Logo TeatrineTV

"CONVERSAS COM O CINEMA"

Cineclube exalta cineastas regionais em reflexão na penitenciária

Projeto encerrou sessões com impacto positivo no Estabelecimento Penal Feminino

17 JUL 2024 • POR TERO QUEIROZ • 08h50
Imagem principal
Rayson Chaves (dir.) apresenta seu filme 'Águas', às internas em Campo Grande (MS). Foto: Reprodução

O Cineclube "Conversas com o Cinema" encerrou suas últimas sessões com uma intensa troca de experiências e reflexões sobre o cinema produzido em Mato Grosso do Sul. Nos dias 15 e 29 de junho, o projeto levou cineastas locais ao Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada para compartilharem suas obras e experiências com o público presente.

Coordenado por Geiciane Feitosa, graduada em Audiovisual pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com assistência de produção de Lukas Nascimento, mestrando em Comunicação pela UFMS, o cineclube oferece às internas acesso à produção cinematográfica nacional e regional, seguido por debates e rodas de conversa após as exibições.

A cineasta Thauanny (esq.) exibe seu filme 'A Margem é o Centro', às internas na Capital de MS. Foto: ReproduçãoA cineasta Thauanny (esq.) exibe seu filme 'A Margem é o Centro', às internas na Capital de MS. Foto: Reprodução

Na primeira sessão, realizada em 15 de junho, a cineasta Thauanny Maira foi a convidada especial. Antes da exibição de seu documentário "A Margem é o Centro", que explora a vida na comunidade das Moreninhas em Campo Grande, Thauanny discutiu os temas abordados no filme e seu processo de criação, proporcionando um olhar íntimo sobre a realidade local.

Já na sessão subsequente, em 29 de junho, foi a vez de Raylson Chaves, reconhecido por seus curtas-metragens "O Pantanal é Preto" e "Águas", ambos ambientados em MS. O destaque da noite foi "Águas", que provocou debates sobre o trabalho das lavadeiras de roupa e os desafios enfrentados por essas mulheres, que muitas vezes sacrificam tempo com suas famílias em prol do sustento.

Com as sessões encerradas, o Cineclube preparou novas iniciativas para manter o diálogo com a comunidade. Nesse intuito, foram realizadas posteriormente duas rodas de conversa em locais públicos de ensino: a primeira às 10h do dia 5 de julho no Sesc Lajeado, seguida por uma participação na UFMS em 11 de julho junto ao curso de Audiovisual.

O projeto foi contemplado com R$ 37.350,00 para as ações com recursos do Ministério da Cultura (MinC), gerenciado pela Secretaria de Cultura de Campo Grande (Sectur). Eis a íntegra.