Logo TeatrineTV

Iphan

Completando 86 anos, Iphan retorna ao Minc

14 JAN 2023 • POR • 11h19
Imagem principal

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completou 86 anos ontem (13.jan.2023). A ocasião marcou o retorno do Instituto ao Ministério da Cultura (MinC), recriado pelo Governo Lula (PT).

Em atuação na proteção da diversidade linguística, paisagística e urbanística do Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1937, o Iphan está presente em todas as unidades federativas do país e também contribui com a formação de profissionais capacitados por meio do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (Conceito Capes 4).

Durante as comemorações, o Iphan ressaltou a importância do trabalho de seus departamentos, superintendências, escritórios técnicos e unidades especiais. A autarquia parabeniza, em especial, a sociedade brasileira, que sempre colaborou nos processos de tombamento e registro de bens culturais.

Até outubro deste ano, o Iphan realizará um ciclo de atividades compostas por seminários, oficinas e palestras em comemoração aos 20 anos da Convenção da Unesco de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que desde 2006 faz parte das normativas que regulam e orientam a gestão do Patrimônio Imaterial no Brasil.