É falso que Beto Pereira vai acabar com programa de inclusão em Campo Grande
Vídeo distorce fala do candidato sobre o PRIMT e gera confusão entre eleitores
3 OUT 2024 • POR REDAÇÃO • 17h29É falsa a alegação de que Beto Pereira, candidato a prefeito de Campo Grande pelo PSDB, pretende acabar com o PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). Essa fake news foi amplamente disseminada em grupos de WhatsApp, gerando confusão entre os eleitores às vésperas das eleições. O conteúdo foi produzido com o objetivo de prejudicar a campanha do candidato em um momento crítico do pleito.
A informação falsa foi verificada pela agência de checagem TTVChecaZap, por meio do projeto "Diversidade nas Redações 3: Desinformação e Eleições", promovido pela Énois e com patrocínio do Google News Initiative. A investigação da agência concluiu que o vídeo que circula nas redes sociais é enganoso, pois distorceu uma fala do candidato tirada de contexto.
Entenda o caso
Nos últimos dias, um vídeo com o título "Beto Pereira quer cortar o PRIMT – Programa que ajuda as pessoas vulneráveis da Cidade. Crueldade com quem mais precisa" foi amplamente compartilhado. O vídeo traz uma fala de Beto Pereira, em que ele menciona a suspeita de que o programa estaria sendo utilizado como "cabide de emprego", desviando-se de seu propósito original.
"Tem uma outra metade que custa caro para o município [...] tem três milhões vazando pelo ralo todo mês", disse o candidato durante uma reunião política. No entanto, opositores utilizaram essa fala fora de contexto como argumento para sugerir que Beto pretende extinguir o PRIMT, o que não é verdade.
A rápida disseminação da desinformação levou eleitores a acreditarem que, se eleito, Beto Pereira poderia encerrar o programa. Contudo, o candidato, por meio de nota enviada à reportagem, negou as alegações e reafirmou seu compromisso com o PRIMT: "Não vou acabar com o PRIMT e, sim, com a folha secreta que existe hoje em Campo Grande. O Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho, antigo Proinc, é um importante instrumento social e de recolocação no mercado de trabalho de campo-grandenses", afirmou Beto.
Além disso, em um vídeo de esclarecimento, o candidato reforçou sua posição: "Aos divulgadores de fake news de plantão, a última fake news é que eu irei acabar com os PRIMTs. Não é verdade. O que nós iremos fazer é justamente potencializar o PRIMT para quem realmente precisa e realmente está trabalhando. Nós vamos acabar com a mamata daqueles que têm o PRIMT só para dar apoio político", declarou.