Logo TeatrineTV

Peça sobre luto por avó é apresentada por atriz de Dourados em SP

2 DEZ 2022 • POR • 15h31
Imagem principal

Com um monólogo “Des-çalco”, uma peça teatral construída para lidar com o luto da perda dos avós, a atriz de Dourados (MS), Raquel Stainer, junto com o Grupo 13 Produções, se apresenta neste domingo (4), no Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (SP).

A peça selecionada entre cerca de 50 inscritos para se apresentar no festival é baseada na vida de Maria Benedita, avó de Raquel, que  durante muito tempo lutou ao lado do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para conquistar seu pedaço de chão em Aral Moreira, no interior de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com a atriz, o monólogo foi escrito para honrar a memória da avó, mas também para aprender a lutar durante o luto pela morte dos avós, que faleceram entre julho e agosto de 2021.

“Perdi minha avó para o câncer e não tive oportunidade de me despedir dela. Então, quando cheguei na casa dela após o enterro, senti a vontade de compartilhar com o mundo a mulher maravilhosa que ela foi para mim”, afirmou. 

Raquel Stainer apresentou monólogo "Des-calço" no Festival Sarau no Parque, em Campo Grande

Para enfim expressar o que Maria Benedita tinha sido para ela, a atriz escreveu o poema “Des-calço” que, mais tarde, se tornou a peça de teatro com direção de Antônio Netto, que assim como Raquel, é aluno do curso de Teatro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

“Aquele poema que escrevi se transformou em uma dramaturgia linda que narra a trajetória de minha avó Maria Benedita pelas grandes rodovias do Mato Grosso do Sul”, explica a atriz. 

Apesar de ter estreado em março de 2021 após aprovação para recebimento de incentivo por meio da Lei Aldir Blanc, a pesquisa sobre ancestralidade e processos decoloniais começaram bem antes, durante as aulas da disciplina de Técnicas e Poéticas do Corpo ministrada pela professora Drª Carla Avila da Unicamp/USP, de São Paulo. 

No entanto, com a chegada da pandemia de Covid-19 Raquel teve que lidar com diversos processos durante as fases do luto, já que perdeu seus avós em datas próximas e não pode nem se despedir deles dadas as circunstâncias do momento. 

Em cena de forma solitária, atriz relembra histórias de avó que lutou por terra ao lado do MST. Foto: Divulgação

Dessa forma, a transformação do poema no monólogo foi feita a partir de setembro de 2021 com pesquisas de campo com várias visitas ao Assentamento Santa Catarina em Aral Moreira. 

Lá, a atriz buscou entender  a história por trás da conquista de terra dos seus avós e o desenvolvimento do assentamento desde que foi formado em 1998.

Foram coletados áudios e depoimentos escritos dos moradores da região, com isso deram início na transformação do poema em dramaturgia para as cenas.

Após a pesquisa e a construção de roteiro, a atriz junto com o diretor obteve apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Lei Aldir Blanc, para apresentar a peça teatral em três pontos diferentes da cidade em março de 2022. 

Desde então, o espetáculo também foi apresentado também em Aral Moreira, cenário que inspira o enredo e no Festival Sarau no Parque, em Campo Grande.

Agora, Raquel e Antônio, junto com a equipe da 13 Produções, seguem para o Festival Nacional de Teatro de Piracicaba para representar Mato Grosso do Sul.

PIX SOLIDÁRIO 

A fim de custear a ida para a cidade paulista, o grupo está com uma campanha de Pix Solidário, na qual os apoiadores podem contribuir com qualquer quantia. A arrecadação segue aberta até segunda-feira (05.dez.22). 

A meta é chega a R$ 2.500,00, valor que vai cobrir exclusivamente o custo da viagem. O Festival contempla os selecionados com um valor, mas só é pago 30 dias depois da apresentação. 

Para quem quiser contribuir, os valores podem ser transferidos via Pix usando a chave trezeproducoes13@gmail.com.

“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas.

Antes de sair…

​Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!

O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.

Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no BrasilInvestimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!