Logo TeatrineTV

ENSINO SUPERIOR

Coordenador pede exoneração do curso de Teatro da UEMS; 'falta de estrutura'

2 SET 2024 • POR TERO QUEIROZ • 12h47
Imagem principal

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, solicitou em 23 de agosto, exoneração da coordenação do curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O anúncio foi feito por meio de uma carta direcionada a diversos setores da universidade, incluindo a Reitoria.

Na comunicação, o coordenador expressou que sua decisão foi motivada por a UEMS não lhe oferecer suporte estrutural e operacional necessário para o desenvolvimento efetivo das atividades de coordenação.

Segundo o comunicado, a falta de respaldo adequado tem prejudicado o desempenho das funções e afetado sua saúde mental e profissional.

Bessa ressaltou ainda que sua escolha visa preservar sua capacidade de continuar contribuindo para os cursos de Teatro, Dança e do PROFEDUC da universidade, bem como para as atividades acadêmicas, orientações e pesquisas.

O coordenador destacou que a sua decisão foi tomada após uma cuidadosa consideração das condições atuais e da necessidade de garantir a eficácia das atividades acadêmicas e o bem-estar pessoal.

A exoneração revela que a gestão da UEMS não tem oferecido suporte adequado e dispensado recursos necessários para a fruição do curso de Teatro na unidade. 

A reportagem do TeatrineTV solicitou respostas acerca do processo de transição e a escolha de um novo coordenador, porém, até a publicação desse conteúdo a UEMS não respondeu aos nossos questionamentos.

Enquanto isso, alunos da unidade lamentam a situação e a maneira como é tratado o curso de Teatro e Dança na Universidade. “A angústia é em relação a não ter secretário acadêmico. A gente recebeu a informação hoje que teremos um coordenador da gestão antiga, ele vai assumir novamente, mas nós queríamos muito que tivesse um secretário acadêmico. Apesar disso, até agora não foi atualizado nada em relação a isso. É uma sacanagem fazer voltar a gestão antiga porque tem um conflito interno, de política”, lamentou um acadêmico. 

Caso se concretize o que foi informado pelo acadêmico, o coordenador do curso será Osvanilton de Jesus Conceição, mais conhecido pelo nome artístico -Tom Conceição. Ele é Doutor em Artes Cênicas, Intérprete-criador, Encenador e Docente-pesquisador no Curso de Teatro e no Curso de Dança da UEMS. Possui pesquisas e produções artísticas sobre Teatro Negro, Teatro de Rua, Danças Populares Regionais e Teatro de Formas Animadas com ênfase em práticas corporais com Máscaras Expressivas.