Rose Modesto promete triplicar valores de editais e resgatar 'FUNDAC'
Candidata foi sabatinada pelo Fórum de Cultura da Capital sul-mato-grossense
18 SET 2024 • POR TERO QUEIROZ • 17h10Na noite de terça-feira, 17 de setembro de 2024, Rose Modesto (União Brasil) foi sabatinada pelo Fórum de Cultura de Campo Grande (FCCG). Assista no topo.
Além de Rose, compareceram na sabatina Camila Jara (PT) e Beto Pereira (PSDB), a única convidada que faltou foi a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), que já tem fama de ‘caloteira’ entre os trabalhadores da arte campo-grandense.
Ao longo de 1h, as mediadoras do debate — Jessika Rabello e Angela Montealvão — fizeram perguntas aos candidatos por meio de sorteios.
Durante a sabatina, Rose se comprometeu a destinar 1% do orçamento da sua gestão para a cultura e a triplicar os valores dos editais do Fundo de Investimentos Culturais (FMIC) e do Programa de Fomento ao Teatro (FOMTEATRO). Os valores atuais estão congelados em R$ 4 milhões a uma década.
A professora e ex-deputada federal também se prometeu trabalhar em conjunto com os artistas a escolha do chefe da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura — semelhante a antiga Fundac — autarquia descontinuada na gestão de Marquinhos Trad. A candidata disse que por não ter ‘amarras políticas’ vai ter autonomia para indicar um nome qualificado para as funções.
Assista a participação de Rose Modesto na sabatina da cultura em Campo Grande:
Ao final do encontro, o coordenador dp Fórum de Cultura, Vitor Samúdio fez a leitura de uma carta em que elencou diversos compromissos que os três candidatos presentes acataram cumprir caso sejam eleito ou eleitas.
Ao longo da sabatina Rose também alfinetou candidatos que tem a 'máquina' e que fazem perseguição a sua candidatura se utilizando de 'fake news.
PROPOSTA À CULTURA NO 'PAPEL'
A reportagem analisou a coocorrência entre o discurso de Rose Modesto na sabatina, e o que há de concreto nas suas propostas de governo de iniciativas executivas que adotará para fortalecer a arte e cultura na Capital sul-mato-grossense.
No documento, a candidata faz diversas propostas gerais e pouco claras prometendo revitalizar a cultura, arte e esporte em Campo Grande. Ela acaba juntando o esporte e cultura num mesmo pacote de propostas. Rose não menciona no conjunto de propostas qualquer iniciativa de aumento de valores nos editais.
Rose prometeu implementar mecanismos de monitoramento e avaliação que garantam transparência e eficácia nas ações culturais da cidade.
No tópico "Fomentar a cultura, ar te e lazer de forma integrada e coletiva" a candidata promete implementar as seguintes políticas públicas:
- Eventos itinerantes: Realizar eventos de arte, lazer e economia criativa em todas as regiões de Campo Grande, abrangendo música, dança, artesanato, audiovisual, patrimônio cultural, literatura, design, gastronomia e culturas étnicas.
- Levantamento de espaços: Identificar e revitalizar espaços que sediaram atividades culturais contínuas, promovendo sua reabertura.
- Inclusão de pessoas com deficiência: Garantir participação ativa e igualitária em eventos culturais e esportivos, com investimento na adaptação de espaços e atividades inclusivas.
- Apoio a festivais: Fomentar festivais e eventos culturais, esportivos e gastronômicos que atraiam turistas e promovam a cultura local.
Em acordo com a promessa feita em seu discurso na sabatina, Rose declarou no documento que irá "Implantar a Fundação Municipal de Cultura", autarquia que usará nas seguintes políticas públicas:
- Fortalecimento do Patrimônio Cultural: Ampliar ações de recuperação do patrimônio cultural, com campanhas de educação patrimonial nas escolas e revitalização de monumentos e equipamentos culturais em Campo Grande.
- Fomento à arte pública: Promover a arte pública e comunitária para fortalecer a identidade cultural e a coesão social nas diversas regiões da cidade.
- Retomada de editais de fomento: Reativar editais de fomento cultural para estimular a realização de eventos que valorizem a arte e a cultura locais.
Rose não prometeu desmembrar o Turismo da Cultura, mas em um dos tópicos diz que vai "Implantar um setor especial para o desenvolvimento do turismo", equipe que será responsável pelas seguintes ações :
- Promoção do turismo local: Incentivar o turismo em todas as suas vocações, captando eventos nacionais e internacionais para fortalecer a economia local e o trade turístico.
- Captação de eventos: Apoiar e promover eventos gastronômicos, esportivos e artísticos que atraem turistas e divulgam a cultura local.
A candidata garante em dos tópicos de sua proposta de governo que irá "Assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso igualitário às oportunidades artísticas, culturais e esportivas, através de adaptações e políticas inclusivas", no entanto, ela não detalha no documento como fará isso.
Em seu documento, Rose sugere que fará uma gestão conjunta entre Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Ela dedica a maior parte das suas propostas a iniciativas que adotará para o esporte. A impressão, que não está efetivamente declarada, é que Rose tentará resgatar algo semelhante a Fundação Municipal da Cultura, Esporte e Lazer - Funcesp - que existiu em 2003 e teve Américo Ferreira Calheiros como chefe da autarquia. Leia a íntegra do documento.