Sesc reabre Teatro Prosa na Capital após 7 anos fechado
Espaço será inaugurado para o grande público nos dias 8 e 9 de agosto
2 AGO 2024 • POR TERO QUEIROZ • 09h58O Sesc de Campo Grande (MS), reabriu na noite 27 de julho, o Sesc Teatro Prosa após ter sido fechado para reforma em 2018.
A reportagem do TeatrineTV foi convidada para a pré-estreia do local, que terá sua abertura oficial ao público geral nos dias 8 e 9 de agosto com o show “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água Deluxe”, da cantora baiana Luedji Luna.
- Reabertura do Sesc Teatro Prosa em 8 e 9 de agosto, reserve seu ingresso AQUI, a partir das 14h deste dia 2 de agosto.
Para a ocasião da pré-estreia no sábado passado, o Sesc trouxe o espetáculo paraibano 'Alegria de Náufragos', contemplado no Palco Giratório, o mais exitoso projeto de circulação cultural da instituição. Leia mais sobre espetáculo abaixo.
TEATRO, BIBLIOTECA E ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
A analista em Cultura da instituição, Cássia Mazzei, explicou que somente a partir do dia 8 o espaço terá programação fixa. “A partir desse dia 8 nós vamos começar já a funcionar fixo. Então a gente vai ter programação toda quarta, quinta, sexta e sábado. Algumas semanas pode ser que seja de quinta a sábado, depende muito da programação. Nós vamos atuar com shows musicais, área de artes cênicas, teatro, circo, dança”, explicou.
Além da sala de apresentações, a instituição oferecerá ao público o acesso livre ao acervo literário do Sesc. “Estamos atuando na parte aqui da biblioteca, então vai funcionar com a biblioteca, que é a parte do foyer. Nessa semana de abertura, nós não vamos funcionar com a biblioteca, nós vamos funcionar apenas com o show. A partir da próxima semana, terça-feira, a partir das 16 horas da tarde, a gente já abre aqui. Aí, é aberto ao público, qualquer pessoa pode acessar, nós vamos também fazer empréstimos de livros, sempre com a credencial do Sesc, e no mais, acho que é isso, assim, a pessoa pode vir, pode ir a um espaço de convivência, de leitura, empréstimos de livros, se a pessoa quiser vir pra estudar, pra utilizar o espaço mesmo, também tá aberto”, convidou Cássia.
De acordo com a colaboradora, para manter o local aquecido, o Sesc buscará contratar apresentações locais e nacionais. “A gente vai agendar tanto espetáculos locais, como espetáculos de fora, nacionais. A gente vai receber algumas pessoas também internacionais aqui esse ano. E aí a gente vai de acordo com a nossa curadoria. Então sempre que a pessoa quiser vir para o teatro, ela faz a inscrição na nossa curadoria. O link dessa inscrição está no card. O site do SESCMS é só a pessoa ir na busca, por curadoria, que ela já consegue achar. E inscrever dentro da área dela, que pode ser dança, música, enfim, por aí vai. Aí ela pode se inscrever lá. E a gente faz uma curadoria técnica e chama o trabalho para vir para cá”, detalhou.
Cássia também revelou como vai funcionar a cedência da sala de apresentações aos grupos locais e quais os canais em que as solicitações podem ser feitas. “Nós vamos atuar com cedência de espaço para grupos locais que já tem trabalhos aprovados em editais e em outro tipo de fomento. E a gente vai trabalhando assim. Dessa forma, né? Eu acho que tanto com contratações, como convites, como cedência de espaço também. A gente tem um acesso aqui, né? Tanto para receber os artistas com agendamento para essa conversa, ou então até por e-mail. A gente tem os canais abertos por e-mail. Posso até deixar com vocês. Se você quiser divulgar o meu e-mail, o e-mail da Andreia, a gente recebe essas propostas por lá também”.
Ainda conforme a colaboradora, qualquer apresentação feita na Teatro Prosa deverá ter entrada gratuita ao público. “Todas as ações aqui, tanto cedências quanto contratações que vêm pelo SESC, serão gratuitas para o público, de total gratuidade mesmo. Sempre foi assim na cultura aqui no SESC, de gratuidade total. E os ingressos sempre vão ser retirados pelo Sympla, de forma gratuita, mas para a gente controlar mesmo a quantidade de pessoas que cabem na sala”, completou.