Logo TeatrineTV

LA BRYSA IRRITA!

Mãe de La Brysa busca apoio para trâmites do sepultamento da artista; ajude!

MC é ícone do freestyle no Centro-Oeste brasileiro

9 JAN 2025 • POR TERO QUEIROZ • 19h14
Imagem principal
La Brysa durante Batalha do Liga Breaking em 2022. Foto: Tero Queiroz

Jéssica Moraes de Souza, mãe de Laysa Moraes Ferreira, de 30 anos, conhecida como La Brysa, busca apoio para realizar os trâmites de translado e sepultamento do corpo da filha. La Brysa foi encontrada morta nesta 5ª.feira (9.jan.25), nas águas do Rio Cuiabá, nos arredores da Capital mato-grossense, onde ela morava. A artista havia desaparecido no dia 3 de janeiro.

Natural de Três Lagoas (MS), La Brysa é um ícone do freestyle no Centro-Oeste brasileiro. Fez carreira em Campo Grande (MS) e se mudou para Cuiabá em 2023, com o objetivo de ampliar sua carreira no Hip Hop. Ela era conhecida pela frase: "Quando eu disser La Brysa, vocês dizem: irrita!". Isso porque, ela foi pioneira e quebrou muitos tabus que ainda persistem em relação à participação das mulheres nas batalhas de MC's.

MOBILIZAÇÃO

Desde o seu desaparecimento, a buscas foram intensificadas após uma campanha nas redes sociais, que pressionou as autoridades cuiabanas. Amigos e familiares também utilizavam as redes para tentar obter informações sobre seu paradeiro.

Pouco antes do corpo de La Brysa ser encontrado, um card foi compartilhado, solicitando ajuda para que a mãe, Jéssica, pudesse se deslocar até Cuiabá.

Diante da descoberta do assassinato de La Brysa, o card também pode ser utilizado para realizar contribuições financeiras para apoiar Jéssica nos custos do sepultamento e demais trâmites para a despedida de sua filha. Veja os detalhes do card: 

ATO CONFIRMADO 

Como mostramos aqui, ontem (8.jan.25), a página Frente de Mulheres da Cultura Hip-Hop de Mato Grosso (FMHHMT) anunciou um ato de mobilização para sexta-feira (10.jan.25). Durante o evento, serão realizadas intervenções artísticas cobrando respostas das autoridades — ontem o objetivo era cobrar respostas sobre o paradeiro de La Brysa, agora sobre a descoberta de quem a matou.

"Fica confirmado para amanhã o ato na Praça Alencastro às 17h30. Contamos com a presença de toda a comunidade do Hip Hop para homenagearmos a memória de nossa La Brysa e pedirmos justiça", disse a FMHHMT no Instagram. Além disso, algumas mulheres do Hip Hop pediram o fim do assassinato de mulheres e da culpabilização das vítimas com narrativas falsas. Veja as publicações:

@@NOTICIA_GALERIA@@

CARREIRA NO HIP HOP

Com 12 anos de experiência nas rimas e 8 nas batalhas, La Brysa começou sua jornada em 2016, quando conquistou sua primeira vitória em uma batalha de rap. Desde então, acumula 310 troféus e títulos. 

Sua dedicação ao movimento a levou a se destacar no The Big Cypher of Campão, na Capital sul-mato-grossense, onde permaneceu por três anos, colecionando vitórias, como o prêmio de "Sangue e Conhecimento" na Liga Breaking.

La Brysa foi vencedora da 'Batalha Vai Ser Rimando', promovida pelo cantor e compositor Emicida. Ela possui cerca de oito anos de trajetória em batalhas de rima. Inclusive, o TeatrineTV a entrevistou na edição do Liga Breaking 2022, realizada em Campo Grande (MS), ocasião em que ela conquistou o terceiro lugar no pódio, sendo a única mulher na competição. Entre os trabalhadores da Cultura Hip Hop, a artista é vista como um ícone.

Com uma carreira consolidada, La Brysa foi semifinalista estadual e pioneira nas cyphers femininas de Mato Grosso. Ela também é ativa nas plataformas digitais, com seu próprio canal no YouTube e diversas músicas lançadas.

Além de lançar um EP e vários singles, La Brysa é uma das responsáveis pela crescente cena Hip Hop em MT, com destaque para a Cypher Resistência e Resiliência.

La Brysa foi uma das artistas mais relevantes com residência em MT, estando entre as melhores na Alencastro 9 Anos e no topo do ranking das batalhas locais.