'Esse show está salvando minha vida', diz cozinheira fã de Xande de Pilares
Apresentações de grupo local, orquestra e sambista carioca reuniram milhares de pessoas no Parque das Nações Indígenas
28 ABR 2025 • POR TERO QUEIROZ • 15h41
Submetida a uma escala intensa de trabalho de 2ª a 6ª-feira , a cozinheira Albanisia Matos Santos, de 55 anos, chorou, cantou e gritou durante o show do carioca Xande de Pilares junto com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, realizado na noite de domingo (27.abr.25), no Parque das Nações Indígenas, na capital sul-mato-grossense.
"Eu trabalho todos os dias, de segunda a sexta. Geralmente, o dinheiro só dá para as contas, então, não tenho acesso. Esse show hoje está salvando minha vida do cansaço. Eu amo o Xande, sei todas as músicas dele. Eu vim do Jardim Paulista e cheguei aqui 16h. O dia de hoje vai ficar marcado na minha vida", disse Albanisia em entrevista ao TeatrineTV, agradecendo aos organizadores pela gratuidade do show.

Antes do astro subir ao palco, Albanisia sambou com o trio Sampri. "Só samba gostoso elas tocaram. Estou toda suada porque dancei sozinha. E essa orquestra, é linda de ouvir. Caraca, eu nunca imaginei que gostaria de ouvir música desse jeito aí, só tocada", comentou.
Ansiosa por ouvir o astro, a cozinheira gritava: "Xande, cadê você? Eu vim aqui pra te ver", apelava ao pé do palco, à frente de uma multidão que começava a ocupar os arredores da lagoa do Parque das Nações.
Em determinado ponto, o próprio maestro Eduardo Martinelli, que comandava a Orquestra Sinfônica, destacou a paixão de Albanisia. "Xande já vem. E, Xande, tem alguém aqui que te ama mais que todos. Alguém bem especial", descontraiu.

Por volta das 19h, Xande subiu ao palco para cantar com a Orquestra. Na ocasião, Xande executou o show "Xande Canta Caetano" uma homenagem ao destaque da Música Popular Brasileira (MPB).
Albanisia celebrou o astro, ainda mais quando Xande decidiu cantar alguns sambas que o fizeram se tornar um astro do gênero Brasil afora: "Eu amo ele porque ele canta sobre nossa realidade, nossa vida: sou pobre, preta, trabalhadora, sofredora, mas cheia de amor. Eu queria que vocês falassem para ele, que ele saiba que eu amo o Xande e a música dele, porque elas falam sobre tudo o que eu vivo, na minha comunidade, na minha rotina de trabalho", declarou Albanisia.

Por fim, a fã revelou qual seria o maior sonho naquela noite. "Eu queria poder abraçar ele. Sei que vai ser difícil porque tem essa multidão aqui, mas eu queria muito poder abraçar ele e o agradecer, pelas muitas vezes que me animou a seguir lutando", completou a trabalhadora.
O SHOW

O trio Sampri, formado por irmãs campo-grandenses com duas décadas de carreira, abriu o show com releituras de Gilberto Gil e sucessos da música brasileira, além de composições próprias. A Orquestra Sinfônica, regida por Eduardo Martinelli, apresentou peças clássicas e canções populares, incorporando instrumentos tradicionais da música regional.
Xande de Pilares subiu ao palco para interpretar sucessos autorais e faixas do álbum "Xande Canta Caetano", vencedor do Grammy Latino. O cantor também homenageou Arlindo Cruz e encerrou a noite com sambas.

Os shows foram patrocinados pelo Vivo Música, via Lei de Rouanet Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), do governo federal. A organização também contou com o apoio local da Fundação de Cultura (FCMS) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
VIVO MÚSICA
O Vivo Música tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento no Brasil. Com shows gratuitos ao ar livre, o projeto convida grandes nomes da música brasileira para tocar com orquestras, em misturas inéditas entre o popular e o erudito.
Em dois anos, o projeto já passou por Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Campinas. Os shows reuniram nomes como Adriana Calcanhotto, Nando Reis, Matheus Fernandes, Martinho da Vila, Mart'nália, Samuel Rosa e Israel & Rodolffo. Junto com orquestras locais, já levou mais de 140 mil pessoas aos shows, milhares de visualizações nas transmissões ao vivo, impactando mais de 64 milhões de pessoas nas redes sociais.