Logo TeatrineTV

ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA

Confira a lista de premiados na 23ª edição do Prêmio Grande Otelo

O grande destaque da noite foi Pedágio, dirigido por Carolina Markowicz e 'O Sequestro do Voo 375', de Marcus Baldini

29 AGO 2024 • POR TERO QUEIROZ • 15h37
Imagem principal
Ruy Guerra, Zelito Vianna, Cacá Diegues, Othon Bastos, Lucy Barreto, Walter Lima Jr. e Antonio Pitanga. Crédito: Davi Campana

A 23ª edição do Prêmio Grande Otelo, anunciou na 4ª.feira (28.ago.24), na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, os premiados pela Academia Brasileira de Cinema como as melhores produções e talentos da indústria cinematográfica.

O evento, transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema, celebrou os destaques do cinema e da TV nacional, com a apresentação de Dira Paes e Toni Garrido.

O grande destaque da noite foi Pedágio, dirigido por Carolina Markowicz, que levou os prêmios de Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O filme O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini, conquistou o maior número de troféus, totalizando seis, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Jorge Paz, além de prêmios nas categorias de Montagem, Direção de Fotografia, Efeito Visual, Som e Direção de Arte.

Outra grande estrela da noite foi 'Mussum: O Filmis', que, além de conquistar o prêmio de Melhor Primeira Direção de Longa-metragem para Silvio Guindane, viu Aílton Graça ser reconhecido como Melhor Ator por sua atuação no filme. O longa também levou prêmios de Melhor Maquiagem e Melhor Figurino, celebrando o talento e o esforço de toda a equipe envolvida.

A cerimônia também foi marcada por uma homenagem especial ao Cinema Novo, em celebração aos 60 anos das exibições de 'Ganga Zumba', 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' e 'Vidas Secas' na 17ª edição do Festival de Cannes. Nomes icônicos do movimento, como Cacá Diegues, Zelito Viana, Ruy Guerra, Lucy Barreto e Walter Lima Jr., foram aplaudidos de pé em reconhecimento às suas contribuições fundamentais para o cinema brasileiro.

VENCEDORES DA NOITE 

Lista Completa dos Vencedores – Prêmio Grande Otelo 2024

HOMENAGEM AO CINEMA NOVO 

A cerimônia também celebrou o Cinema Novo, marcando os 60 anos do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol. Cineastas como Cacá Diegues e Ruy Guerra foram homenageados, com apresentações musicais que relembraram trilhas sonoras icônicas.

A presidente da Academia Brasileira de Cinema, Renata Almeida Magalhães, destacou a mudança de nome da premiação e a importância histórica do Cinema Novo. O secretário Municipal de Cultura do Rio, Marcelo Calero, enfatizou a resiliência da indústria audiovisual brasileira.