Show 'Rita Proibida' destaca letras censuradas pela Ditadura Militar
Artista campo-grandense apresenta na 6ª.feira, 30 de agosto
28 AGO 2024 • POR TERO QUEIROZ • 09h02A atriz, cantora e compositora campo-grandense Magê apresenta o show “Rita Proibida”, a partir das 20h da 6ª.feira (30.ago.24), na Cervejaria Canalhas, em Campo Grande (MS).
No repertório Magê executará clássicos como “Lança Perfume”, “Doce Vampiro” e “Ovelha Negra”, da cantora Rita Lee.
De acordo com a artista, a proposta é ir além de um tributo. “Não se trata de um cover ou só de uma homenagem, mas apresenta o que ela imprime nas várias gerações de artistas que a sucedem”, explicou Magê.
O título de “Rita Proibida” se deve ao fato de Rita Lee ter sido a cantora e compositora mais censurada ao longo da Ditadura Militar (1964). As letras de Rita eram taxadas pelos extremistas de direita por “atentarem contra a moral e os bons costumes”. Acredita-se que existam, ainda, uma enormidade de letras por ela escritas nas gavetas do extinto Departamento de Censura.
Considerada Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee faleceu no ano passado.
Em sua performance, Magê disse que dará destaque para as músicas que foram censuradas durante a Ditadura Militar, como “Banho de Espuma” e “Papai Me Empresta o Carro”. “A gente se pautou um pouco nas músicas que sofreram veto, críticas ou algum tipo de repúdio. Também escolhemos com base nas músicas que, diante de tudo o que lemos e ouvimos, trariam algo de autobiográfico. Então não tem muita ordem cronológica, mas a história da Rita por Rita”, explicou.
Para Magê, a repressão à arte de Rita evidencia o fato de comportamentos e posturas libertárias serem sempre ameaçadores, independentemente dos contextos políticos nos quais se insiram. “Ainda mais se oriundos da escrita feminina, interditada há muitos séculos em sociedades machistas. A verdade é que a Rita era símbolo de liberdade sexual feminina, entre tantas outras liberdades”, completou.
QUEM É MAGÊ?
Formada em atuação pela SP Escola de Teatro, Maria Eugênia Pacheco (Magê) nasceu em Campo Grande em 1992. Ela desenvolve trabalhos no teatro, TV e no cinema há 13 anos. Um dos momentos de destaque da sua carreira foi compor o elenco da última temporada de “A Grande Família”, série de grande destaque da TV Globo, como a personagem Nenê jovem. Na mesma emissora, também atuou em “Assédio”, série dirigida por Amora Mautner.
Magê sustentou que se utiliza da experiência como atriz para imprimir dramaticidade nas letras e melodias de suas canções, autorais e releituras, com intuito de promover uma experiência musical única.
SERVIÇO
O espetáculo “Rita Proibida” será apresentado em Campo Grande na sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 20 horas, na Cervejaria Canalhas, Rua Oceano Atlântico, nº 99 – Chácara Cachoeira. Ingressos com preço promocional pela plataforma Sympla:
://www.sympla.com.br/evento/tributo-a-rita-lee/2599512?share_id=copiarlink