Após mobilização de artistas, Governo investe R$ 240 mil na Mostra Boca de Cena
1 JUN 2022 • POR • 13h03A mobilização de muitos meses do Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande e também de integrantes do colegiado de Circo, fez com que o governo de Mato Grosso do Sul entendesse a importância da realização de um dos principais eventos artísticos, extinto no 2º mandato da gestão de Reinaldo Azambuja: A Mostra Boca de Cena.
Após muita luta, a classe teatral e circense conseguiu um apoio financeiro de R$ 240 mil (equivale a um cachê sertanejo) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), para a realização de apresentações de 20 espetáculos que devem acontecer nos dias 24 e 25 de junho, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande (MS). De maneira gratuita à população, a Mostra deve divulgar em breve uma programação detalhada que inclui espetáculos adultos e infantis de teatro e circo.
De acordo com um banner disponibilizado na internet nesta quarta-feira (1º.jun.22), antes das apresentações deve ocorrer um seminário, programado para os dias 17 e 18 de junho. O encontro virtual e presencial deve, segundo o anúncio, servir para debater os rumos da Cultura em Mato Grosso do Sul, que como já mostramos aqui no TeatrineTV, segue sendo castigada após anos da gestão tucana,
O Boca de Cena ocorreu pela última vez em 2018 e naquela época era considerado um "Festival consolidado", tendo como objetivo ocupar ruas, praças, escolas e espaços artísticos da Capital com dezenas de apresentações que incluíam muitos artistas do interior. Tamanha era a potência do Festival, que acabava provendo intercâmbio de artistas e a formação de plateia.
Apesar disso, desde 2018 o governo esqueceu dos deveres com a Cultura, retomando o diálogo somente neste ano eleitoral de 2022.
Ainda assim, para que a Mostra se tornasse realidade nesse ano, a FCMS explicou que diante de seu quadro reduzido de funcionários e alta demanda, a entidade não poderia "organizar a Mostra".
Conforme apurado, diante disso, os coletivos organizados de teatro de circo trabalharam de maneira voluntária realizando dezenas de escutas aos colegas para que enfim se chegasse a programação.
O TeatrineTV acompanha os próximos passos da Mostra que deve levar muito conhecimento, entretenimento e reflexão para a sociedade campo-grandense.