Cem pessoas recebem títulos de Dr. Honoris Causa em Campo Grande
14 NOV 2022 • POR • 23h31A Federação das Religiões de Povos de Terreiro de Mato Grosso do Sul Ajô Nilê, por meio da Ordem dos Capelões do Brasil e da faculdade Febraica, titularão cem personalidades com a honraria Dr. Honoris Causa, a partir das 10h, no domingo (20.nov.22), no Armazém Cultural, em Campo Grande (MS). A entrada do evento é gratuita.
Segundo a secretária da Ajô Nilê, Ana Cristina Dias Gomes da Silva (Ekedji Ana de Oyá), a escolha da data é em alusão ao fato de que no dia 20 de novembro também é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra.
Os cem nomes escolhidos tiveram história relevante na Cultura, Saúde, Religião, Educação e Serviço Social na Capital. A outorga é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
“Para a pessoa receber esse título, ela tem que ter um trabalho comprovado, seja na militância dos povos negros, seja na Educação, na Cultura. Dentro da religião, no nosso caso, a maior parte são pessoas do Candomblé, da Umbanda, religião de matriz africanas. Elas têm que ter um trabalho, uma organização, uma associação. Nós temos também a honra de ter a presença do Padre Agenor, que têm um trabalho magnífico com a sua associação”, esclareceu, Ana.
A ideia de promover o evento com o reconhecimento em MS, surgiu quando o presidente da Ajô Nilê, Babalorixá Deamir Ribeiro (Babá Dea), e Ana, foram agraciados com a honraria Dr. Honoris Causa. “A ideia surgiu quando eu, 1ª Secretária da Ajô Nilê, e o presidente Babá Dea, fomos indicados a receber o título Honoris Causa no Rio de Janeiro, na quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias”, contou Ana. Eles receberam a honraria em 24 de junho de 2022.
Diante da grandiosidade do evento, decidiram trazê-lo para o estado, estabelecendo uma conversa com a presidente da Ordem dos Capelães do Brasil, Dr. Elizabeth Lilian Ferraz Vitorino e com o diretor da Ordem do Rio, Dr. Rinaldo Gonçalves Araújo. “Vendo a grandiosidade do evento e a visibilidade, principalmente a nós povos de terreiro, tivemos a ideia de conversar com a presidente Dra. Elizabeth e o Dr. Rinaldo, que é Babalorixá, de trazer para o estado de Mato Grosso do Sul”, contou.
“Então, acertamos com eles, mais do que a outorga que a indicação do título Honoris Causa. Quisemos também trazer para Campo Grande e Mato Grosso do Sul o curso à capelania”, completou, Ana.
PROGRAMAÇÃO
O evento terá início já na 6ª.feira (18.nov.22) com a realização do 1° Curso de Imersão a Capelania Civil do MS, também no Armazém Cultural. O curso será realizado ao longo de todo o dia 18.
Capelão/Capelã é um ministro religioso (para toda e qualquer religião) autorizado por dispositivo de Lei Federal, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII a prestar assistência religiosa em hospitais, presídios, comunidades, conventos, colégios, universidades, corporações militares e outras organizações.
As inscrições para o curso seguem abertas até a 3ª.feira (15.nov.22). Os interessados devem contatar Ana pelo WhatsApp 67 9296-2091, para garantir a vaga. Há uma taxa de inscrição e as vagas são limitadas.
No dia seguinte, sábado (19.nov.22), os participantes do curso imersivo a capelania terão direito a um coquetel às 19h para receberem as titulações de capelães civis.
No domingo (20.nov.22), simultaneamente, a realização das entregas de honrarias DR. Honoris Causa, também acontecerá a 1ª Feira dos Povos de Terreiro de MS, a partir das 10h.
Na feira, serão expostos artesanatos, pinturas, trabalhos de costuras e Moda Afro, bijuterias e artigos religiosos. Os expositores que quiserem se inscrever para expor no local, devem chamar no WhatsApp 67 9296-2091 e falar com Ana até a 5ª.feira (17.nov.22). “Teremos expositores principalmente de expositores voltados à cultura afro. Teremos roupas africanas, quadros, máscaras... Teremos também a Praça de Alimentação com barracas de pastel, Feijoada, que é uma comida tradicional dos povos de matrizes africanas, e o Acarajé”, finalizou, Ana.
APOIOS
O evento conta com apoio do Secretário Max Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Capital (Sectur), que está cedendo o espaço, estrutura de som e palco e a apresentação musical do Grupo Sampri.
O vereador Valdir Gomes (PSD) forneceu as mesas com toalhas para o evento.
O secretário de Cidadania e Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Romero, forneceu estadia em hotel aos quatro representantes da Ordem dos Capelões que vem à MS para formalizar as titulações.
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) também aparece como apoiadora, porém, não conseguimos informações sobre qual está sendo a ajuda fornecida pela mesma.
O diretor da Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto de Assis ofereceu os produtos para um coquetel ao evento.
SERVIÇO
1º Curso de Imersão a Capelania do MS.
- Quando: 18 de novembro;
- Horário: das 8h às 11h. Pausa para o almoço. Retomada das 13h às 17h;
- Inscrições abertas até a 3ª.feira (15.nov.22) pelo WhatsApp 67 9296-2091;
- Local: Armazém Cultural, na Av. Calógeras, 3065 - Centro, Campo Grande.
Cerimônia de titulação dos formandos em capelania
- Quando: 19 de novembro;
- Horário: a partir das 19h;
- Local: Armazém Cultural, na Av. Calógeras, 3065 - Centro, Campo Grande.
Entrega dos títulos Dr (a) Honóris Causa + 1ª Feira Cultural dos Povos de Terreiros MS
- Quando: 20 de novembro;
- Horário: das 10h às 19h;
- Inscrições para expor na feira: até a 5ª.feira (17.nov.22), pelo WhatsApp 67 9296-2091;
- Local: Armazém Cultural, na Av. Calógeras, 3065 - Centro, Campo Grande