Com 24 atrações, Sarau no Parque inicia neste domingo em Campo Grande
1 JUL 2022 • POR • 22h26Com música, teatro, manifestações populares, dança e exposições, o Festival Sarau de Cidadania e Cultura no Parque inicia às 16h do próximo domingo (3.jul.22) no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande (MS). Ao todo, 24 atrações artísticas integram a abertura do Festival.
A programação completa foi divulgada nesta sexta-feira (1º.jul.22), pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), patrocinadora do evento (veja abaixo).
O TeatrineTV contextualiza: o Sarau no Parque é um festival que terá 25 edições ( de julho a dezembro de 2022), financiado com recursos da "Cidadania" ao custo de R$ 3,5 milhões — verba essa que será administrada pela OSCIP: Instituto de Cultura e Desenvolvimento Solidário Máxima Social, da servidora pública de Santa Catarina, Larissa Crepaldi Dias Barreira. A Oscip pega o montante global para 'organizar o festival' em nome da Secic. Isso é: contratação de artistas, alimentação, transporte e toda a logística física de montagem de palcos e etc, são contratadas pela Oscip. A Secic fica com o papel de fiscalizar a execução. Essa é uma prática legal que 'desburocratiza' esses tipos de ações. Já mostramos aqui no TeatrineTV, entretanto, que apenas a Máxima acaba levando os certames em Mato Grosso do Sul há pelo menos 7 anos. A administração diz que a Oscip Máxima é a única que se inscreve.
SELEÇÃO DOS ARTISTAS
As primeiras 24 atrações do Sarau no Parque foram selecionadas por ordem de inscrição. Ainda estão sendo aceitas inscrições de artistas interessados — para fazê-la, clique aqui e preencha um dos formulários.
PROGRAMAÇÃO
De acordo com a Secic, no domingo, a animação no palco principal ficará por conta da banda Kzulo, e dos artistas Fernandinho Duarte, Maná do Céu, Nano Elânio, Kelly Zerial, Jerry Espíndola, Márcia e Thelma Cordeiro, todos da Música. Não está clara qual será a ordem de apresentação de cada um deles. A Secic divulgou cards com início das apresentações às 16h, sem definir que horas cada um dos músicos se apresentam. Veja abaixo:
Leo Mareco entrou na categoria de Artes Visuais, com a exposição de Lambe-Lambe:
Tatiana de Conto fará uma contação de história da “A Ararinha Ansiosa”, então, ela entrou na categoria 'Teatro'. Nós não localizamos cards dela.
Rachel fará uma Performance, na categoria Drag/Show:
Grupo Memória fará uma roda para manifestação popular, integrando a categoria 'Capoeira'. Nós não localizamos cards deles.
Também haverá stands dentro do Festival Sarau, com a exposição dos seguintes artistas:
Bia Barros, da Associação dos Artesãos do MS (Artems), Sindicato do Artesão MS, da Associação dos Microempreendedores do MS (AME), artistas da Praça do Artesão de Campo Grande (artesanato); Companhia Par (Oficina de dança de salão); Cleiton Ambrósio e Sulivan Terena (Moda e Design); Economia Criativa e Escola Mães de Luz (Gastronomia); Wenceslau Oliveira com exposição de acervo (Artes Visuais); Coletivo Tarja Preta (Literatura) e Cinecafé (Audiovisual).
O objetivo do evento, como já disse o secretário de Cultura, Eduardo Romero, é democratizar e integrar ainda mais a arte e a cultura às políticas públicas de cidadania que a Secic desenvolve. “O sarau é a oportunidade de um espaço que versa sobre a ocupação dos espaços públicos, parques da cidade, que são locais que precisam ter opções de atividades de cultura e lazer, integração social e, também, de ressignificação dos encontros, principalmente nesse período de quase pós-pandemia”.
FESTIVAL
Além do próximo domingo (3), estão previstas outras quatro edições do sarau em julho, nos dias 10, 17, 24 e 31. A Secic está com o credenciamento de artistas abertos. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição simplificado que está disponível no site www.secic.ms.gov.br, clicando no banner relacionado ao evento. O cachê é nivelado, de R$ 1 mil, por ações de 15 à 25 minutos no caso de ações de palco. As exposições ficam com os lucros das vendas dos seus produtos, sem ônus.
Fizemos uma reportagem em vídeo onde Romero explicou que o Festival acontecerá de julho a dezembro. Veja AQUI.
Dúvidas e informações podem ser sanadas por meio do telefone (67) 3316-9321 ou e-mail, saraunoparque@secic.ms.gov.br.