Grupo Casa apresenta peça inspirada em Dom Casmurro
7 DEZ 2022 • POR • 21h20Encerrando a temporada de apresentações do Grupo Casa, a companhia de teatro encena, a partir desta quarta-feira (07.dez.22), às 19h00, o espetáculo Dom Casmurro, baseado na obra homônima do escritor Machado de Assis, lançada em 1899, com direção da atriz Lígia Prieto Tristão.
A peça também será apresentada na quinta-feira (08.dez.22) e sexta-feira (09.dez.22), no mesmo horário e sempre no Sesc Cultura, na avenida Afonso Pena, 2270, no Centro de Campo Grande. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente 30 minutos antes do espetáculo começar.
De acordo com Lígia, que também é diretora do Grupo Casa, a peça faz parte do ciclo de apresentações que incluíram nove encenações de três espetáculos diferentes. Foram apresentadas as peças “Crema” e “A borboleta mais velha do mundo” durante todo o ano de 2022.
Agora, os atores se preparam para encenar uma adaptação de Dom Casmurro, que terá Antônio Junior e Amanda Pessoa como os personagens Bentinho e Capitu, respectivamente.
Segundo Lígia, o texto foi adaptado para que, durante a encenação, sejam colocados pedaços da obra de Tchekov, o dramaturgo russo. Além disso, também serão inseridos anúncios de venda e escravos e o contexto do que acontecia na sociedade quando o livro foi escrito.
“A adaptação tem pequenos enxertos de Tchekov, anúncios de venda de escravos e fatos reais que aconteciam no período, mas fora da ficção, mas tem o caminho principal, que é a história original”, explica a atriz.
Ainda de acordo com ela, a expectativa para as três noites de apresentações estão boas e ela espera por momentos bonitos nesse período.
“Muita gente para além do público efetivo do Casa entrou em contato pedindo informações sobre o espetáculo. Acredito que será uma experiência deliciosa”, declarou.
Além dos atores Antônio Júnior e Amanda Pessoa, e com a direção de Lígia, o espetáculo ainda conta com a iluminação feita por Kelly Figueiredo, com Fernando Averaldo como técnico de vídeo e trilha sonora de Léo de Castro, Giulia Schroder, Vinicius Rocha e Caroline Mazeto.
GRUPO CASINHA E FESTIVAL HUMANIDADES
Dando continuidade às apresentações do Grupo Casa no Sesc Cultura, no sábado (10.dez.22), 15 crianças que fazem parte do Grupo Casinha apresentam o espetáculo “Presente do Passado”, às 16h00.
Ao TeatrineTV, Lígia explicou que a peça foi construída pelas próprias crianças do grupo, sendo que a dramaturgia do enredo é da atriz.
A história de “Presente do Passado” acompanha a história de uma adolescente que foge de casa e viaja para o passado, onde encontra a versão adolescente de sua mãe, fazendo um novo laço de amizade com ela.
Ainda no sábado, mas às 18h00, a turma do Teatro Livre do Grupo Casa apresenta o Festival Humanidades.
Neste espetáculo, 28 alunos do Grupo Casa ocupam o palco para apresentar cenas curtas de criação autoral. Os textos trazem questionamentos sociais, políticos e estruturais e das diversas camadas que compõem a humanidade.
“Esse ano são 28 alunos entrando em cena para finalizar a experiência que vivenciamos neste último ano nas aulas de teatro do Grupo Casa.” conclui Lígia.
Os dois espetáculos de sábado tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados meia hora antes do início das apresentações.