Sucesso nacional, musical Cargas D’água estreia em Campo Grande
1 DEZ 2022 • POR • 17h02“Cargas D’água - Um Musical de Bolso” será apresentado nesta 5ª. feira (01.12.22) e 6ª. feira (02.12.22) no auditório 1 do Complexo Multiuso Dercir Pedro de Oliveira na Ufms, em Campo Grande. A classificação é livre e os ingressos podem ser comprados AQUI.
Com direção de Fernandes F. e texto original de Vitor Rocha, o musical tem 80 minutos, com músicas de Ana Paula Villar e Vitor Rocha. Sucesso de público e crítica em 2018, o musical coleciona conquistas como: Prêmio Bibi Ferreira 2018 na categoria Reveleção (Vitor Rocha); Prêmio Destaque Imprensa Digital 2018 na categoria Roteira; Prêmio Broadway World Brazil 2018 na categoria Texto Original (Libreto).
O enredo mostra a saga de um menino que, após perder a mãe, esquece o próprio nome, e passa a ser chamado pelo apelido “Moleque”, maneira como seu padrasto ranzinza o chama.
Certo dia, Moleque (Flávio Rocha) salva um peixe que o padrasto queria comer e o batiza de “Cargas d’água”.
A incomum amizade leva a uma viagem pelo Brasil, a fim de Moleque realizar o desejo de levar seu amigo peixe, que agora vive dentro de um balde, para conhecer o mar. Nesse trajeto, conhece diversas histórias e pessoas, como os artistas Pepita e Charles (Flávia Alarcon e Bruno Pissurno) que o ajudam a lidar com o medo e dar sentido a sua jornada.
À reportagem, Fernandes disse que a ideia de montar a peça surgiu após ele ter assistido a montagem original em São Paulo. “Eu já tinha visto pela internet, um texto que estava provocando uma reação muito grande pelo fato de ser uma coisa inesperada. É o primeiro texto do Vitor Rocha e eu já sabia que estava sendo um sucesso e quando eu assisti, já era a segunda temporada, em um teatro grande, o Teatro Raul Cortez. Eu fiquei apaixonado pelo texto, pela poesia que me lembrou muito Manoel de Barros, Mário Quintana. Saí do teatro pensando: eu já quero montar esse texto”, introduziu.
Determinado a trazer a história para Mato Grosso do Sul, Fernandes foi em busca do contato do autor da obra: Vitor Rocha, que autorizou a montagem da peça pelo projeto de extensão Arrebol Cultural, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “Já fazem três anos. Tínhamos outros projetos e em novembro estreamos esse em Nova Andradina e agora faremos essa temporada aqui, em parceria com a Universidade Federal. A gente pretende viajar com esse espetáculo”, adiantou.
Por se tratar de um projeto de extensão universitária, o diretor contou que a grande alegria é ver a formação de público que o projeto proporciona. “Estamos vendo muitas pessoas vindo ao teatro pela primeira vez, isso nos dá uma alegria imensa. O Arrebol Cultural oportuniza que muitos alunos e pessoas da comunidade façam teatro e também cria essa possibilidade de aumentar o público fiel e pagante de teatro em Campo Grande. O valor arrecadado com os ingressos nos ajuda a pagar os custos da montagem e também o cachê do elenco”, disse.
Responsáveis por viver personagens com sotaques mineiros e nordestinos, os atores fizeram trabalhos de pesquisa indo ao estado mineiro. “Durante o período de ensaio eu fiquei uma semana lá em Minas Gerais andando com a galera de lá e tentando pegar uma visão menos estereotipada do mineirês. O bacana desse musical é que, por ser um musical que fala de vários cantos do país, ele toca a gente, porque a gente conhece alguém que é primo, amigo desses lugares. O que mais me toca é que no final, o público vem falar com a gente e quer ver o que tem dentro do balde”, considerou o advogado e ator Flávio Rocha, que está há 12 anos no Arrebol, onde diz ter conhecido e desenvolvido a prática artística.
A atriz Flávia Alarcon fala sobre o texto do musical, afirmando ser de extrema importância para a cena campo-grandense ter esse tipo de produção. “Quando a gente fala em musical, as pessoas pensam em algo grandioso, como na última montagem, o Mamma Mia. Aqui na nossa cidade é difícil, porque às vezes a gente nem encontra o microfone ideal, porque não tem uma demanda, então Cargas D’água, por ser um musical de bolso, que é pequeno, abre um nicho de produção que facilita a montagem e deslocamento. É um ganho para nós do teatro musical na cena de Campo Grande. É um texto extremamente poético que tem várias nuances e vai contribuir muito para nós e para o público”, analisou.
O ator Bruno Pissurno apostou que a montagem feita pelo Arrebol conseguiu preservar e acentuar a essência da história. “Em Nova Andradina nós conseguimos trazer a essência da história no corpo. É uma história muito bonita, rica, emocionante, é engraçada, emotiva. Em Campo Grande nós vamos conseguir passar isso também”, prospectou.
“Cargas D’água - Um Musical de Bolso” conta com a sonoplastia de Ewerton Goulart, assistência de produção de Thaís Umar, Iluminação de Sirley e microfones de Peterson, da Futura Eventos.
SERVIÇO
O Complexo Multiuso Dercir Pedro de Oliveira fica na Rua Ufms, 287, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Horário: 20h
Ingressos: R$44,00 e podem ser adquiridos AQUI.