Elaboração de projetos culturais será tema de curso em MS
28 DEZ 2022 • POR • 10h55Moradores de Mato Grosso do Sul que tenham interesse em aprender sobre elaboração, gestão de projetos culturais e captação de financiamento por editais públicos poderão se inscrever na formação “Culturae Officinam”, que será ministrada nas cidades de Coxim, Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica e Campo Grande.
De acordo com o organizador da formação, Ariel Albrecht, cada cidade tem 25 vagas disponíveis. Ainda segundo ele, o objetivo é ensinar, por meio de oficinas, pessoas que tenham projetos culturais, mas não sejam necessariamente artistas, a gerir suas iniciativas e captar recursos por meio de editais.
A inscrição pode ser feita por meio deste formulário até o esgotamento das vagas na cidade escolhida. As oficinas serão oferecidas em Coxim, entre os dias 05 e 07 de janeiro; em Alcinópolis do dia 11 a 13 de janeiro e em Camapuã entre os dias 18 a 20 de janeiro.
Já em Costa Rica, o evento será promovido nos dias 25,26 e 27 de janeiro. Em Campo Grande, será do dia 01 a 03 de fevereiro, mas para a Capital as vagas estão esgotadas.
O curso será composto por 20 horas-aulas divididas em três dias de imersão, nos quais os participantes poderão conhecer mais a fundo o funcionamento de um projeto que seja eficiente e tenha capacidade para ter patrocínio público ou privado.
O local e horário de cada oficina será divulgado aos participantes quando todas as turmas estiverem fechadas. A organização será responsável por enviar mensagem ao participante informando tais informações.
O evento é totalmente financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS) e as inscrições são gratuitas. Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis entre os participantes e os itens serão doados para instituição indicada pelo município anfitrião.
De acordo com o organizador, o objetivo é de que cada turma consiga financiar pelo menos um projeto cultural por meio do FIC de 2023. Ou seja, ao final das aulas podem ser elaboradas, no mínimo, cinco iniciativas que participarão do fundo estadual.
“Só pelo FIC eu já elaborei mais de 150 projetos, com 56 aprovados e executados, tanto por pessoas-físicas quanto jurídicas, de direito privado e público também. Meu sonho é que saia de cada oficina pelo menos um projeto cultural contemplado em 2023, ou seja, como são cinco oficinas, aguardo pelo menos cinco projetos”, pontua o organizador.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”.
Antes de sair…
Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!
O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.
Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!