Em 1º show internacional, Jakeline Sanfoneira leva chamamé para a Argentina
1 OUT 2022 • POR • 16h51Com uma carreira de mais de 30 anos, a campo-grandense Leila Siqueira, mais conhecida como Jakeline Sanfoneira, se apresenta nos dias 7 e 8 de outubro, no 1º Festival de Integração Cultural Vila Guilhermina, na Argentina.
Ao TeatrineTV, ela confessou que a expectativa para apresentar o chamamé sul-mato-grossense para os argentinos está grande, já que esse é o seu 1º show internacional e também é a 1ª vez que ela visita o país vizinho.
“A expectativa está grande. Espero que minha música agrade a todos por lá”, pontua.
Ainda segundo ela, o convite para se apresentar no Festival partiu do radialista Orivaldo Mengual, que apresenta o programa “A hora do Chamamé”, na Rádio Educativa FM, que tem o intuito de difundir a cultura desse ritmo musical. O programa é conhecido tanto no Brasil como no Paraguai, Argentina e Uruguai.
A artista lembra que a proposta de tocar no festival surgiu há dois anos, porém, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi suspenso e será realizado este ano. O show conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
“Eu fiquei grata pela oportunidade, mas sei que é uma responsabilidade muito grande representar a música de MS, ainda mais agora que Campo Grande é considerada a Capital do Chamamé”, afirma.
Um outro ponto ressaltado por Jakeline é a existência de poucas mulheres que tocam sanfona e chamamé, sendo que em toda sua carreira ela afirma que se encontrou com uma delas quando tocou em Rio Brilhante, no interior de MS.
Entretanto, a cantora afirma que nunca viu isso como algo difícil e sempre foi muito bem acolhida pelos instrumentistas e cantores homens.
“Eu nunca me senti constrangida por isso, não. Sou amiga de todos os músicos e nunca me senti rejeitada, muito pelo contrário: as pessoas me apoiam muito, inclusive quem me acompanha são três homens”
Depois de tocar na Argentina, o próximo evento bastante esperado pela cantora é o pré-lançamento de seu mais novo álbum de chamamé, que será realizado no dia 06 de novembro.
O evento será um grande churrasco, já que a cantora aproveitará para comemorar mais um ano de vida e contará com a participação de diversos talentos da música local, como Gregório e Grupo Fronteira e Luciane Chamamezeira.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”
Antes de sair...
Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!
O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.
Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!