Logo TeatrineTV

Discutindo inclusão, Sesc Cultura apresenta teatro às cegas

29 SET 2022 • POR • 13h54
Imagem principal

Com o objetivo de refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade e nos espaços culturais, o Sesc Cultura promove a partir desta quinta-feira (29.set.22), uma oficina sensorial e uma peça teatral às cegas voltado tanto para as pessoas deficientes visuais quanto para videntes, ou seja, aqueles que enxergam. 

A oficina sensorial será realizada hoje , às 18h30 e, também, neste sábado (01.out.22), às 15h00. Durante a atividade será proposto que aqueles que enxergam fiquem vendados a fim de participarem e terem as percepções parecidas com aqueles que não veem. 

O workshop é gratuito, porém, são disponibilizadas 50 vagas por dia, sendo que tanto na quinta-feira quanto no sábado a proposta será a mesma, com práticas de acessibilidade, roda de conversa, dinâmicas sensoriais e um jogo de perguntas e respostas. 

Ainda dentro da proposta de pessoas videntes passarem por uma experiência parecida com as da pessoa com deficiência visual, atores cegos encenam a peça “O que os olhos veem o coração sente?”. Serão duas apresentações: uma na sexta-feira (30.set.22) e outra no sábado (01.out.22), sempre às 19h00, no Sesc Cultura. 

Assim como no workshop, quem for vidente e quiser acompanhar a peça teatral precisará fazê-lo vendado, já que além de um espetáculo, esta também é uma experiência sensorial na qual sentir faz parte do contexto. 

Em cena estarão os atores Jefferson Messias, Luiz Alberto, Nivaldo Santos, Monique Lopes e Cristiane Tiecher, todos deficientes visuais. 

Ao TeatrineTV, o diretor do espetáculo, Alexandre Melo explicou que o público será convidado a colocar uma venda assim que chegarem ao local e, depois de passarem por diversos obstáculos, chegará ao seu lugar com o auxílio de uma equipe. 

Durante o espetáculo, sons, vozes e cheiros chegarão a eles dando a sensação de que fazem parte da cena. Essa dinâmica sensorial é essencial para compreensão da trama.

O enredo acompanha a vida de Lucas, que acaba ficando cego e precisa aprender a lidar com essa nova realidade e se adaptar dentro da sociedade para seguir nesta jornada. O público acompanhará não somente a reabilitação do personagem principal, mas como de todos os outros à volta de Lucas, que também precisaram compreender como esse processo acontece. 

O evento é promovido pelo Sesc Cultura em parceria com o Instituto Cultural Vale e com o Instituto sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac).

Atualização:

A cobertura fotojornalística da apresentação do espetáculo nas sexta (30.set.22) no Sesc Cultura. Eis a galeria de imagens:

https://www.flickr.com/photos/196584307@N02/albums/72177720302657966

“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas

Antes de sair…

​Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!

O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.

Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no BrasilInvestimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e Cultura é o poder dos povos!