Logo TeatrineTV

1960 A 2023

'Cine Subaé', livro sobre o cinema de Caetano Veloso, é lançado em MS

Conhecido mundialmente por suas músicas, no início da sua carreira Caetano atuou como crítico de cinema

19 OUT 2024 • POR TERO QUEIROZ • 12h24
Imagem principal
Cine Subaé: Escritos sobre cinema (1960 - 2023) está disponível na livraria Hámor, em Campo Grande (MS). Foto: Tero Queiroz

O livro "Cine Subaé – escritos sobre cinema (1960 – 2023)", obra que reúne textos e reflexões de Caetano Veloso sobre o cinema, será lançado às 19h deste sábado (19.out.24), na Hámor Livraria em Campo Grande (MS).  

Rodrigo Sombra, um dos organizadores do livro e professor do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conduzirá um bate-papo na livraria nesta noite.  

A obra, também organizada por Claudio Leal. No livro, a dupla compila 64 textos, sendo 46 inéditos, além de 12 entrevistas e 76 fragmentos sobre filmes e diretores.

Conhecido mundialmente por suas músicas, no início da sua carreira Caetano atuou como crítico de cinema, influenciado pelas experiências vividas nas salas de cinema de Santo Amaro e Salvador.

20241018 _MG_1842Organizado por Claudio Leal e Rodrigo Sombra, 'Cine Subaé' documenta a influência do Cinema Novo, do cinema norte-americano, do neorrealismo italiano e do existencialismo francês na formação cultural de Caetano Veloso. Foto: Tero Queiroz

Em 'Cine Subaé' há críticas feitas por Caetano na década de 1960, publicadas em veículos como o Archote, além de colunas, entrevistas e depoimentos que revelam suas preferências e reflexões sobre a sétima arte.

O livro apresenta também detalhes acerca de movimentos cinematográficos, como o Cinema Novo e o neorrealismo italiano, e como esses impactaram na formação cultural de Veloso ao longo de seis décadas.

A orelha do livro, assinada pelo cineasta Orlando Senna, destaca a relevância das críticas de Veloso, que dialogam com nomes marcantes do cinema, como Federico Fellini, Glauber Rocha e Woody Allen. Além disso, a coletânea traz três argumentos inéditos de filmes nunca realizados pelo compositor, que possui uma carreira cinematográfica que inclui a direção de "O Cinema Falado" (1986) e a composição de trilhas sonoras para outros filmes.

@@NOTICIA_GALERIA@@

Na introdução do livro, Caetano compartilha memórias da sua juventude no Cine Santo Amaro, evocando a paixão que sempre teve pelo cinema e o papel central que ele desempenhou em sua vida e obra.

SERVIÇO

Para mais informações, acesse: Hámor Livraria no Instagram.