Logo TeatrineTV

BONITO CINESUR

Equipe da 'Film Commission' de MS é revelada em 'slides'

23 JUL 2024 • POR TERO QUEIROZ • 14h28
Imagem principal
Foto: Eduardo Medeiros

Durante um debate a manhã de 21 de julho, na programação do Bonito Cinesur, na Câmara Municipal de Bonito (MS), Ana Paula Ostapenko de Souza foi apresentada como coordenadora da “Film Comission”, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Por meio de uma apresentação de ‘slides’, o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, mencionou Ana – que já ocupa o cargo de chefia da Comunicação da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura (Setesc) – como ‘cabeça’ da equipe do departamento cinematográfico que, porém, não tem prazo para ser instalado em Mato Grosso do Sul.

Foto: Tero QueirozO diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes | Foto: Eduardo Medeiros

Apontado no debate como ‘parceria’ crucial da Film Comission, o Diretor-presidente da Fundação de Turismo (FundTur), garantiu que a instalação está avançando, sem citar um cronograma. "Estamos resgatando um decreto que havia sido extinto e já estamos na fase de formação do conselho que tomará as decisões. É o momento de integrar duas expertises: a do mercado criativo e audiovisual com a governança do turismo", afirmou Bruno Wendling em entrevista ao TeatrineTV.

Para o chefe da FundTur, a Film Commission não se limita apenas a atrair produções para locações em Mato Grosso do Sul, mas também visa oferecer suporte estratégico para a captação de produções tanto nacionais quanto internacionais. "Estamos focados em desenvolver uma política pública estruturada que não só gerencie, mas também promova ativamente o potencial cinematográfico do nosso estado", explicou Bruno.

Foto: Tero QueirozO diretor-presidente da Fundtu, Bruno Wendling | Foto: Eduardo Medeiros 

Na Mesa de Debate da Film Commission pouco se foi debatido, tudo pareceu mais uma apresentação de propostas pouco definidas. “Prepararam só para apresentar aqui, parece”, brincou uma artista, durante conversas com a reportagem.

O que se aproveitou de fato da Mesa, foram as experiências compartilhadas pelas convidadas Ana Carolina de Araújo Silva, coordenadora da SP Film Commission (São Paulo) e Thaylane Cristina, coordenadora da BH Film Commission (Belo Horizonte).

Foto: Tero QueirozMesa Film Comission | Foto: Eduardo Medeiros

À reportagem, Ana alertou que a Film Comisson em sua fase inicial implicará em ‘dores’. “Vão querer dizer que é muito burocrático, vai haver resistência, passamos por isso há 8 anos. Agora, como já amadurecemos, temos como afirmar que a Film Comission cria possibilidades antes nunca imaginadas, favorece a produção e impulsiona a indústria cinematográfica. Isso não é rápido, é gradual, e nós podemos ajudar estado como Mato Grosso do Sul, assim como ajudamos Minas e outros estados  a alavancar, ir adiante”, propôs. 

Foto: Tero Queiroz Ana alertou que a Film Comisson em sua fase inicial implicará em ‘dores’ | Foto: Eduardo Medeiros

Thaylane Cristina, Gestora de Minas Gerais à frente da Film Commission, ressaltou a complexidade e os desafios enfrentados por estados fora do eixo Rio-São Paulo para implantação de políticas de fortalecimento do audiovisual. "Hoje, vemos cerca de 80% da produção audiovisual brasileira concentrada no eixo Rio-São Paulo. Em Minas Gerais, por exemplo, enfrentamos dificuldades com mão de obra qualificada e infraestrutura especializada", observou Thay. Ela apontou ainda a importância de políticas que fortaleçam as capacidades locais e incentivem a integração entre a produção audiovisual e os setores de turismo e cultura. "Em Belo Horizonte, temos avançado significativamente ao sensibilizar parceiros estratégicos como a rede hoteleira para a importância das filmagens como impulsionadoras do turismo cultural", disse Thay.

Foto: Tero Queiroz Thaylane ressaltou a complexidade e os desafios enfrentados por estados fora do eixo Rio-São Paulo | Foto: Eduardo Medeiros 

Com base nos debates durante o Bonito CineSur, ficou claro que a intenção da criação da Film Commission em Mato Grosso do Sul, visa unir o potencial turístico com o atrativo cinematográfico, com olhos no impulsionamento da economia local. Outra discussão abordada, é que a implantação da Film Comission vai criar condições para abrigar grandes produções do Brasil e do mundo, que exaltem a identidade cultural e que promova as belezas naturais de Mato Grosso do Sul para um público global.