Logo TeatrineTV

CINESUR

Filme de MS, 'O Formoso' concorre em seu 56º Festival

Curta conta a história de um garotinho de periferia, Lucas, que tenta salvar um galo ferido de uma rinha

24 JUL 2024 • POR TERO QUEIROZ • 18h16
Imagem principal
Curta-metragem O Formoso durante exibição no Bonito Cinesur. Foto: Tero Queiroz

Abrindo a Mostra Competitiva do Bonito CineSur, na noite de 21 de julho, o curta-metragem ‘O Formoso’, de Roberto Leite, chegou a sua 56ª exibição em festivais.

A produção independente tem o roteiro de Luciana Bittencourt e Roberto Leite. O elenco principal é formado pelos atores Espedito Di Montebranco, Denio Leite, Andréa Freire e Lourenço Vilarim.

‘O Formoso’ começou a ser gravado em 2020, contando com uma equipe de 17 pessoas (os nomes estão no final do texo). O filme foi finalizado em outubro de 2021.  

Como mostramos aqui no TeatrineTV, essa é uma das produções cinematográficas mais premiadas da história do cinema de Mato Grosso do Sul. “Contando com esse festival de Bonito é 56. A gente fica sonhado todos os dias em terminar, pensando em quando é que a gente vai terminar, quando é que a gente vai exibir. E essa angústia só termina quando a gente chega até aqui, então tem um sentimento de gratidão, também. De conseguir fazer um cinema independente e continuar sonhando”, externou o diretor.

O diretor do curta O Formoso, Roberto Leite. Foto: Tero QueirozO diretor do curta O Formoso, Roberto Leite. Foto: Tero Queiroz

O curta ficcional de 13 minutos, conta a história de um garotinho de periferia, Lucas, que tenta salvar um galo ferido de uma rinha, mas acaba sendo capturado pelo organizador da aposta criminosa (Zé Galo) e é submetido a situações traumatizantes. O cenário é um bairro da periferia de Campo Grande (MS). “Ocupar tantas janelas é bom, porque acaba sendo avassaladoramente difícil exibir, porque a gente não teve uma perspectiva de nenhum campo de captação pra fazer um filme desse”, argumentou o diretor. 

O final da sessão de exibição, Roberto celebrou que o cinema produzido por realizadores pretos esteja ocupando as telas com tanto vigor. “Acho que o realizador independente é um cara que não vive só no mundo dos projetos e editais, ele sonha além disso, ele vai além disso e eu quero que independente do que eu tenha, eu vou fazer e vou fazer as pessoas sonharem comigo, pra realizar o projeto”.

Roberto Leite enaltece continuidade do Bonito CineSur. Foto: Tero Queiroz Roberto Leite enaltece continuidade do Bonito CineSur. Foto: Tero Queiroz 

O diretor ainda enalteceu a consolidação do Bonito Cinesur nos cenários de festival no mundo. “Estar participando do filme aqui no CineSur é muito legal porque eu já estive em vários outros lugares, mas não tínhamos um festival como esse. Então, tá muito legal, porque a nossa janela é a nossa casa, esse sentimento de pertencimento regional, que mostra a identidade e isso acho que é o pontapé inicial”, completou. 

‘O Formoso’ foi realizado pela seguinte Equipe Técnica:

REALIZAÇÃO DO CINESUR

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito acontece de 19 a 27 de julho. O festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

O Festival tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), e o apoio cultural da Zoom Publicidade, da Greenlight Audiovisual, do Canal Brasil e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Confera a programação completa clicando aqui.