Logo TeatrineTV

1ª Semana de Moda Autoral mostra criações do MS para o Brasil

20 OUT 2022 • POR • 12h03
Imagem principal

​A 1ª Semana da Moda Autoral de Mato Grosso do Sul teve início às 19h da ​4ª.feira (19.out.22), no Armazém Cultural, em Campo Grande (MS). O evento​,​ aberto ao público​,​ segue acontecendo até o sábado (22.out.22), com desfiles, exposições, debates, oficinas e venda de peças originais.

Em coletiva à imprensa, realizada na segunda-feira (17.out.22), o coordenador do evento e estilista da Why Not By Gugliato, Luiz Gugliatto disse ao TeatrineTV que a singularidade desse envento está no fato de promover os artistas de casa. “Queremos frisar que ​é moda daqui,​ autoral de MS. O mundo fala disso, é o momento do autoral. Está na hora de mostrar para o Brasil que a gente tem sim grandes talentos, acreditamos que a moda sul-mato-grossense tem esse potencial”, prospectou.

Esse é Luiz Gugliatto. Foto: @teroqueiroz | @teatrinetv

Também na coletiva, o diretor-geral do evento, Anderson Bosh – da Casa de Criações, revelou que a 1ª Semana de Moda Autoral é fruto do coletivo Movimento de Moda de MS, criado em 2020 na pandemia. Na época, Gugliatto e Bosh se uniram à produtora cultural Carol Garcia para traçarem caminhos para o fortalecimento dessa classe artística. “A Carol já tinha comandado anteriormente, na linha de frente, pequenos movimentos em relação a moda, porque pensaram em ter, mas se dilui com o tempo. Pegamos isso e demos uma retomada com foco na moda autoral, aquilo que é produzido aqui, visto aqui, pelo povo daqui, para o povo daqui”, reforçou.

Esse é Anderson Bosh, mostrando uma de suas peças, da coleção "Agênero". Foto: @teroqueiroz | @teatrinetv

Segundo Bosh, a 1º Semana da Moda Autoral de MS se divide em 3 momentos principais: "O 1º momento é formativo, com apoio do Sesi, Senac e Sebrae e do Sesc​. E​ste momento formativo terá oficinas, palestras, rodas de conversa, completamente abertas à população. Principalmente à população da cadeia produtiva de Moda de Mato Grosso do Sul​, os​ profissionais que já estão na área ​e queiram se reciclar​,​ mas com foco nos profissionais que estão começando. O 2º momento são os desfiles. O 3º momento é que serão montadas lojas individuais para cada um dos criadores, para que tenham a experiência de gerir a própria loja nesses 4 dias”, detalhou.

Bosh considerou esse coletivo um ‘embrião meteórico’. “Em 2 anos chegamos a um megaevento desse, coisa que outras linguagens artísticas demandaram de muito mais tempo. Isso demonstra a potência e a potencialidade que a moda tem no estado e no país. São 76 criadores cadastrados no Movimento, e 12 desses foram selecionados para expor e desfilar nesta 1ª Semana de Moda Autoral. Esse é o poder que esse estado tem de criação de moda, precisamos deixar de ser Brasil Central, precisamos ser Brasil. A gente precisa chegar nos litorais e atravessar os mares mostrando nossa moda”, considerou.

Os 12 selecionados passaram pela curadoria da Valéria Arruda e a Melissa Tamassiro, ambas experientes, trabalhadoras do hall da moda de Campo Grande, com expressão e trabalhos na moda no circuito nacional.

Para o diretor o momento do desfile é a oportunidade para os criadores mostrarem suas peças aos espectadores e clientes, mas também a grandes nomes da moda que estarão presentes. “Nós temos profissionais do hall da moda como a Vicenta Perrota, Diego Ares e Regis Puppim, que são grandes nomes da moda nacional e que vão estar aqui olhando, visibilizando isso, levando as características da nossa moda para fora”.

Presente na coletiva, o Secretário de Cidadania Cultura e Turismo (Secic), Eduardo Romero, disse à reportagem que a Moda tem avançado em sua organização. "Em ​todos ​nossos festivais tem espaço específico para a moda.​​ Ainda não ​é o​ ideal​, apesar de termos as rubricas nos editais, a​cho que para avançarmos mais​,​ a proposta seria trabalharmos com microcrédito​ para esses artistas da moda​.  Porque o grande desafio é tirar do papel, bancar o custo. As linhas de créditos é uma ideia que queremos fazer​. A​ Moda está conquistando um espaço cada vez cr​e​scente", considerou Romero.  

À esquerda - Secretário Eduardo Romero, conversa com artista que fazia animação durante coletiva à imprensa em 17 de outubro, para lançamento do evento: "1º Semana Moda Autoral de MS". Foto: @teroqueiroz | @teatrinetv

"Precisamos sim melhorar os instrumentos que a gente tem e são passos que vão ser dados. A Moda tem dado exemplo de organização. Hoje existe um ponto fundamental: o capital de giro. A proposta do microcrédito para a Moda é uma bandeira  que eu defendo", adiantou, observando que essa seria uma proposta a ser discutida com a classe.

ABERTURA

Nesta quarta (19.out.22), às 16h, aconteceu a oficina “Linguagem de Fotografia de Moda'', do conceituado fotógrafo Diego Ares (SP).

Na sequência, no Armazém, ocorreu a apresentação cultural do espetáculo “O encontro de Carina e Genésio”, com o Grupo UBU e shows da Banda Blueasy e DJ Thamys.

Bosh abriu os desfiles às 19h, com sua coleção ‘Agênero’ e ‘Anúmero’. “Chamo assim porque não acredito que roupa tenha gênero. É roupa, é para vestir”, disse.

Modelos com peças de Anderson Bosh. Foto: Higor Maranho
Modelos com peças de Anderson Bosh no backstage. Foto: Higor Maranho

Apresentando 20 peças, às 20h, os modelos de Gugliatto subiram a passarela com peças da inédita coleção ‘Tramas de Verão'. “Uma coleção nova com peças que tem minha pegada de transformar peças sem utilidades em looks originais, minha pegada sustentável”, havia explicado Gugliatto na segunda (17.out), durante a coletiva.

Depois, às 20h30, peças da marca FM, de Fábio Maurício.

Fechando os desfiles desta quarta,às 21h o paulista Fábio Castro, da Touché, apresentou suas peças na passarela.

Fábio havia contado ao TeatrineTV, na coletiva, que trabalha com moda há 10 anos e vive em Campo Grande. Inicialmente, ele só fazia camisetas com temas culturais, depois foi ampliando, fazendo peças femininas e masculinas. Também passou a desenvolver macacões que ficaram muito conhecidos nesta década de trabalho. O designer disse que seu em seu desfile apresentaria a memória de várias peças que fez nesta década. “Apresentarei um apanhado de toda essa trajetória. Montarei looks com peças marcantes nesses anos de trabalho. Neste evento também lançarei uma coleção de 5 estampas chamada ‘Campão’, com uma pegada regional e meio tecnológica”. Fábio também desfilou suas peças na noite desta quarta-feira.

Fábio Castro falou com a reportagem do TeatrineTV na segunda-freira (17.out.22). Foto: @teroqueiroz | @teatrinetv

Com a 1ª Semana da Moda Autoral, Fábio avaliou que Campo Grane e o estado estão tendo a oportunidade de conhecer a qualidade têxtil sul-mato-grossense. “Tem muitas pessoas fazendo peças originais aqui. É uma oportunidade de a população vir saber o que temos de criações aqui. São muitas coisas novas. Além disso, é um momento de intercâmbio entre os integrantes expositores”, disse. Fábio estará com stands no local até o sábado, comercializando peças que variam de R$ 90 a R$ 390.  

Até o próximo sábado haverá mais com modelos vestindo marcas de pelo menos outros 12 artistas sul-mato-grossenses. Entre as grifes regionais, estão: Bocaiúva Moda Inclusiva; FNK; Kaori Confecções; Lidyloo; Lauren Cury; Roupável; Emília Leal Arte NativaInel Classic - Ótica e Joalheria  e a Colab Indígena - com Natielly Terena; Sullivan Terena; Benilda Kadiwéu; Ateliê Terena.

A íntegra da programação:

Em sua primeira edição, o evento conta com o apoio do Sebrae MS, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Sesc, Fecomércio, Sistema Fiems - Senai, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Senac, Boticário, Capivas Cervejaria, Zoom Publicidade, Revista AL.SO, Life Sports, Inel Classic, Multi Comunicação Visual e Gráfica, Bambu Cosméticos, Badulaque e Vaca Azul Produções.

SERVIÇO

A I Semana de Moda e Design de MS acontece de 19 de outubro a 22 de outubro sempre a partir das 19 no Armazém Cultural - Avenida Calógeras, n.º 3065, centro de Campo Grande.

A programação completa da 1ª Semana de Moda Autoral de MS, com palestras, exposições, desfiles e shows, você confere pelo Instagram (@modaautoralms).