Feira da Música terá ciclo de palestra, mentoria com Pena Schmidt e shows gratuitos
5 OUT 2022 • POR • 11h07A segunda edição do festival Campão Cultural, que será realizado a partir do próximo sábado (08.out.22), retoma a Feira da Música, evento voltado para músicos regionais, com palestras, oficinas, mentorias e shows gratuitos.
Com uma extensa programação, que começa no dia 11 e finaliza no dia 15 de outubro, as atividades serão totalmente gratuitas e realizadas em diversos pontos da cidade, mas, em especial, no Armazém Cultural e na Esplanada Ferroviária.
No 1º dia, a programação será feita de forma on-line e os participantes poderão acompanhar em live, a partir das 16h00, um bate-papo de artistas regionais com Clemente Nascimento, apresentador do Show Livre, programa exibido no Youtube com foco em artistas independentes.
Além disso, também haverá, às 10h00, uma palestra com Dani Ribas, consultora do mercado fonográfico que atua em São Paulo pela Sonar Cultural. Para ambas as programações não é necessário fazer inscrição.
Já no 2º dia,12 de outubro, o evento acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), com o workshop: “ Você é uma marca: breading para artistas”, com a consultora do Rio de Janeiro, Thaty Moura, às 14h00.
Na programação noturna será apresentado o painel “Cadeia Produtiva da Música Autoral Independente de MS'', com Demetrius Hernandes, às 19h00. A inscrição para as duas atividades podem ser feitas por meio deste link.
Na quinta-feira (13.out.22), às 10h00, no Estúdio Fábrica, será realizada uma mentoria para artistas regionais com Tadeu Patolla, que vem diretamente de São Paulo para ministrar a palestra.
Já à tarde, às 14h30, Léo Moraes apresenta a palestra "Composição e Criação Musical" e, às 15h45, é a vez de Paulo Vaz apresentar o painel "Produção Artística, Produção e Mercado Fonográfico".
O Sebrae também participa da Feira de Música, com a palestra "Empreendedorismo Musical", que será apresentada às 17h00.
Além disso, está programado um painel com Pena Schmidt e outros agentes da música do Estado. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A noite termina com show da Anaradá. No mesmo dia, a cantora Ariadne abre a apresentação da MC Tha, a partir das 23h30,no Vitrine Show.
No dia 14 de outubro, Tadeu Patolla continua dando mentoria para artistas e bandas regionais, no Estúdio Fábrica, a partir das 9h00.
No Armazém Cultural, a programação também inicia às 9h, com a oficina "Luz, Câmera, Ação: Os segredos do audiovisual", com Cléverson Rojas.
Ainda será apresentado o painel "Conceitos do blockchain e NFT para música" com Demetrius Hernandes, às 14h30.
Às 15h45, Carol Daves, de Minas Gerais, apresenta a palestra: "Como funciona a curadoria de festivais e editais". Ela será acompanhada por mulheres que fazem música no Estado.
O painel sobre a integração artística entre MS, Brasil e América Latina fica por conta do pesquisador em música e jornalista Rodrigo Teixeira, às 17h00.
À noite, a partir das 18h45, Barral Lima, também de Minas Gerais, apresenta um painel explicativo sobre como circular pelos ambientes on-line e off-line e rentabilizar as produções musicais.
Para encerrar este dia da feira, a banda Darhew se apresenta, às 19h45, no Armazém Cultural.
Além desta banda, no mesmo dia, a Codinome Winchester abre o show da banda do Espírito Santo, Supercombo. A apresentação será na casa de shows Garagi CG, a partir das 23h30.
As inscrições para as atividades que serão realizadas durante o dia 14 devem ser feitas por meio deste endereço.
O último dia de feira será realizado no sábado (15.out.22), a partir das 14h com a abertura do evento, no Armazém Cultural.
Neste dia serão três palestras voltadas para os aspectos da música e produção local. Às 15h00, a consultora Renata Gomez, de São Paulo ministra a palestra "Perspectivas do online e offline para romper barreiras".
Já às 16h45, Pena Schmidt fala sobre suas impressões e o que pode ser feito para que a música local seja cada vez mais forte na produção artística.
No mesmo sábado, o jornalista e pesquisador de música local, Evandro Higa apresenta o painel "Músicas e Fronteiras em MS". O encerramento será feito com a apresentação do maestro Martinelli, Beth e Bethinha, Gersão Tradição, Jakeline Sanfoneira, Franke e Alzira.
Ainda são atrações a cantora Llez, que se apresenta no Armazém, às 17h00 e a batalha de bandas que será realizada na casa de show Garagi, às 18h00.
Os interessados em participar de alguma atividade neste último dia de feira, devem realizar sua inscrição por meio do link.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”
Antes de sair...
Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!
O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.
Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!