. As danças mascaradas somam-se à teatralidade e musicalidade, formando um conjunto de sensações no público: sente-se ora a comicidade e despojamento, ora a solenidade e austeridade”, diz uma sinopse. 

20H30 – Haverá ações de Hip Hop conduzidas pelo ‘Coletivo Subúrbio
A Rua é o palco!’, na Praça da Liberdade. “Carregado de essência da Cultura Hip Hop e exaltando alguns de seus elementos por meio da performance “A Rua é o palco”, o coletivo fará uma viagem no tempo por meio da música, relembrando a história dessa Cultura, diretamente dos Subúrbios e guetos, originária de pretos e latinos que por meio da arte, encontraram novos rumos para seus destinos. Poesia, rap, batalha de rima, breaking e muita música”, diz um texto cedido pela FCMS sobre a ação.

21H – Falange da Rima, contemplados da área da música, apresentam-se no Palco das Águas.

22H30 – o artista nacional ‘Emicida’, fará show no Palco das Águas.

00h30 – Juliana Linhares fecha a noite com o show musical no Palco CMU.

5º DIA - DOMINGO (27.AGO)

9H ÀS 17H – Acontece o Festival Bonitinho no CMU. Haverá circo com o New York Cirkus e muitas atividades recreativas e esportivas subdivididas nos seguintes horários:

9h às 11h


  • Futevôlei
    Yoga
    Beach tênis
    Trinca de Basquete
    Jogos de mesa
    Recreação Tobogã
    Tênis de mesa
    Jogos de mesa

15h às 17h

  • Vôlei de areia
    Futmesa
    Futebol
    Chute a gol, lonas de jogos gigantes
    Tênis de mesa
    Ginástica
    Muytai
    Slackline
    Skate
    Jogos de mesa

DAS 15H ÀS 17H – Acontecerão sessões audiovisuais na Câmara Municipal. Serão exibidos no último dia os seguintes filmes:

  • “Banho de São João nas Águas do Rio Paraguai – “O Ritual de dar banho na imagem do São João é um ato de fé e devoção. Acontece há mais de cem anos nas cidades de Corumbá e Ladário, situadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O Documentário Banho de São João nas Águas do Rio Paraguai narra, por meio da voz dos festeiros, a importância dessa festa, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2021. A festa acontece no dia 23 de junho, véspera de São João, quando a água do rio adquire propriedades mágicas”, diz a sinopse. O filme tem classificação Livre. 
  • O documentário de 20 minutos “Anderson”, com Direção/Fotografia/Montagem de Rodrigo R. Meireles, produção da Abdução Filmes, que tem no elenco Anderson Henrique, Guilherme Augusto, Mirian Barreto. O documentário mostra a situação de um brasileiro de meia idade que tem paralisia cerebral. “Ele foi convidado para fazer um curta metragem e só aceitou se o filme não fosse um drama. Ele conta com o companheirismo de seu irmão e a paixão pelo seu time para tentar atingir esse objetivo”, diz uma sinopse da produção. O filme tem classificação: Livre.
  • O documentário de 28 minutos ‘Trindade’, com Direção/Fotografia/Roteiro: Rodrigo R. Meireles. Produção: Abdução Filmes (Marco Antonio Pereira, Marcelo Lin, Rodrigo R. Meireles), que tem no elenco Maria Trindade da Costa e Vitória Rodrigues.
  • “Trindade ouve os ecos da escravidão desde menina. Agora, é ela quem canta”, diz uma sinopse da produção. A classificação é livre. 

15H – Haverá Contação de Histórias com Guilherme Santos Lemes (Guigas) na Praça da Liberdade.

ÀS 15H30 – Entram no último dia as atividades do Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”, na Praça da Liberdade.

Para encerrar a participação do coletivo de músicos de Bonito, o tema da tarde é “Liberdade Na Cabeça, Música No Coração” se apresentam Conexão das Crew, tendo nos vocais Grz/Mc, Php, Doug Dog e Mks e na sequência quem ocupa o espaço é Criado (voz e violão), João Morel na percussão, Lorena Riquelme, voz e violão e os músicos convidados Rhuan Carlos na voz e violão acompanhado por João Morel na Percussão.

16H – Rubênio Silvério Marcelo fala sobree os costumes e a linguagem da literatura sul-mato-grossense no Lounge Literário.

DAS 14H ÀS 19H30 – Ocorrem diversas apresentações no  Circuito Comunidades no Assentamento Guaicurus. Eis os horários das apresentações no Assentamento: 

14h às 16h

  • Brincadeiras com Ruano;

16h

  • Requebra torto da Cia Apoema;

17h

  • O Circo Chegou, do grupo New York Cirkus;

18h

  • Será exibido o filme ‘Dúdú e o lápis cor da pele’;

19h


  • Canaroots fará um show musical no Assentamento; 

17H30 – ‘Luna de miel’, do Lamira Grupo de Artes Cênicas, se aprsenta na Praça da Liberdade.

18H – Será apresentado o espetáculo teatral douradense ‘Jaity Muro’, na Caixa Cênica – R. Filinto Muller, 1905, Centro. 
“Jaity, na língua kaiowá, significa “derrubamos” ou “derrubemos”. O espetáculo/performance Jaity Muro nasce do desejo de uma criação artística intercultural e parte da experiência pessoal de duas mulheres, uma kaiowá e outra não indígena, com a cidade de Dourados/MS, acreditando na premissa feminista de que “o pessoal é político”. As vivências com o espaço/tempo inscritas no corpo das
performers ganham um espaço de elaboração narrativa, e revelam diferenças e semelhanças entre o espaço urbano douradense e o espaço da reserva indígena”, diz a sinopse do trabalho. 

18H30 – Terá uma apresentação de Hip Hop, do espetáculo
“Cypher Meio Século” – We Love To Rock, na Praça da Liberdade.

19H – Será apresentado o espetáculo “O que sinto por você?”, da Associação Cultural Cia do Mato, no Palco da Praça.
“O espetáculo é resultado do trabalho da Cia do Mato com a bailarina e coreógrafa mineira Rosa Antuña. Por meio de investigações dos corpos e suas narrativas, questões da individualidade são abordadas, evidenciando o corpo social como um organismo completo: por vezes fluido, por vezes em conflito, infixo. Assim, aspectos da ancestralidade são aflorados, de modo a evidenciar histórias enraizadas como meio de respostas para as investigações de quem somos e como existimos, enquanto indivíduos e enquanto corpo social”, diz uma sinopse. 

20H – Trio Parada Dura faz um show no Palco das Águas.

OFICINAS

Rodrigo Avalhaes Marçal ministra oficina de Artesanato regional, que visa presentar a técnica de modelagem em massa-fria na produção de bichos do Pantanal, buscando a valorização da fauna pantaneira.

Matéria-prima: massa-fria (biscuit);

Período: 23 a 26 de agosto;

Horário: 18h às 21h;

Local: Praça da Liberdade/ pavilhão artesanato;

N.º de participantes: 15;

Carga Horária: 12h;

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/massa-fria-biscuit/2109095;

Oficina de Macramê
Demonstrar a técnica de macramê e valorizar a beleza da flora presente no Mato Grosso do Sul.
Ministrante: Isabella Corsini Rezende da Costa
Técnica: macramê
Matéria-prima: fio encerrado e pedraria.
Período: 23 a 27 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Praça da Liberdade/ pavilhão artesanato
N. º de participantes: 15
Carga Horária: 15h
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/preview/106043752768df103e4c5e3b0560f9d2

Oficina de Entalhe em Madeira
Apresentar a técnica de esculpir em madeira, animais da fauna pantaneira.
Ministrante: Nilson dos Santos
Técnica: esculpir
Matéria-prima: madeira
Período: 23 a 26 de agosto
Horário: 8h às 11h
Local: Fundação de Cultura – Rua Pérsio Schaman, s/n
N. º de participantes: 10
Carga Horária: 12h
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/escultura-em-madeira/2109156

Oficina de Viola de Cocho
Apresentar as técnicas de produção artesanal da viola de cocho, buscando valorizar as manifestações culturais tradicionais.
Ministrante: Sebastião de Souza Brandão
Técnica: esculpir
Matéria-prima: madeira
Período: 23 a 26 de agosto
Horário: 8h30 às 11h30
Local: E.E Bonifácio Camargo Gomes – Rua 31 de Março, 1839
N. º de participantes: 10
Carga Horária: 9h

Oficina de Artesanato em Fibras Naturais
Apresentar as técnicas no preparo e produção de peças artesanais utilizando fibras naturais.
Ministrante: João Gomes da Silva
Técnica: trançado
Matéria-prima: fibras naturais
Período: 23 a 26 de agosto
Horário: 8h às 11h – 14h às 17h
Local: Fundação de Cultura – Rua pérsio schaman, s/n
N. º de participantes: 15
Carga Horária: 24h
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/fibras-naturais/2109160

Workshop Moda
Tema: “Brasil Eco Fashion Week: uma reflexão sobre modelos de negócios sustentáveis para a Moda”
Ministrante: Ana Sudano
Data: 25 de agosto
Horário: 19h
Duração: 2h
Local: Sala de reuniões Sectur – Prefeitura Municipal de Bonito. Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780. Centro.
N.º de participantes: 15
Não é necessário fazer inscrição. Comparecer no dia e horário.

Oficina de Fotografia Subaquática
Bonito – Mato-grosso-do-sul destaca-se no cenário internacional por suas águas cristalinas que permitem descobrir um mundo subaquático fascinante. Fazer bons registros fotográficos para compartilhar os momentos vividos sob esse mundo aquático é uma oportunidade de compartilhar as experiências que Bonito oferece e também de encantar novas pessoas. Aprenda os princípios básicos da fotografia, o uso de equipamentos subaquáticos e técnicas de pós-produção para garantir cliques de qualidade.
Ministrante: Luiz Felipe Mendes
Técnica: Fotografia
Período: 24 e 25 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Lounge Literário (24/08)/ Nascente Azul (25/08)
N. º de participantes: 6
Carga Horária: 6h
Inscrição:https://forms.gle/WZUgSb3wgaxHzJv18

8h
Artes Visuais
Gejo Tapuya
Vivência artística: STENCIL ART IN PLANO
Local: Núcleo de Artes Visuais no Instituto Internacional Visão de Vida na Rua das Flores, 1276, Centro

25 e 26/08
8h30 às 10h30
14h às 16h
Arte Educação
Lúcia Mont Serrat Alves Bueno
Local: Instituto Família Legal – Av. Paulo VI, 41 – Bnh (25/08)
Escola BCG – R. Trinta e Um de Março – Centro (26/08)
Oficina de experimentação com aquarela tem caráter introdutório, com a apresentação das propriedades da aquarela e as possibilidades que ela apresenta através da interação com outros materiais. Como componentes criativos, a oficina utilizará a memória afetiva dos participantes e os diversos elementos que compõem o patrimônio cultural da cidade de Bonito – suas lendas, histórias e memórias.

25/08
Dança
09h às 11h
Oficina Danças Brasileiras/Maria Eugênia Tita
Local: CMU (Centro de Multiplo Uso – Av. Paulo VI, 50 – Bnh(Vila Recreio, Jardim Andreia)
O lúdico, o folclore e a consciência corporal são os pilares da oficina “Danças Brasileiras ministrada pela dançarina, coreógrafa e diretora cênica Maria Eugênia Tita. Por meio dos passos de dança de Cavalo Marinho, as danças em redemoinho do Maracatu Rural e movimentações dos Batuques, a professora natural de São Paulo (SP) trabalhará a identificação dos fundamentos e dinâmicas de jogos e brincadeiras dos ritmos, a pluralidade artística e diversidade de linguagens das manifestações culturais do país
A oficina é voltada para alunos de 14 a 50 anos.
São 30 vagas disponíveis. Interessados podem se inscrever pelo
link: https://forms.gle/qRXCqbi6T2HuCjK3A

25/08
9h
Arte Educação
Thaise Paré Dias e Lana Aquino Guedes de Mendonça
Local: Águas do Miranda
A oficina consiste em ensinar o aluno a fazer fotos incríveis usando o celular. Entender e aprender os principais conceitos de uma boa fotografia, saindo do modo automático de fotografar e começando a usar o olhar, ganhando assim, mais controle sobre as imagens que produz. O básico bem feito fará com que o aluno entenda melhor a fotografia e a pratique de forma simples e criativa.

25/08
13h30 às 15h30
Oficina de Teatro
Genifer Gerhardt
Local: Casa da Memória Raída (Rua 29 de maio, 913 – Centro)
Pequenas histórias e encantamentos do olhar
“O que cabe no pequeno? Qual o instante de um olhar? Escuta de histórias e mergulho na miniatura como proposta cênico-poética. O pequeno como portal de grandezas; o ínfimo como portador de encantos. Uma escuta sensível entre participantes com suas histórias e potências, onde cada pessoa sai com uma miniatura criada por si como recordação do momento, das histórias e dos instantes.
A oficina gratuita voltada para professores, arte educadores, artistas de teatro e bonequeiros e demais interessados que tenham afinidade ou curiosidade..
São 30 vagas disponíveis. Interessados devem fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/cPLVKNaEQVorNHj88

25 A 27/08
9h às 12h
Audiovisual
Oficina de Produção de Vídeos de Skate
Frederico de Almeida Campos
Elio Angelo
Cleverson Rojas
Aulas de análise de vídeos, estudo dos principais filmes de skate da história e de MS, técnica de filmagens, aulas práticas com captação de imagens de skate e edição de vídeo em aplicativos para celular.

COZINHA SHOW
DIA 24/08 – QUINTA-FEIRA
Evento de Abertura:
17H – CHEF PAULO MACHADO E CHEF SYLVIO TRUJILLO – Bonito/MS e CHEF SENAC – Docente SENAC – Campo Grande/MS
Prato: COMIDA DE COMITIVA – MACARRÃO PANTANEIRO
Capacidade: 150 pessoas

DIA 25/08 – SEXTA-FEIRA
16H – CHEF LEONARDO ZORNITTA – Docente SENAC – Campo Grande/MS
Prato: Dadinho de abóbora com Queijo Nicola
17H – CHEF VILMA DE OLIVEIRA COENGA – RIO DA PRATA/ ESTÂNCIA MIMOSA – Bonito/MS
Prato: Sopa Paraguaia do Recanto Ecológico Rio da Prata
18H – CHEF CAMILA WILLIG – Docente SENAC – Campo Grande/MS
Prato: Risone de Comitiva

DIA 26/08 – SÁBADO
10H – CHEF CAMILA WILLIG – Docente SENAC – Campo Grande/MS
Oficina KIDS (Crianças de 9 a 14 anos – 35 crianças)
Prato: Cake Pop
16H – CHEF GABRIEL CRISTOFORO – Bonito /MS
Prato: Pintado ao Urucum
17H – RODA DE CONVERSA – PROSA E SABORES
Mediação: Chef Paulo Machado
Convidados: Chef Felipe Caran, Chef Juanita e Chef Sylvio Trujillo
18H – CHEF LEONARDO ZORNITTA – Docente SENAC – Campo Grande/MS
Prato: Mil folhas de mandioca com redução de puchero e crocante de carne seca
Capacidade: 50 pessoas cada oficina
Inscrições: No Local

ESTANDES

10h às 22h
Moda/Gastronomia/Literatura
Local: Praça da Liberdade
Comercialização da moda autoral de MS, Gastronomia e Literatura

10h às 22h
Cidadania
Espaço da Cidadania
Local: Praça da Liberdade
Promover a conscientização, informação e engajamento dos participantes sobre questões relacionadas à cidadania, igualdade, inclusão social e diversidade. O stand terá um espaço interativo e educativo capaz de inspirar os visitantes a se envolverem ativamente em questões relacionadas à Cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

10h às 22h
Patrimônio Cultural
Tenda dos Saberes Tradicionais
Local: Praça da Liberdade
Privilegiando a cultura Indígena e Quilombola a Tenda dos Saberes Tradicionais é um espaço onde será disponibilizado para venda artesanatos e pratos tradicionais. O objetivo é valorizar e dar visibilidade aos saberes e práticas culturais indígenas e quilombolas, promovendo o intercâmbio de culturas presentes no estado Mato Grosso do Sul.

10h às 22h
Literatura
Economia Criativa
Local: Praça da Liberdade
A criatividade das pessoas sempre existirá, assim como sua cultura e história. A partir disso, diversas ideias e expressões culturais e artísticas são eternizadas nos livros. A possibilidade de termos essas sensações durante a fruição, a leitura nos traz. Aqui no espaço é possível apreciar livros de todos os gêneros, dialogar e conviver com outros leitores. No Festival de Inverno a Economia Criativa terá um espaço para venda de livros das seguintes editoras: Editora Arrebol Coletivo – Dourados; Vida Produções – Campo Grande; Editora Elmo Negro – Corumbá; Coletivo QuaC – Campo Grande; Editora Telha e Chiado Books.
10h às 22h
Economia Criativa
Local: Praça da Liberdade
Comercialização de produtos originários

10h às 22h
Artesanato
Local: Praça da Liberdade
Exposição do Artesanato de Mato Grosso do Sul
Espaço Mãos que Criam (demonstração do fazer artesanal dos Mestres artesãos de Bonito e Mato Grosso do Sul)

10h às 22h
Artes Visuais
Exposição Coletiva “Aspectos da Cor”
Terrozin das Artes, Julian Vargas, Dudu Azevedo, Wendel Fontes, James Cáceres, Suélen Becker, Edson Castro, Iuri Dias, Anelise Godoy e Telma Cordeiro
10 às 22h
Artes Visuais
Vivência Artística
Jefferson Recaldi Correa
Celair Ramos Peralta
Elias Brandão de Aquino
Maria Angélica Chiang
Kimberly Weiss Calves
Maria Carolina Ferreira De Sousa
Eliane Fraulob Matos
Luana Taminato Roque
Fernando Anghinoni
Wilfredo Bravo Romero

INTERVENÇÕES

23 a 27/08
9h às 17h
Hip Hop/Graffiti (MG)
Local: R. Cel. Pílad Rébua, nº 1906
Fênix
A artista autodidata Fênix, cujas raízes são uma fusão de ascendência cearense e mineira, utiliza sua arte para honrar essa diversidade cultural. Desde 2016, ela deixa sua marca na cena artística urbana em Minas Gerais. Sua abordagem destaca a força das culturas afro e indígena, transmitindo mensagens de união e equilíbrio. Cada projeto é meticulosamente elaborado para resgatar a essência ancestral e valorizar suas raízes culturais.

25 e 26/08
10h às 22h
Palco Mundo Eletrônico
R. Antônio Aley – Bnh (Vila Recreio, Jardim Andreia)

Sexta-Feira (25/08)
12:00 – André-X vs Nik Ros
14:00 – Fabrício Cabi vs Bruno Lino
16:00 – MURPHY vs MANDRAKS (4Decks)
20:00 – Najja vs Goccia * NEGRITO (Atrações Nacionais)

Sábado (26/08)
12:00 – Lure 13:30 – Hadbox
15:00 – ROSA VENTURA
17:30 – BURN IN NOISE
19:00 – Keertana vs Teruah
21:00 – Yantrax

15h às 20h
Música
Folk na rua
Locais: Ruas e praças de Bonito
Intervenção artísticas de música urbana que pode acontecer a qualquer momento nas ruas de Bonito. Deixe se envolver e se encantar com nossa música, nossos ritmos.


Google News

Tags: Audiovisual, CULTURA, destaque, destaque_principal, Eduardo Riedel, FCMS, Festival de Inverno de Bonito, MARCELO MIRANDA, Mato Grosso do Sul, Oscip, SETESCC

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao