Logo TeatrineTV

'CORDELTECA ITINERANTE'

Cordelista viaja 400km em kombi para receber homenagem no Paraguai

Moradora de Dourados (MS), Aurineide se dedica a divulgar a literatura de cordel pela América do Sul

13 NOV 2024 • POR ALY FREITAS • 17h14
Imagem principal
Foto: Divulgação

A cordelista Aurineide Alencar embarca na 5ª.feira (14.nov.24) rumo à cidade paraguaia de Hernandaria, onde será homenageada pela Academia Paraguaya de Literatura Moderna (APLM).

No evento, que acontecerá no café literário La Tobateña e contará com a presença de escritores e autoridades locais, Aurineide será nomeada 'Visitante Ilustre' do município de Hernandarias e receberá o título de 'Madrina de Honor' da APLM. 

O reconhecimento se deve a sua contribuição à literatura popular por meio do projeto 'Cordelteca Itinerante', uma Kombi adaptada como espaço cultural recheado de livros de cordel, onde Aurineide promove o gênero pouco conhecido no âmbito latinoamericano. 

Para receber a homenagem da APLM, Aurineide percorrerá mais de 400 quilômetros a bordo da Cordelteca, viagem apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, Sindicato Municipal dos Trabalhadores de Dourados e pelos vereadores Sérgio Nogueira e Elias Ishy. "Aproveitarei essa viagem tão especial para levar a Cordelteca Itinerante a algumas escolas paraguaias, uma maneira de fazer um intercâmbio cultural com as crianças e adolescentes locais", detalhou a cordelista, que ao retornar a Dourados fará uma parada em Foz do Iguaçu (PR), para apresentar o projeto em escolas paranaenses.

Foto: Divulgação Com a Cordelteca Itinerante, Aurineide atravessará a fronteira para receber homenagem | Foto: Divulgação

QUEM É AURINEIDE

Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, Aurineide vive em Mato Grosso do Sul desde os 18 anos. É professora aposentada da rede pública de ensino de Dourados e Mestre em Literatura pela Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai. Sempre teve a literatura de cordel como parte de sua produção artística, sendo conhecida por adaptar conteúdos escolares ao estilo cordel. Ao longo dos anos, ela também participou de diversos concursos literários, lançando seu primeiro livro, “Nas Veredas do Cordel”, e ingressando na Academia Douradense de Letras. Atualmente, tem se dedicado a levar o cordel para as novas gerações, principalmente para as crianças e jovens, como uma ferramenta de aprendizado e de contato com a cultura popular.