Logo TeatrineTV

MC ANARANDÀ

Rapper é a primeira mulher indígena de MS a lançar músicas em Guarani nas plataformas digitais

Faixa 'Feminicídio' está disponível para pré-save

7 AGO 2024 • POR TERO QUEIROZ • 22h12
Imagem principal
MC Anarandà. Foto: Reprodução

No próximo sábado, 10 de agosto, a cantora de rap MC Anarandà faz sua estreia nas plataformas de streaming com o lançamento da faixa “Feminicídio”. Com isso, a artista oriunda da etnia Guarani Kaiowá e residente na Aldeia Guapoy, em Amambai (MS), se tornará a primeira artista indígena sul-mato-grossense a disponibilizar suas músicas em Guarani nas plataformas digitais.

O "pré-save" da faixa 'Feminicídio' já pode ser feito. Além disso, a artista lançará a faixa “Che machu mandu’ akuemi” (traduzida como “As lembranças da minha avó”), ambas em português e guarani. Ambas as músicas tem videoclipes com gravações realizadas tanto nas aldeias quanto na cidade de Dourados. As produções estarão disponíveis abaixo: 

Anarandà, cujo nome em Guarani significa "Mulher Brilhante, Carismática e Comunicadora", expressou sua satisfação com a chegada ao mundo digital. "Estamos muito felizes com este passo, e agradeço à minha equipe e aos meus fãs. A demanda por essa presença digital foi grande, e agora conseguimos atender a essa expectativa. Esperamos levar a mensagem de resistência e a riqueza cultural do nosso povo para uma audiência global", declarou.  

A produção musical foi realizada pela Sonhares Filmes e Orum Sounds, com colaboração de Vinil Moraes, Marineti Pinheiro, Pitter Marques, Wagner Bagão, A+ Assessoria e Sérgio Narciso da Graxa Pura.

A ARTISTA

Além de cantora, MC Anarandà é atriz, digital influencer, compositora autodidata, professora de Guarani e estudante universitária. Ela começou sua carreira em um festival em Amambai, conquistando o terceiro lugar e representando a cultura hip hop. Anarandà já se apresentou no Congresso Nacional ao lado de líderes indígenas como Sônia Guajajara e Célia Xakriabá, e participou de eventos ao lado de artistas renomados como Nando Reis e Maria Gadu. Sua trajetória inclui apresentações em festivais como Brasil é Terra Indígena em Brasília, FestJuv em Campo Grande e Theaterformen na Alemanha.

Para acompanhar o trabalho de MC Anarandà, siga seu Instagram: @anarandagk21.