Portador da Bossa Nova para o mundo, Sérgio Mendes morre aos 83 anos
Ícone lançou 35 álbuns, foi indicado ao Oscar e faturou 1 Grammy e dois Grammys Latinos
6 SET 2024 • POR TERO QUEIROZ • 17h39O músico carioca Sérgio Santos Mendes morreu aos 83 anos na 5ª.feira (5.set.24), em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava.
A morte foi confirmada por sua família, que informou que ele 'faleceu em paz', cercado por sua esposa Gracinha Leporace e filhos.
Apesar de não cravar a causa, a família disse que o artista estava sofrendo com um caso de Covid de longa duração, enfrentando problemas respiratórios desde o final de 2023.
Ele sagrou-se como um dos nomes mais respeitados da música, considerado o 'portador da Bossa Nova para o mundo'. Ao longo de 60 anos de carreira ele lançou 35 álbuns, foi indicado ao Oscar e faturou 1 Grammy e dois Grammys Latinos.
TRAJETÓRIA
Mendes nasceu em Niterói (RJ). Sua formação foi em música clássica e, ainda jovem, montou um grupo de jazz. Nos anos 60, com o surgimento da Bossa Nova, criou o "Bossa Rio Sextet", que rapidamente conquistou popularidade no Brasil. Ele gravou o LP "Você Ainda Não Ouviu Nada", com arranjos de Tom Jobim, e logo ganhou destaque internacional, realizando turnês pela Europa, Oriente Médio e Japão.
Em 1962, participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, ao lado de figuras como João Gilberto e Stan Getz. Após mudar-se para a Califórnia, produziu o aclamado álbum "Brasil 66" com Herb Alpert, e a faixa "Mas Que Nada", de Jorge Ben, se tornou um sucesso mundial, marcando o primeiro hit em português a entrar no top 5 da Billboard.
O carioca continuou sua carreira com turnês ao redor do mundo, incluindo apresentações na Casa Branca e colaborações com artistas como Gilberto Gil. Em 1993, recebeu um Grammy por "Brasileiro" e, em 2006, lançou "Timeless", com participações de The Black Eyed Peas, Stevie Wonder e Justin Timberlake.
RECONHECIMENTOS
Sua influência também se estendeu ao cinema; em 2011, atuou como produtor musical executivo da animação "Rio" e deu voz a um personagem do filme, trabalho que foi indicado ao Oscar em 2012. Em 2015, Mendes realizou uma turnê global e se apresentou no Rock in Rio para mais de 100 mil pessoas. No ano seguinte, colaborou na canção "Se Liga Ae" para a Olimpíada de 2016.
Recentemente, lançou o documentário "Sergio Mendes: In the Key of Joy", disponível no Prime Video.