Encontros e exposições marcam imersão artística em MS
Ações ocorreram de fevereiro a outubro nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Dourados
25 NOV 2024 • POR ALY FREITAS • 13h35O programa de imersão artística 'NAUS', encerrou suas atividades em outubro com ações realizadas em três cidades de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, foram três ciclos de atividades realizadas ao longo 2024. O primeiro ciclo, uma imersão artística, ocorreu em fevereiro e reuniu 6 artistas sul-mato-grossenses em Corumbá: Ana Mallmann, Antigodoy, Brenda Postaue, Da Mata, Melissa Aguiar e Tom Kyo.
Na ocasião, os artistas-imersos participaram de uma roda de conversa no ateliê-casa de Gena Barreto e Rubén Darío. Na mesma semana, visitaram às instalações da Embrapa Pantanal, o Quilombo da Família Ozório, conheceram a Bolívia fronteiriça e produziram desenhos de observação do Rio Paraguai.
A imersão resultou na exposição 'Deslocamento como ritual', realizada em abril no espaço cultural Casulo, em Dourados. A vernissage contou com o show 'Te amo, mas preciso ir embora', de Fernanda Ebling com participação de Maurel Stein.
"Também como parte do ciclo, desenvolvi uma oficina no Moinho Cultural com crianças e adolescentes chamada 'Exercício para uma outra paisagem', com participação especial da artista Eliane Fraulob", explicou o produtor e curador do projeto, Elias de Aquino.
No segundo ciclo, Elias de Aquino ministrou a oficina 'Alicerce reimaginado: práticas emancipadoras de curadoria', no espaço cultural Casulo. A ação resultou na exposição 'Entre lugares', realizada em junho no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS/MS), em Campo Grande. O encerramento da exposição contou com o set do DJ Julio Prodigy.
Por fim, em sua última etapa, o projeto 'NAUS' ocupou a Casa da Memória Beneficiência Portuguesa de Corumbá com a exposição 'Horizonte circular'. A ocasião contou com apresentação musical de Nan Matos e pintura ao vivo feita por Kim Matos.
O projeto Naus foi realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e apoio da Embrapa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Espaço Cultural Casulo, Capivas Cervejaria, Casa da Cultura Beneficiência Portuguesa e Grupo de estudos e pesquisas sobre arte latino-americana (GEPALA/UFMS).
Mais informações podem ser obtidas no Instagram @nausimersao.