Multiartista sul-mato-grossense é finalista do Prêmio Brasil Criativo
Premiação oficial da economia criativa no País
24 JAN 2023 • POR • 12h08O multiartista sul-mato-grossense, Anderson Bosh, é um dos 3 finalistas na categoria Lideranças Criativas, do Prêmio Brasil Criativo. O vencedor da categoria será anunciado em cerimônia das 18h às 22h desta 3ª.feira (24.jan.23), no Centro Cultural de São Paulo.
Bosh foi indicado ao prêmio pela secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Estado. Ele compete com a proposta "Movimento de Moda e Design de Mato Grosso do Sul – Campo Grande, MS".
Chancelado desde 2014 pelo Ministério da Cultura como premiação oficial da economia criativa no País, o evento que acontece na véspera do aniversário da capital paulista abre o cronograma de atividades de pré-Carnaval da cidade, com apoio da Secretaria da Cultura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, está entre as autoridades confirmadas no evento.
O prêmio chega em sua 4ª edição, nesse ano financiado pelo Ministério do Turismo e proposto pela 3M.
Conforme os organizadores, o objetivo é dar devido reconhecimento aos empreendedores e negócios criativos brasileiros nas áreas de Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Audiovisual, Criação de Conteúdo, Design, Games, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Startups e Tecnologia, além da consagração especial para Líderes, Comunidades e Territórios Criativos. O reconhecimento é realizado pela World Creativity Organization (WCO), comunidade internacional que também promove o Dia Mundial da Criatividade, maior festival internacional colaborativo de criatividade do mundo.
Disputam na mesma categoria que Bosh: João Fernandes Neto – Manaus, AM
e Priscila Gama – DasPretas – Vitória, ES.
Ao TeatrineTV, Bosh comentou por mensagem como chegou a seletiva: “Fui indicado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura do Estado. Depois fui selecionado como finalista pelos curadores". Ele explicou que os curadores avaliaram seu trabalho, ativismo e trajetória junto a arte de MS, principalmente Moda, área em que mais se destacou nos últimos anos.
Os vitoriosos em cada categoria receberão reconhecimento honroso e a produção de uma obra audiovisual sobre sua trajetória. “Ganha um troféu e um documentário feito por eles acerca do trabalho e do projeto principal do cara (artista)”, disse.
Para além de estar feliz com a indicação, Bosh avaliou que trata-se de um conquista conjunta. "Essa não é uma conquista só minha é de toda comunidade artística, cultural, indígena, preta, gay, intersexo, trans, criadores e ativistas que eu represento, a indicação já é em si um grande prêmio”, considerou. E completou dizendo que desde já se sente valorizado. "Reconhecido e grato pela oportunidade de representar e viabilizar a Moda e o Design de MS", concluiu.
QUEM É BOSH?
Bosh tem 32 anos de carreira atuando como ator, diretor, produtor, roteirista, artista plástico, artista visual, maquiador, cenógrafo, figurinista, estilista, escritor, performer e ativista cultural.
É graduado em Educação Artística e Artes Plásticas; Artes Visuais na UFMS e tem complementação curricular em Direção Teatral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também fez Direção Teatral no Colégio de Artes de Laranjeiras – CAL; RJ, emplacou ainda uma especialização em Circo, na Escola Nacional de Circo – RJ. Mais tarde, especializou-se também em cinema, agora na Faculdade Cambury, quando se relacionou com Goiás pela primeira vez. Segundo Bosh, local onde também iniciou o mestrado em teatro.
É autor das obras teatrais: “Uma Moça da Cidade” e “Pelega e Porca Prenha na mata do pequi”, premiadas e realizadas em várias temporadas. As peças tem histórico de circulações nacionais por meio de mecanismos como os Prêmios Funarte EnCena Brasil; Prêmio Funarte Petrobrás de Circulação de Espetáculos, e, uma dezena de aprovações em leis de incentivo à cultura de MS e festivais.
Na noite campo-grandense, Bosh também atuou como Dj Drag Queen e Night Performer. Em entrevista ao MS Notícias, Bosh disse se considerar a drag mais antiga em exercício na Capital sul-mato-grossense.
O multiartista também é ativo participante de coletivos e fóruns de ação para políticas públicas culturais para o teatro, circo, dança, artes visuais e literárias.
Mostramos recentemente aqui no TeatrineTV que Bosh foi dos idealizadores da 1ª Semana da Moda Autoral de Mato Grosso do Sul.