Logo TeatrineTV

HIP HOP

Ícone do freestyle, MC La Brysa está desaparecida

'Ela foi embora de MS em busca dos sonhos', disse a irmã da artista

8 JAN 2025 • POR TERO QUEIROZ • 21h15
Imagem principal
La Brysa é considerada desaparecida no MT. Foto: Reprodução

Laysa Moraes Ferreira, de 30 anos, conhecida como La Brysa, lenda do freestyle no Centro-Oeste brasileiro, está desaparecida desde 3 de janeiro. Nesta quarta-feira (8.jan.25), já se completam cinco dias sem informações sobre o paradeiro dela.

Segundo apurado, a artista, que é natural de Três Lagoas (MS), estava vivendo em Cuiabá (MT). Familiares disseram que ela foi vista pela última vez no bairro Santa Isabel, onde morava desde 2024.

Segundo a Polícia Civil, Laysa estava com o cabelo raspado, mas não há outros detalhes, como a roupa que ela usava no dia.

A irmã da vítima, Maria Júlia Moraes, disse ao g1MT que a jovem parou de responder às mensagens da família. Após isso, ela entrou em contato com amigos de Laysa para saber se estava tudo bem, mas ninguém conseguiu falar com ela. Maria Júlia informou que a vítima não possui nenhum familiar na capital mato-grossense.

La Brysa foi vencedora da 'Batalha Vai Ser Rimando', promovida pelo cantor e compositor Emicida. Ela possui cerca de oito anos de trajetória em batalhas de rima. Inclusive, o TeatrineTV a entrevistou na edição do Liga Breaking 2022, realizada em Campo Grande (MS), ocasião em que ela conquistou o terceiro lugar no pódio, sendo a única mulher na competição. Entre os trabalhadores da Cultura Hip Hop a artista é vista como um ícone. 

"Ela foi embora de MS em busca dos sonhos. Nós estamos anestesiados, mas temos fé de que, independentemente de tantas coisas ruins acontecendo, vamos encontrá-la", falou a irmã ao site do Grupo Globo.

Nas redes sociais, amigos, familiares e colegas se mobilizam em busca de informações sobre o paradeiro de La Brysa.

A página Frente de Mulheres da Cultura Hip-Hop de Mato Grosso (FMHHMT) organizou um ato de mobilização para sexta-feira (10.jan.25), em que farão intervenções artísticas cobrando respostas sobre o paradeiro da artista. “Em coletivo, definimos que é muito importante nos mantermos mobilizadas. Todo dia conta. Até termos nossa amiga em segurança, ficaremos vigilantes”, disse em uma publicação no Instagram. Eis:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por FMHHMT (@mulhereshiphopmt)

CARREIRA CONSOLIDADA

Com 12 anos de experiência nas rimas e 8 nas batalhas, La Brysa começou sua jornada em 2016, quando conquistou sua primeira vitória em uma batalha de rap. Desde então, acumula 310 troféus e títulos.

Sua dedicação ao movimento a levou a se destacar no The Big Cypher of Campão, em Campo Grande (MS), onde permaneceu por três anos, colecionando vitórias, como o prêmio de "Sangue e Conhecimento" na Liga Breaking.

A artista também brilhou ao vencer a Batalha Vai Ser Rimando, promovida por Emicida em seu canal na Twitch, consolidando-se como uma das referências do rap nacional.

Com uma carreira consolidada, La Brysa foi semifinalista estadual e pioneira nas cyphers femininas de Mato Grosso. Ela também é ativa nas plataformas digitais, com seu próprio canal no YouTube e diversas músicas lançadas.

Além de lançar um EP e vários singles, La Brysa é uma das responsáveis pela crescente cena Hip Hop em MT, com destaque para a Cypher Resistência e Resiliência.

La Brysaé uma das artistas mais relevantes com residência em MT, estando entre as melhores na Alencastro 9 Anos e no topo do ranking das batalhas locais.