'Herói sozinho não existe', diz diretor do mais longevo festival de cinema de MS
Em sua 18ª edição, FESIVALI cativou público com pessoas de outras cidades e até de outros estados, bem como os alunos do curso de Audiovisual e das escolas
19 AGO 2024 • POR TERO QUEIROZ • 17h47Sala de cinema lotada, exposição fotográfica sensorial, estrelas como Antônio Pitanga sendo exaltada no tapete vermelho e nas telas do Cinelito do Galpão das Artes, da Fundação Nelito Câmara, em Ivinhema (MS). Esse é um resumo do que pôde ser visto de 10 a 16 de agosto no Festival de Cinema do Vale do Ivinhema (FESTIVALI).
Além de muito cinema profissional com estreias de curtas, longas, música e homenagens, o festival mais longevo de Mato Grosso do Sul provou-se um berço para novos realizadores. Tendo a escola com principal aliada, o festival tornou ponto alto não a premiação de grandes produções, mas sim a premiação de curtas-metragens estudantis.
O diretor do FESTIVALI, Ricardo Câmara, foi considerado em um muitos discursos ‘um herói’, por manter acesa na população de pouco mais de 30 mil habitantes um desejo crescente por cinema. Ele, porém, compartilha os elogios com amigos e apoiadores do festival. “Rapaz, herói sozinho não existe, eu, graças a Deus, na vida fui me reunindo com pessoas que têm os mesmos interesses, que têm o mesmo ponto de vista, a mesma visão de mundo, e a gente conseguiu reunir pessoas que pudessem lutar por sonhos. Então, a gente criou um sonho em Ivinhema, que é o sonho da Fundação Nelito Câmara, e a partir desse sonho, a gente conseguiu... A gente começou a fazer o inesperado, o que você fala que era quase impossível, parecia mesmo que isso era um deserto cultural. Então, a gente tentou ser um oásis e hoje a gente é uma referência, e é um ponto de formação e de levar sensibilidade e senso crítico para muita gente”, declarou ele emocionado logo após o encerramento o festival, na noite da 6ª.feira, 16 de agosto.
De acordo com o diretor, o que lhe motiva a apostar há 25 anos no festival é sua crença no poder transformador do cinema. “Eu sou completamente convencido que se muda a sociedade para melhor com cinema. Ontem nós tivemos uma sessão dos curtas, feito pelos alunos, e a dinâmica deles, a vivência deles do filme, é o que eu imagino que foi no início do cinema. As pessoas viviam aquilo, não era uma coisa afastada para ser vista, mas para ser vivenciada. E tanto a experiência de uma tela grande, de você vivenciar uma história em uma tela grande, como a de você criar a sua própria história, isso transforma o que a gente começa a saber mais sobre nós mesmos”, opinou.
Nessa 18ª edição do FESIVALI, Ricardo avaliou que foi uma conquista levar pessoas de outras cidades e até de outros estados, bem como os alunos do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para participar do festival. “No próximo ano, eu espero que a gente tenha ainda mais pessoas para passar todo o festival juntos, porque isso dá uma diferença muito grande. Isso foi uma conquista esse ano, do festival receber e ficar durante todo esse período, essas pessoas se encontrando e criando sementes, plantando novas sementes, que certamente darão frutos. Eu espero que isso continue”, prospectou.
Além disso, segundo diretor do FESTIVALI, ele pretende colocar novas ideias em prática na 19ª edição em 2025. “Brotou nessa sessão tão memorável de ontem [15 de agosto] dos alunos, a ideia de ter uma sessão democrática. Uma ideia de a pessoa chegar com o seu filme e passar o seu filme na tela grande. Então, a gente vai amadurecer isso, eu espero que o ano que vem a gente possa estar anunciando que o Festival de Ivinhema tem uma sessão democrática, que você chega com o seu filme e todos vão ver”, finalizou.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral:
- Ricardo Pieretti Câmara.
Coordenação:
- Andressa Ferreira Pieretti;
- Leoni Bacchiegas.
Curadoria:
- Curador: Joel Pizzini;
- Assistente de Curadoria: Juliana Domingos;
- Mostra Competitiva de Longa-metragem: Joel Pizzini;
- Mostra Competitiva de Curta-metragem: Luiz Felipe Mendes;
- Mostra Competitiva de Curta-metragem Estudantil: Tero Queiroz.
Produção:
- Produção Geral: Nilda Pereira e Karla Viégas;
- Assistente de Produção: Mirian Pedroso.
Produção Regional:
- Ivinhema: Elaine Cristina Escarmanhani, Dione Fernando Bispo, Marcela Carminati, Danilo Henrique; Pasti, Thiago Nery, Michele Pereira da Silva Santos;
- Angélica: Rudinei dos Santos e Silvio Mendes;
- Nova Andradina: Ana Lucia Vasconcelos e Juliana Zampieri;
- Novo Horizonte do Sul: Adriana Maia, Jean Carlos Fernandes, Paulo Vitor Gonçalves e Sebastiana Pereira;
- Parque das Várzeas do Rio Ivinhema: Reginaldo de Oliveira.
Equipe Técnica:
- Técnico de Projeção e Som: Nenê Gomes;
- Iluminador: Oliveiro Júnior.
Apresentação:
- Beatrice Sayd e Nelcia Rita.
Arte e Cenário:
- Video Mapping: Rafael Mareco;
- Arte Helena Meirelles: Kelton Medeiros;
- Cenário e Ambientação: 3A Instituto Educacional.
Comunicação e Registro:
- Coordenação de Comunicação: Ricardo Pieretti Câmara;
- Registro Fotográfico: Elis Regina Nogueira e Renan Braga;
- Gestão de Redes Sociais: Pedro Jorge, Silva Karmouche, Nauylians Jr;
- Arte e Projeto Gráfico: Paula Bueno e Mari Saldanha - POLCA;
- Produção Gráfica: Ana Marta Abitante.
Júri:
- Mostra Competitiva de Longa-metragem: Mônica Guimarães, Adriana Nascimento da Silva;
- Mostra Competitiva de Curta-metragem: Luiz Felipe Mendes, Joel Yamaji, Evelyn Oliveira;
- Mostra Competitiva de Curta-metragem Estudantil: Tero Queiroz, Ana Ivanova, Luíza Estulano.
Oficinas e Workshops:
- Oficina Direção de Arte: Mariana Villas-Bôas;
- Oficina Roteiro: Joel Yamaji;
- Workshop Interpretação para Cinema: Ana Ivanova.
Mesas de Ideias:
- Reginaldo de Oliveira, Rogério Câmara, José Lucas Romero, Elaine Cristina Escarmanhani, Juliana Domingos, Tero Queiroz, Karla Viégas, Belchior Cabral, Ítalo Zikemura, Ulisver Silva, Joel Pizzini, Mara Silvestre, Raphael Vital, Rodrigo Teixeira, Mônica Guimarães, Luiz Felipe Mendes, Paulo Sérgio Marcon
FUNDAÇÃO NELITO CÂMARA
Presidência:
- Presidente: Andressa Ferreira Pieretti;
- Diretora Administrativa: Viviane Daniele Fabri;
- Diretor Financeiro: Dione Fernando Bispo;
- Diretor Técnico: Thiago Soares Nery.
Conselho Curador:
- Presidente: Ana Claudia Buhler;
- Vice-presidente: Fernanda Pieretti de Oliveira;
- Membros Permanentes: Murilo Jordão Lopes;
- Membros Temporários: Izabel Gatto Souza, Maria Irene Nery;
- Secretária: Mayara Militão Silva.
Agradecimentos:
Apoios e Colaborações:
- Regina Pieretti Câmara, Andréia Gomes, Brener Gonzalez, Celito Espindola, Eduardo Martinelli, Edmilson Caccia, Jardel Tartari, Márcia Pieretti, Márcia Saddi, Marinete Pinheiro, Advogada Melca Oliveira, Messias Nonato, Milton Capucci, Monica Falcone, Paulo Simões, Regina Ferro, Reginaldo de Oliveira, Rogério Câmara, Dr. Valmir Pedroso, AERIAL Drones, Faculdade Estácio, Galería Brasil, Hotel Imperador, Rádio Guavira, Rádio Itapoã.
Autoridades:
- Governador de MS: Eduardo Ridel
- Deputado Estadual: Renato Câmara
- Prefeito de Jateí: Heraldo Jorge Leite
- Secretário da SETESC: Marcelo Miranda
- Presidente da FCMS: Eduardo Mendes
- IMASUL - Diretor Presidente: André Borges
- Secretário de Educação de Novo Horizonte do Sul: Paulo Vitor Ferreira Gonçalves
- Diretora Presidente FNAC de Nova Andradina: Ana Lúcia Vasconcelos
- Secretária de Educação e Cultura de Angélica: Edna dos Santos
LEIA MAIS: